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Arte Romana

Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Romana com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Romana.




01. (Mackenzie)


As duas grandes civilações da Antiguidade, Grécia e Roma, construíram anfiteatros grandiosos, com enorme capacidade para abrigar seus frequentadores. Na Grécia, o Anfiteatro de Epidauro, construído em IV a.C e o Coliseu, construído em Roma, entre 72 e 80 d.C., são dois belos exemplos. Entretanto, mais do que apenas diferenças arquitetônicas, tais construções exemplificam as diferenças entre essas duas civilizações. Considere as afirmativas abaixo.

I. O Coliseu era, sobretudo, um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda civilização romana que, por meio de espetáculos de gladiadores, execuções e jogos, voltados para o entretenimento da população, desviava a atenção do povo dos problemas sociais e políticos.

II. O Teatro grego desempenhava um papel importante na cultura e no orgulho cívico, onde por meio de dois gêneros principais, a tragédia e a comédia, discutiam-se temas políticos e sociais, por vezes de forma satírica, levando o cidadão a uma reflexão sobre o mundo em que vivia.

III. Para a cultura greco-romana, a impor tância dos anf iteatros não residia somente na possibilidade de realizar as festas rurais, festivais artísticos ou espetáculos dirigidos ao povo. Nesses amplos espaços as decisões políticas eram tomadas pelos governantes com o apoio da população votante.

Assinale a assertiva correta.

  1. Somente a I está correta.
  2. Somente a I e II estão corretas.
  3. Somente a I e III estão corretas.
  4. Somente a II e III estão corretas.
  5. Todas estão corretas.

02. (UFN) Enquanto a concepção arquitetônica grega criava edifícios [templos religiosos] para serem vistos do exterior, a romana procurava criar espaços interiores. O Panteão, construído em Roma durante o reinado do imperador Adriano, é certamente o melhor exemplo dessa diferença. (GRAÇA PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 2012. p. 46.)

A partir do texto e ilustração acima, considere as afirmativas a seguir.

I. A originalidade da civilização romana decorreu da sua capacidade de impor o domínio político sobre os povos do Mediterrâneo, sem estabelecer nenhum diálogo criativo com a cultura dos dominados.

II. Roma se caracterizou pelo pragmatismo e suas realizações se restringiram aos campos militar, político e jurídico, não produzindo nenhuma obra original nas áreas artística e cultural.

III. Na conquista de cidades e reinos do Mar Mediterrâneo, Roma soube assimilar e reconfigurar elementos muito diversos da cultura desses povos, como no caso da construção de prédios públicos.

IV. Os romanos souberam agregar à tradição artística grega novos elementos e criar tipos novos de templos religiosos, especialmente a partir da planta circular fechada por uma cúpula.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas III.
  2. apenas I e II.
  3. apenas II e III.
  4. apenas III e IV.
  5. I, II, III e IV.

03. (PUC-MG) Observe a pintura Os litores levam ao Cônsul Brutus os Corpos de Seus Filhos, de Jacques Louis David, 1748- 1825 (Museu do Louvre, Paris).

(Fonte: RIBEIRO, Renato Janine, A república. São Paulo: Publifolha, 2008. p. 18.)

Na pintura veem-se, na parte superior esquerda, os corpos dos filhos de Brutus lhe sendo trazidos. Sentado, logo abaixo, o próprio Brutus com uma expressão séria, mas serena, de meditação profunda e em silêncio, opondo-se à expressão de sua mulher, em profundo desespero, abraçada às suas filhas. A pintura é uma representação do episódio de proclamação da república, na Roma Antiga.

Após expulso o último rei, Brutus, um dos dois cônsules eleitos anualmente, condena seus próprios filhos à morte por terem conspirado para restaurar a dinastia dos Tarquínios, de fora de Roma.

Em relação ao conceito de república, o quadro de Louis David nos diz adequadamente:

  1. O bem público se sobrepõe ao privado, levando ao sacrifício de vantagens e afetos pessoais em prol do bem comum.
  2. Brutus foi um político desumano, que usou sua força em seus próprios filhos para servir de exemplo aos traidores.
  3. Quem tomava as decisões na república era o homem, cabendo à mulher a obediência de quem nunca podia se manifestar.
  4. A implantação da república não significou exatamente uma grande mudança social, pois o poder continuou nas mãos de um só.

04. (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana.

Indique e comente dois traços:

  1. O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas polilatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  2. O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  3. O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental
  4. n.d.a.

05. (UEA) Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C.

Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo Lancellotti assinala

  1. a separação entre arte e ciência na Grécia clássica e a criação da ciência anatômica por sábios romanos.
  2. a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta de refinamento nas produções artísticas de Roma Antiga.
  3. a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos.
  4. a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os destinos da humanidade e a escravização dos gregos pelos conquistadores romanos.
  5. a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presença da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.

06. (UnP) Na Antiguidade, sobressai-se a cultura greco-romana; sobre ela podemos afirmar que:

  1. Os gregos e os romanos, em igualdade de condições, contribuíram de maneira significativa apenas para a formação do mundo medieval;
  2. Os gregos foram conquistados militarmente pelos romanos, mas os romanos absorveram a cultura grega ajudando a difundi-la pelo mundo;
  3. Os romanos militarmente destruíram a cultura grega e deram origem a uma nova mentalidade, baseada na praticidade, haja vista a criação do Direito.
  4. Os gregos militarmente se destruíram na guerra civil do Peloponeso e os romanos não puderam usufruir da grandeza cultural helênica.

07. (UEA) Os aquedutos, invenção romana do século I depois de Cristo, são reveladores de aspectos essenciais da cultura e do legado civilizacional do antigo Império Romano. Entre esses aspectos, destacam-se

(Aqueduto romano Pont-du-Gard, sul da França.)

  1. o caráter pouco prático das suas realizações e a ênfase acentuada nos elementos plásticos.
  2. os conhecimentos de engenharia e a associação de utilidade e beleza em suas construções.
  3. a imitação servil da construção grega e a falta de criatividade nas construções civis e militares.
  4. a fragilidade de suas construções e a natureza espiritual e religiosa de suas edificações.
  5. a ausência de funcionalidade de seus prédios e o desejo de provocar temor aos povos conquistados.

8. (UCS) Considere as seguintes afirmativas com relação à cultura da Roma Antiga.

I. As mulheres da nobreza romana eram educadas para participarem da vida política, além de frequentarem teatros, festas e espetáculos públicos.

II. As instituições republicanas romanas, suas leis, o exercício da cidadania e a estrutura administrativa influenciaram profundamente o mundo ocidental. O Direito Romano, por exemplo, ainda serve de suporte à ciência jurídica.

III. A arquitetura era grandiosa. Nas construções romanas, a curva e a forma em arco foram as bases das obras em geral. O arco tornava as construções mais baratas e resistentes e transformou-se num símbolo do poderio romano.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

  1. apenas I está correta.
  2. apenas II está correta.
  3. apenas I e II estão corretas.
  4. apenas II e III estão corretas.
  5. I, II e III estão corretas.

9. (FUVEST) (…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.

PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.

Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

  1. no processo de formação da urbe romana e de edificação de entradas defensivas contra invasões de povos considerados bárbaros.
  2. nas celebrações religiosas das divindades romanas vinculadas aos ritos de fertilidade e aos seus ancestrais etruscos.
  3. nas celebrações das vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.
  4. na edificação de monumentos comemorativos em memória das lutas dos plebeus e do alargamento da cidadania romana.
  5. nos registros das perseguições ao cristianismo e da destruição de suas edificações monásticas.

10. (UFSM) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade.

1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações.

2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais.

3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independentemente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres.

4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades.

A sequência correta é:

  1. V - F - V - F.
  2. F - F - F - V.
  3. V - V - V - V.
  4. F - F - V - F.
  5. V - V - F - V.

11. (ACAFE) O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade, tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos campos de atividades.

Acerca do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:

  1. Na Palestina, alvo de conflitos inter étnicos que estão na ordem do dia, surgiu o cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano.
  2. O Direito Romano dividia-se em dois ramos fundamentais, o Direito Público e Direito Privado, classificação ainda usada na atualidade.
  3. O termo mecenato, usado até os dias atuais, referia-se à proteção do estado romano para as instituições de crédito que promoviam obras sociais.
  4. Abóbadas, arcos e cúpulas, frequentemente utilizados em obras da arquitetura moderna, eram de uso comum no estilo funcional das construções romanas.
  5. As terminologias científicas utilizadas internacionalmente para a denominação de insetos, animais, doenças e medicamentos derivam, em grande parte, do latim.

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