Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Moderna >Neoclassicismo

Neoclassicismo

Lista de 09 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Neoclassicismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Neoclassicismo.




01. (Mack) Neste ano, em que comemoramos as relações Brasil-França, verificamos a que as interfaces que ligam as duas nações são marcantes ao longo de toda a nossa história. A presença da família real portuguesa no Brasil, em 1808, motivou, entre outros eventos, a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, porque

  1. o estilo neoclássico trazido pelos artistas franceses traduzia o modelo ideal de civilização, de acordo com os padrões da classe dominante europeia, sendo essa a imagem que o governo português desejava transmitir, nesse momento, do Brasil.
  2. a arte acadêmica, fruto da Missão Francesa chefiada por Joaquim Lebreton, tinha, como objetivo, alterar o gosto e a cultura nacional, ainda marcadamente influenciada pela opulência do Barroco e pela tradição indígena.
  3. a arte acadêmica, afastando-se dos motivos religiosos e exaltando o poder civil, as datas e os personagens históricos, agradava mais às classes populares nacionais, ansiosas por imitarem os padrões europeus.
  4. somente artistas franceses poderiam retratar, com exatidão e competência, a paisagem e os costumes brasileiros, modificados com a vinda da família real para a colônia.
  5. era necessário criar, na colônia, uma Academia Real de Belas Artes, a fim de cultivar e estimular, nos trópicos, a admiração pelos padrões intelectuais e estéticos portugueses, reconhecidamente superiores

02. (UEG) Observe a gravura a seguir.

O início do século XIX foi marcado pela transferência da família real portuguesa para o Brasil, em fuga do conflito entre a França napoleônica e a Inglaterra. A presença da corte no Rio de Janeiro fez surgir a necessidade de novas intervenções na cidade, direcionando a antiga colônia para uma modernização segundo padrões europeus. Para concretizar tal objetivo, em 1816, foram trazidos artistas de profissão, dentro de um conjunto de ações que ficou conhecido como Missão Francesa. As obras de arte produzidas nesse período, como a gravura acima, caracterizam-se pelo ideal

  1. neogótico, contemplado pela religiosidade e grandiosidade arquitetônica.
  2. neoclássico, representado pela objetividade na temática e racionalismo na composição formal.
  3. barroco, observado pela dramaticidade da composição formal e dicotomia temática.
  4. renascentista, notado pela composição formal racional e temática religiosa.

03. (UNESP) Analise a tela Marat assassinado, pintada por Jacques-Louis David em 1793.

Essa pintura apresenta estilo

  1. gótico, expresso no confronto entre claro e escuro, e representa uma importante passagem bíblica.
  2. barroco, expresso no contraste entre os objetos retratados, e valoriza a importância da leitura e da escrita.
  3. romântico, expresso no conteúdo religioso da cena, e representa o predomínio da emoção sobre a razão.
  4. neoclássico, expresso na modelação da musculatura do corpo, e representa um episódio político da época.
  5. moderno, expresso na imprecisão das formas e dos contornos do desenho, e representa o cotidiano do homem da época.

04. (UFSCAR) Marat foi um importante personagem na Revolução Francesa (1789). Seu assassinato teve várias representações. Uma delas foi o quadro de David "A Morte de Marat", um símbolo do movimento revolucionário e de grande importância para a história da arte.

Em relação a essa obra, é correto afirmar que:

  1. David ressaltou características da história pessoal de Marat, ou seja, um revolucionário de origem humilde e camponesa.
  2. Marat foi retratado como um símbolo dos radicais girondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da Convenção e execução de seus líderes.
  3. David inaugurou a pintura histórica, mítica e heroica, apresentando a eternidade do personagem.
  4. David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.
  5. David transformou Marat em personagem das tragédias gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.

05. (UEA) O Teatro Amazonas de Manaus, inaugurado em 31.12.1896, antecipou-se à construção de teatros municipais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Sua construção comprova o surto de desenvolvimento econômico por que passou a região. O Teatro Amazonas traz informações sobre o universo cultural das elites amazonenses, principalmente,

  1. no estilo arquitetônico, que emprega elementos clássicos e ecléticos, como colunas.
  2. nas suas linhas, que expressam as singularidades arquitetônicas brasileiras.
  3. no modernismo, manifestado na despreocupação para com a simetria construtiva.
  4. na utilização de material construtivo extraído inteiramente da floresta tropical.
  5. no diálogo que mantém com o estilo arquitetônico das ocas indígenas.

06. (UNICANTO) O neoclassicismo foi um movimento artístico, surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX.

Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). A arte neoclássica era:

  1. Voltada para a religião.
  2. Voltada para a população de classe baixa.
  3. Uma arte acadêmica.
  4. Uma arte que buscava a fuga das regras.
  5. Uma maneira de enxergar o mundo.

07. (CESGRANRIO) Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto de França, vanguarda na época. Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola que professava a estética artística denominada

  1. expressionista
  2. gótica
  3. barroca
  4. impressionista
  5. neoclássica

08. (ENEM 2016 - 3ª Aplicação) A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzia em 1801, contempla as características de um estilo que

  1. utiliza técnicas e suportes artísticos inovadores.
  2. reflete a percepção da população sobre a realidade.
  3. caricaturiza episódios marcantes da história europeia.
  4. idealiza eventos históricos pela ótica de grupos dominantes.
  5. compõe obras com base na visão crítica de artistas consagrados.

09. (Unichristus) Observe esta obra.

De acordo com a tendência neoclássica, uma obra de arte só seria perfeitamente bela à medida que imitasse não as formas da natureza, mas as que os artistas clássicos gregos e os renascentistas italianos já haviam criado.

A pintura desse período foi inspirada principalmente

  1. na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia do colorido.
  2. na pintura grega e na escultura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia dos movimentos.
  3. na pintura grega e na escultura renascentista italiana, sobretudo em Leonardo da Vinci, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia dos movimentos registrados no mármore.
  4. na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Leonardo da Vinci, mestre inegável da perspectiva, do movimento e do realismo.
  5. na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do claroescuro na composição escultórica e da harmonia do colorido.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp