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Concretismo e Neoconcretismo

Lista de 17 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Concretismo e Neoconcretismo com questões de Vestibulares.


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01. (UEL) As diretrizes do manifesto da arte Neoconcreta, publicado no Jornal do Brasil em março de 1959, no Rio de Janeiro, propõem a exploração espacial como uma de suas estratégias criativas, seja no aspecto bidimensional, seja no tridimensional.

Com base nos conhecimentos sobre o Neoconcretismo no Brasil e nas imagens a seguir, assinale a alternativa que indica as obras de arte Neoconcreta brasileiras.

São imagens representativas da arte Neoconcreta brasileira:

  1. Somente 1 e 2.
  2. Somente 1 e 4.
  3. Somente 3 e 4.
  4. Somente 1, 2 e 3.
  5. Somente 2, 3 e 4

02. (FGV-SP) A exposição "Calder e a arte brasileira", realizada no Instituto Itaú Cultural (SP), em 2016, mostrou a influência do artista norte-americano Alexander Calder (1898-1976) na formação do neoconcretismo no Brasil.

Entre os elementos comuns à produção artística de Alexander Calder e à de artistas neoconcretos brasileiros, NÃO se inclui

  1. o predomínio de formas geométricas naturalistas e realistas.
  2. o efeito de leveza e movimento em materiais como o aço e o arame.
  3. a interação entre o lúdico e o geométrico.
  4. a capacidade de sugerir volume a partir de objetos tridimensionais.
  5. a relação entre o rigor intelectual e a projeção de elementos no espaço.

03. (UEL) Com base nos conhecimentos sobre o neoconcretismo, considere as afirmativas a seguir:

I. São pertinentes ao neoconcretismo aspectos relativos ao espaço e ao tempo. O espaço pode ser denominado campo, já que era propósito do grupo trazer à tona questões subjetivas.

II. Nas obras de Amílcar de Castro, fica evidente a elaboração do espaço por meio de formas modulares que se multiplicam no espaço.

III. O neoconcretismo investigava as relações que as formas escultóricas estabeleciam em si mesmas, por meio dos recortes feitos nos materiais, podendo estes ser pintados.

IV. No neoconcretismo, o tempo é duração e confere ao espectador o papel de completar os trabalhos, recriandoos e vivenciando em seu tempo as possibilidades do espaço com a obra.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

04. (UEL) A partir dos conhecimentos sobre o Concretismo e observando a obra “Espaço virtual”, de Judith Lauand, considere as afirmativas:

I. Para o Concretismo, era importante a ideia de interação do público com a obra de arte, tendo Hélio Oiticica como seu principal artista.

II. Na arte concreta, percebe-se a utilização de forma autônoma das cores, do espaço, da luz e da matemática na sua criação.

III. A partir da 1ª Bienal de São Paulo, ampliou-se no Brasil o desenvolvimento da ideia de uma arte concretista baseada nas formas geométricas simples.

IV. A obra concretista em essência é o naturalismo reelaborado, uma nova forma de representação do real.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

05. (FAAP) Leia o poema de Décio Pignatari:

Das considerações abaixo sobre o poema, uma está incorreta. Assinale-a.

  1. Há repetições sonoras, com leves variações e que levam no final a um novo significado.
  2. As palavras são colocadas no papel, constituindo, às vezes, orações tão somente com verbos e substantivos.
  3. A colocação das palavras no papel é usada significativamente e termina com a palavra cloaca que significa: imundície, mau cheiro.
  4. Pode-se ler o poema da direita para a esquerda; da esquerda para a direita; na horizontal; na vertical, pois baseia-se numa estruturação ótico-sonora, típica da poesia concretista .
  5. Há uma crítica à poesia concretista que se apresenta sem nenhuma consciência estética.

06. (UEL) Segundo o crítico de arte Ronaldo Brito, o movimento neoconcreto brasileiro significa um ponto de ruptura da arte moderna no país, uma vez que

  1. os artistas de tal movimento estavam envolvidos com investigações no campo da filosofia e da arte cinética, abrindo precedente para o desenvolvimento da pesquisa que hoje é desenvolvida em laboratórios científicos.
  2. o neoconcretismo foi o movimento que lançou mão das investigações de ponta na década de cinqüenta e, em virtude disso, estabeleceu novas relações no âmbito formal, fundamentais para os movimentos artísticos posteriores.
  3. os artistas desse movimento estavam empenhados em transformar o trabalho em um feixe de relacionamentos complexos com o observador, a caminho de ser transformado em participante.
  4. o neoconcretismo retoma os ideais clássicos da arte universal de beleza e equilíbrio, o que gera uma nova estética a partir de então.
  5. os artistas buscavam a essência dos elementos que constituíam a obra de arte, conquistando, assim, a pureza formal e concedendo à arte a liberdade conceitual, intrínseca à forma.

07. (Enem 2014) O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)

  1. participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
  2. percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade.
  3. reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais.
  4. reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria.
  5. entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.

08. (UEL) Em 1961, Lygia Clark ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo, com os “Bichos”, que constituem uma série de objetos articuláveis. Com base nos conhecimentos sobre os “Bichos” e a obra de Lygia Clark, considere as afirmativas a seguir.

I. Feito em metal, o material utilizado em “Bichos” permite que o plano seja dobrado, assumindo uma busca da tridimensionalidade e deixando a obra mais próxima do próprio espaço do mundo.

II. Desde que Lygia Clark arrebentou a moldura, invadindo o espaço circundante, sua obra passou a ter grandes dimensões, obrigando-a a utilizar mão-de-obra especializada da indústria metalúrgica.

III. A possibilidade de manuseio, pelo fruidor, dessa obra dependia de inúmeros fatores que nem sempre os museus e as galerias permitiam, o que pode ter dificultado o maior acesso a ela.

IV. Nessa série, os planos de metal são unidos por dobradiças e, apesar de parecerem permitir uma infinidade de movimentos, não podem ser movidos em todas as direções.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

09. (UEL) As figuras mostram imagens escultóricas concebidas em períodos artísticos distintos.

Assinale a alternativa que indica o que há em comum nas referidas esculturas.

  1. Textura.
  2. Simetria.
  3. Bidimensionalidade.
  4. Movimento.
  5. Lateralidade.

10. (UEL) Hélio Oiticica foi um dos representantes da vanguarda artística nacional que transformou a arte a partir dos últimos anos da década de 1950 e nos anos de 1960. Iniciou sua atuação artística a partir das pinturas chamadas de Metaesquemas, depois de Bilaterais, as Invenções e, em seguida, participou do movimento Neoconcreto. Mais tarde, realizou os Núcleos, os Penetráveis, os Parangolés e, por fim, os Bólides.

Com base nos conhecimentos sobre a arte nas décadas de 1950 e 1960 e sobre o trabalho de Hélio Oiticica, assinale a alternativa que identifica somente as imagens que pertencem à série Bólides.

  1. 1, 2 e 3.
  2. 1, 3 e 5.
  3. 1, 4 e 5.
  4. 2, 3 e 4.
  5. 2, 4 e 5.

11. (UEL) A obra de Franz Weissmann caracteriza-se: pela exploração do espaço, pela busca da síntese da tridimensionalidade e pela rejeição a tudo o que é superficial para se atingir a essência. Observe a obra “Cubo Vazado” e considere as afirmativas a seguir.

I. A precisão geométrica é um fator de clareza e de liberdade nessa obra. Pode-se dizer que “Cubo Vazado” é considerado uma das primeiras esculturas construtivas brasileiras.

II. Partindo do cubo como recurso tridimensional e do quadrado como elemento plano, o artista desarticula o cubo, que se abre despojado do seu núcleo e equilibrado em uma de suas arestas.

III. O artista, auto-didata, retoma os valores clássicos e com voluptuosidade produz uma obra com características flexíveis. Aborda questões que dizem respeito à sua terra natal – a Áustria.

IV. Assim como a posição da obra é uma das possibilidades, o vazio se torna uma outra dimensão, presente e sensível. Com isso, o vazio ocupa espaço preenchendo-o, o que torna a obra concreta. Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

12. (UEL) Leia o texto a seguir.

Denominamos arte concreta as obras de arte que são criadas segundo uma técnica e leis que lhes são inteiramente próprias, – sem se apoiarem exteriormente na natureza sensível ou na transformação desta, isto é, sem intervenção de um processo de abstração.

(Max Bill, 1936, in Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950-1962). AMARAL, Aracy A. Rio de Janeiro - MAM e São Paulo - Pinacoteca do Estado, 1977.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a arte concreta, assinale a alternativa correta.

  1. A arte concreta caracteriza-se pela utilização de elementos da industrialização.
  2. As obras da arte concreta são representações abstratas.
  3. A percepção visual é o principal foco da escultura e da pintura concretas.
  4. As realidades criadas pelas obras concretas não enfatizam a linha e a cor.
  5. Na arte concreta, o artista registra sua individualidade pelos seus sentimentos.

13. (UEL) Com base na obra “Movimento” e nos conhecimentos sobre Waldemar Cordeiro, considere as afirmativas a seguir.

I. Esta obra é influenciada pelo construtivismo, cujos princípios de uma obra de arte deveriam ser o espaço e o tempo.

II. Esta obra propõe uma contradição, pois trabalha apenas com formas estáticas, dando assim a idéia de interrupção.

III. A obra propaga na abstração as possibilidades de uma nova realidade plástica construída somente com os elementos visuais essenciais.

IV. A dinâmica espaço/tempo gerada nesta obra disputa a percepção do olhar, dada a organização das formas e das cores.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas

14. (ESPM) Elisangela Patrícia Moreira da Costa, em sua tese (http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/9261730ef5194d- 5033f9f8b8fbe3ba62.pdf), assim se refere ao Concretismo:

A estrutura básica do poema concreto deve organizar-se de modo geométrico e também simétrico.

O dicionário Houaiss diz que simetria pode ser “Relação de grandeza e de figura entre as partes de um todo ou entre as partes e um todo. Qualquer disposição de coisas, observando- se certa ordem ou proporção.” Como na figura que segue:

Todos os textos abaixo, pertencentes ao Concretismo, trabalham com o princípio de Simetria, exceto um. Assinale-o.

15. (Enem 2016 - 3ª Aplicação) Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida em que

  1. se apropriava das expressões da cultura popular para produzir uma arte efêmera destinada ao protesto.
  2. resgatava símbolos ameríndios e africanos para se adaptar as exposições em espaços públicos.
  3. absorvia elementos gráficos da propaganda para criar objetos comercializáveis pelas galerias.
  4. valorizava elementos da arte popular para contruir representações da identidade brasileira.
  5. incorporava elementos da cultura de massa para atender às exigência dos museus.

16. (UPE) O marco inaugural da arte contemporânea no Brasil é comumente associado ao neoconcretismo, que teve sua origem com a publicação do Manifesto Neoconcreto em março de 1959. Vários artistas que fizeram parte desse movimento representaram uma vanguarda ao romperem com o movimento concreto que já tinha ganhado terreno no país desde o início de 1950. Algumas características deste grupo de vanguarda são a superação da tela como suporte, o rompimento do espaço tradicional da obra de arte e o estabelecimento da interação entre o trabalho artístico e o espectador por meio de uma relação ativa entre ambos.

FONTE: A origem da arte contemporânea brasileira. In: https://profes.com.br/Laudano.Artes/blog/origem-da-artecontemporanea-brasileira. Acesso em: 05/05/2018.

Qual das imagens a seguir NÃO representa o movimento de vanguarda retratado pelo texto?

  1. Sem Título - Ivan Serpa (1923-1973)
  2. Bichos, 1965 – Lygia Clarck (1920-1988)
  3. Grande Núcleo, 1966 – Hélio Oiticica (1937-1980)
  4. Tecelar – Série – Lygia Pape (1927-2004)
  5. Sem Título – Cícero Dias (1907-2003)

17. (UNESP) Amilcar de Castro (1920-2002) foi um importante artista brasileiro que se destacou por suas esculturas em ferro. A fotografia mostra uma de suas esculturas, feita a partir de uma chapa originalmente plana e retangular, que se encontra na Praça da Sé, em São Paulo.

A escultura possui influências do movimento artístico

  1. neoconcreto e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
  2. cubista e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
  3. neoclássico e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
  4. neoclássico e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
  5. neoconcreto e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura

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