Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >Cubismo

Cubismo

Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cubismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cubismo.



01. (FACASPER) O quadro Guernica foi pintado em 1937 pelo pintor espanhol Pablo Picasso. A temática do quadro é a Guerra Civil Espanhola e o sofrimento da população do povoado de Guernica, que foi bombardeado por aviões alemães que apoiavam o regime do General Franco, cuja morte, em 2015, completa 40 anos.

A respeito dessa obra, pode-se afirmar que

  1. a cena cotidiana retratada reproduz hábitos corriqueiros do povo espanhol no contexto da guerra.
  2. o quadro retrata aspectos épicos do franquismo, fazendo uma leitura apologética do regime do General Franco.
  3. o painel monumental pintado por Picasso é realista e narrativo, descrevendo uma cena presenciada pelo pintor.
  4. as figuras humanas aparecem marcadas pela dor, com corpos dilacerados, retratando o pânico causado pela guerra.
  5. o quadro de Picasso é desprovido de simbolismo, constituindo um retrato fiel e literal dos efeitos da guerra.

02. (URCA) Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta:

  1. Guernica, cidade que inspirou o quadro, é uma das mais antigas cidades das províncias bascas e importante centro de sua cultura, foi bombardeada pelos países defensores da Democracia, contra o General Franco;
  2. O quadro é tradicionalmente interpretado como resultado da consternação de Picasso diante do ataque à cidade de Guernica, resultante da Guerra Civil espanhola entre os republicanos e os fascistas;
  3. O quadro ficou no exílio no Museu do Louvre, Paris, após o General Franco assumir o poder na Espanha, voltando ao museu do Prado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando se restabeleceu a democracia na Espanha;
  4. Guernica, cidade do Sul da França, às margens do Mar Mediterrâneo, foi palco de um dos combates mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães se apossaram de quase todo território francês;
  5. O quadro é uma representação da morte de um toureiro e os sofrimentos das pessoas que estavam presentes na cena e tornou-se uma das principais obras de Salvador Dalí, pintor espanhol que ficou conhecido por seus quadros exóticos que representavam as mortes nas arenas de touradas.

03. (UEA) Essa vanguarda artística rompe com a profundidade, empregando linhas e planos cortantes e angulosos. A deformação do objeto se dá, sobretudo, por meio da geometrização.

A vanguarda artística em questão pode ser ilustrada pela seguinte pintura:

04. (CESMAC) As mudanças trazidas pela modernidade renovaram a arte. No século XX, a atuação de Picasso contribuiu para repensar alguns valores estéticos. Sobre Picasso, podemos afirmar que:

  1. foi um artista que se envolveu com questões políticas, mas não conseguiu se filiar ao partido comunista.
  2. passou a maior para de sua vida em Madri, defendendo a monarquia e o parlamentarismo.
  3. transformou concepções tradicionais e se envolveu com questões políticas importantes contra o franquismo.
  4. seguiu o Impressionismo e suas técnicas mais sofisticadas, consagrando-se diante do público europeu.
  5. imitou a pintura clássica, embora tenha-se destacado pelos seus quadros cubistas e pela ligação com o surrealismo.

05. (UNIFOR) Uma das características das artes do século XX é a aproximação de todas as artes, uma influenciando a outra e concorrendo todas para a popularização de novas técnicas e linguagens. Legítimo representante do estilo cubista, Pablo Picasso foi um gênio criador, que se movia entre a tradição e as regras por ele mesmo inventadas.

Com base na reflexão feita, assinale a opção que não apresenta uma obra do pintor espanhol.

06. (UEFS)

O famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica, de 1937, traduz a visão do artista sobre a

  1. sangrenta disputa entre Espanha e Portugal pelo controle do estreito de Gibraltar, ponto estratégico para as operações navais da Primeira Grande Guerra.
  2. luta das colônias espanholas do norte da África para alcançarem sua independência.
  3. destruição de fábricas espanholas por bombardeios autorizados pelo governo fascista da Inglaterra.
  4. guerra civil espanhola, da qual resultou a implantação do fascismo no país, também conhecido como franquismo.
  5. expansão do nazismo na Europa e a resistência dos países ibéricos em aderir aos seus métodos racistas.

07. (UnB)

[1] Desde o século XIX, depois da invenção da fotografia, do incremento do jornal, do surgimento do cinema e da
explosão da publicidade, passo a passo, a era de Gutenberg foi

[4] cedendo seu espaço exclusivo ― de alta cultura e de linguagem tão próxima quanto possível da pureza de meios (a escrita) ―
para linguagens cada vez mais híbridas, das quais o cinema e,

[7] então, a televisão são exemplos. Durante mais de três quartos do século XX, de um lado, o texto escrito mantinha-se como
detentor dos valores da ciência, do conhecimento e do saber,

[10] enquanto, de outro lado, os meios de informação e entretenimento, marcados pela explosão do som e da imagem,
tomavam crescentemente conta da paisagem cultural. Entre

[13] ambos, a arte mantinha sua sabedoria sobre o reino da sensibilidade. O advento da web e da linguagem que nela
circula, a hipermídia, trouxe, entretanto, intensas

[16] transformações nessa distribuição de papéis e funções culturais.

Tudo começou a misturar-se.

Lúcia Santaella. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010, p. 64 (com adaptações).

Considerando o texto e a imagem apresentados, julgue o item.

A partir dos quadros da obra Film Ballet Mécanique, de Fernand Léger, artista cubista, e do texto de Lúcia Santaella, assinale a opção correta.

  1. A obra apresentada evidencia que Léger produziu experimentações com cinema que não apresentam semelhanças com a estética cubista.
  2. O cinema nasceu associado à multiplicação, que resulta em múltiplas cópias de uma mesma matriz e expansão do conceito de multiplicidade da imagem.
  3. A técnica cinematográfica utilizada na obra Film Ballet Mécanique aproxima-se da técnica pictórica, pois cada quadro do filme é pintado manualmente.
  4. O uso de técnica cinematográfica nas artes plásticas valorizou virtudes consagradas da obra de arte, como a originalidade e a autenticidade.

08. (UFSM) Observe a figura:

Cândido Portinari “retratou pessoas de suas relações de amizade, desenvolveu cenas de retirantes nordestinos, de infância e tipos populares em Brodosqui, sua cidade Natal, e de conteúdo social e histórico” (PROENÇA, 2010, p. 309-310). Esse artista sofreu influências de diversos estilos modernistas. A obra apresentada, Café, retrata trabalhadores em várias etapas do cultivo do café, desdea colheita até o transporte do grão. Ao observar essa obra, é possível reconhecer características do movimento

  1. impressionista.
  2. cubista.
  3. dadaísta.
  4. abstracionista.
  5. futurista.

09. (UNICENTRO) A alternativa que não é uma expressão artística brasileira é a indicada em

  1. o quadro Abapuru, de Tarsila do Amaral.
  2. o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.
  3. a Semana de Arte Moderna de 1922.
  4. o quadro Guernica, de Picasso.
  5. os Profetas, de Aleijadinho.

10. (UFG)

A comparação entre as pinturas de Renoir e Picasso revela uma mudança fundamental na concepção artística, no início do século XX. Essa mudança pode ser identificada na

  1. ausência de perspectiva, trazendo as figuras representadas para o primeiro plano do quadro.
  2. desconsideração da forma, resultando em uma estética degenerada dos corpos.
  3. recusa na imitação realística das formas, instituindo a representação abstrata das figuras.
  4. utilização do sombreamento, ampliando a percepção acerca dos detalhes pictóricos.
  5. escolha temática das obras artísticas, permeadas pela emoção e pela exploração do universo privado.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.