Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >Pop Art

Pop Art

Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Pop Art com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Pop Art.



01. (UNIFESP) Tal movimento artístico floresceu em meados do século XX e baseava-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Foi visto como uma reação ao expressionismo abstrato, pois seus praticantes reintroduziram no repertório plástico imagens figurativas e fizeram uso de temas banais.

(Ian Chilvers (org.). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)

Uma obra representativa do movimento artístico retratado no texto está reproduzida em:

02. (Enem 2016)

Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a

  1. apreciar a estética do cotidiano.
  2. interagir com os elementos da composição.
  3. refletir sobre elementos do inconsciente do artista.
  4. reconhecer a estética clássica das formas.
  5. contemplar a obra por meio da movimentação física.

03. (UNESP) Essa nova sensibilidade artística, apesar de heterogênea, pode ser resumida através da atenção à forma e ao tema, assim como ao processo. A forma inclui cores saturadas, formas simples, contornos relativamente nítidos e supressão do espaço profundo. O tema deriva de fontes preexistentes e manufaturadas para consumo de massa.

(David McCarthy. Movimentos da arte moderna, 2002. Adaptado.)

O comentário do historiador David McCarthy aplica-se à obra reproduzida em:

04. (Unicamp)

A imagem acima, obra de Andy Warhol, pertence a uma série que faz referência a outros ícones do século XX. Sobre o artista e a obra é correto afirmar que:

  1. Che Guevara, Pelé e Marilyn Monroe são referências em suas áreas de atuação e foram retratados por Warhol porque o artista queria que os jovens os imitassem.
  2. O artista denunciava as ações do regime cubano, por meio da imagem de Che Guevara, ao mesmo tempo em que criticava o predomínio cultural americano, ao fazer trabalho semelhante com Marilyn Monroe.
  3. A Pop Art, na qual se insere Andy Warhol, é um movimento de valorização da cultura midiática, daí sua predileção por representantes de esquerda e de minorias, como mulheres e negros.
  4. A proliferação de imagens produzidas pela publicidade, cinema, TV e jornais estimulou uma pintura que trouxe para a tela, com a Pop Art, referências conhecidas.

05. (Unichristus)

Essa imagem representa a pop art. Esse movimento artístico apareceu nos Estados Unidos por volta de 1960 e alcançou extensa repercussão internacional.

Sobre a pop art, contata-se que

  1. a fonte de criação para os artistas ligados a esse movimento nega o cotidiano das grandes cidades norte-americanas, pois é uma arte crítica.
  2. apresenta como temas símbolos e produtos industriais dirigidos às massas urbanas: lâmpadas elétricas, automóveis, sinais de trânsito, enlatados e até imagem de grandes artistas e políticos.
  3. fica claro, por sua linguagem e temática, que a visão crítica presente nessa expressão artística tem como objetivo negar o rompimento da barreira que há entre a arte e a vida comum.
  4. os recursos expressivos utilizados por essa expressão artística são bem distintos daqueles utilizados pelos meios de comunicação de massa.
  5. esse movimento tem como temas tão somente produtos industrializados, pois o objetivo principal da pop art é estimular e divulgar o consumo na sociedade moderna.

06. (UFG) Analise a imagem a seguir.

Andy Warhol foi um dos representantes da art pop, surgida na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 1950. A imagem apresentada traduz a concepção desse movimento artístico, quando

  1. escolhe uma personalidade feminina para tema, associando a arte à luta do movimento feminista.
  2. apresenta um único rosto em sequência, demonstrando a singularidade dos indivíduos celebrados.
  3. transforma imagens veiculadas na indústria cultural, ampliando as possibilidades de relação com a arte.
  4. fortalece o mito do american way of life, utilizando-se de personagens icônicas.
  5. critica o padrão de beleza feminina, expondo o elitismo das produções cinematográficas.

07. (UEL)

Leia o Texto, analise as Figuras 4 e 5 e responda à questão.

Texto

A conservação de alimentos é a arte de mantê-los o mais estáveis possível em suas características físicas, químicas e biológicas. Existem vários métodos para isso, entre eles, a conservação pelo frio, a irradiação e o uso de conservantes químicos.

Considerando as Figuras 4 e 5 e o universo da Arte Pop, é correto afirmar.

  1. No Brasil, Antonio Dias e Wesley Duke Lee produziam obras cujos temas eram mais ingênuos e, devido ao atraso tecnológico, não utilizavam as mesmas técnicas que os americanos.
  2. A temática da Arte Pop era inspirada em imagens futuristas européias, pois eram utilizadas as cores primárias chapadas e o traço era duro e simplificado.
  3. Os estereótipos da pintura contemporânea, além de constituírem o universo pop, atestam a influência da visualidade oriental com seus tons saturados e temática política.
  4. Apresentam um tipo de figuração própria dos meios de comunicação de massa, que, repetida inúmeras vezes, pode ser reconhecida sem ser observada.
  5. No repertório plástico dos artistas vinculados à Arte Pop, observa-se forte carga subjetiva, traduzida pelo gesto lírico-dramático cuja influência vem do expressionismo abstrato.

08. (UEL) Leia o Texto, analise as Figuras 4 e 5 e responda à questão.

Texto

A conservação de alimentos é a arte de mantê-los o mais estáveis possível em suas características físicas, químicas e biológicas. Existem vários métodos para isso, entre eles, a conservação pelo frio, a irradiação e o uso de conservantes químicos.

Com base na Figura 4 e nos conhecimentos sobre Andy Warhol, considere as afirmativas.

I. Contrariando os meios de comunicação de massa, Andy Warhol adotava a pintura a óleo para representar as personalidades, pois assim reforçaria a idéia de imortalidade e durabilidade dos mitos.

II. Seus trabalhos para embalagens de produtos de consumo, bem como a utilização do silkscreen para a reprodução, apontam para sua formação artística advinda da Bauhaus.

III. A Arte Pop se coloca na cena artística como um dos movimentos que recusa a separação arte/vida, pela incorporação das histórias em quadrinhos e da publicidade.

IV. O artista acreditava que a multiplicação das imagens pelo silkscreen enfatizava a idéia de anonimato e afastava qualquer vestígio de seus gestos.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

09. (UERJ) Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criações que abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

  1. taylorismo – produção flexível
  2. fordismo – produção em série
  3. toyotismo – fragmentação da produção
  4. neofordismo – terceirização da produção

10. (Uel) Observe a figura a seguir.

O Super-Homem ganha poderes pelos efeitos dos raios solares, mas tem uma fraqueza: o minério criptonita. O Homem-Aranha adquire habilidades depois da picada de um aracnídeo. O Quarteto-Fantástico nasce dos efeitos de uma tempestade cósmica. Um a um, os elementos da natureza tornam-se importantes para o nascimento de vários super-heróis. Porém, mais do que superpoderosos, esses heróis de Histórias em Quadrinhos (HQ) também “escondem um segredo”:

I. Reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da liberdade mundial.

II. Veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e inteligente face aos demais grupos étnicos do planeta.

III. Defendem a ideologia da igualdade necessária entre as classes, sem a qual o mundo não poderia viver em paz e em harmonia.

IV. Reconhecem que os verdadeiros super-heróis não precisam de superpoderes, desde que sejam pessoas boas e altruístas.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

11. (Uenp) Observe a figura a seguir.

Sobre a cultura de massa, a indústria cultural e a pop art, julgue as afirmativas.

I. A Pop Art socializou a arte mantendo o engajamento político; em suas obras, o sonho americano se dividiu entre promessa e maldição - já que os avanços tecnológicos capazes de preencher o mercado com uma série de diferentes produtos também contribuíam para a criação de armas e outros objetos que limitavam a liberdade individual.

II. Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração baseadas na cultura, visando o lucro e produzindo cultura de massa.

III. O grande fato cultural que cerca a televisão é que, a partir dos anos 50, ela passou a centralizar os debates sobre a cultura de massa da mesma forma que esses debates eram centralizados no cinema nas décadas de 40 e 50, pois quem fala nessas décadas tem como referência os anos dourados de Hollywood.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

  1. nenhuma.
  2. apenas II.
  3. todas.
  4. apenas III.
  5. apenas I e III.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.