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Escultura

Lista de 22 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Escultura com questões de Vestibulares.


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01. (UEL) Tendo por base a escultura “Três jovens” e seus conhecimentos sobre a obra de Lasar Segall, considere as afirmativas a seguir.

I. A escultura de Lasar Segall reflete a simplicidade de quem vê através de complexo discernimento de um atento desenhista. Os volumes surgem trazendo junto o caráter e a impostação das figuras.

II. O realismo sintético das figuras de Segall faz com que as figuras organizadas em torno de um eixo e nascendo de um único bloco representem ação e serenidade simultaneamente, marcas da obra deste artista.

III. A obra escultórica de Lasar Segall é muito distinta de sua obra pictórica, pois nesta última suas figuras são desproporcionais, estão sempre apáticas e inexpressivas, dando a sensação de que não têm vida.

IV. Segall foi um artista inconstante em suas representações, pois ficar encerrado no ateliê fez com que ele perdesse a noção da relação homem/natureza

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

02. (UEL) Em 1961, Lygia Clark ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo, com os “Bichos”, que constituem uma série de objetos articuláveis. Com base nos conhecimentos sobre os “Bichos” e a obra de Lygia Clark, considere as afirmativas a seguir.

I. Feito em metal, o material utilizado em “Bichos” permite que o plano seja dobrado, assumindo uma busca da tridimensionalidade e deixando a obra mais próxima do próprio espaço do mundo.

II. Desde que Lygia Clark arrebentou a moldura, invadindo o espaço circundante, sua obra passou a ter grandes dimensões, obrigando-a a utilizar mão-de-obra especializada da indústria metalúrgica.

III. A possibilidade de manuseio, pelo fruidor, dessa obra dependia de inúmeros fatores que nem sempre os museus e as galerias permitiam, o que pode ter dificultado o maior acesso a ela.

IV. Nessa série, os planos de metal são unidos por dobradiças e, apesar de parecerem permitir uma infinidade de movimentos, não podem ser movidos em todas as direções.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

03. (Unichristus) Entre os artistas do Barroco italiano, Bernini (1598-1680), sem dúvida, é o mais importante e completo, pois foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

A obra acima, de Bernini, revela características da escultura barroca como

  1. o rosto e os gestos das personagens, que evidenciam fortes emoções revelando dramaticidade.
  2. a ausência de movimento e um equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais.
  3. uma forte dramaticidade herdada do Renascimento e o equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais.
  4. um forte equilíbrio entre a razão e a fé e uma total ausência de sentimento e dramaticidade.
  5. a ausência de movimento e de efeitos decorativos revelando todo racionalismo do artista.

04. (Enem 2019) Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

  1. reciclagem da matéria-prima original.
  2. complexidade da combinação de formas abstratas.
  3. perenidade dos elementos que constituem a escultura.
  4. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
  5. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.

05. (UNIVESP) Examine a estátua de São Jorge, esculpida pelo artista Donatello em 1416

Típica do período chamado de Renascimento, essa obra

  1. reproduz a rigidez das esculturas egípcias.
  2. despreza as características humanas da figura.
  3. consolida o teocentrismo da cultura medieval.
  4. expressa uma visão politeísta de mundo.
  5. retoma valores estéticos da arte greco-romana.

06. (Enem 2012)

(BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.)

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:

  1. liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
  2. credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
  3. simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
  4. personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
  5. singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

07. (EBMSP) Os ideais de belezas contrastantes, nas figuras, expressam a

  1. relatividade das concepções de beleza que dependem do tempo, do espaço e das condições concretas em que as obras de arte são produzidas.
  2. incapacidade mental dos artistas do paleolítico para elaborar peças artísticas refinadas.
  3. predominância do pensamento pornográfico nas classes artísticas ao longo da história.
  4. diferença entre as obras de arte produzidas pelas classes populares e pelas classes de cultura erudita.
  5. superioridade da arte renascentista, fundamentada no ideal de beleza ainda desconhecido das antigas culturas ocidentais.

08. (ENCCEJA) A Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras é um recurso multissensorial desenvolvido pelo Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nela, a pessoa com deficiência encontra uma possibilidade autônoma de

  1. ler a arte.
  2. fazer arte.
  3. interferir na obra.
  4. moldar a escultura.

09. (Unichristus) Observe as imagens abaixo.

Qual delas, segundo os estudiosos deduziram, teria a função de reverenciar a fertilidade?

10. (EBMSP) Os artistas da Renascença dedicavam-se a representar as coisas tais como eram ou, pelo menos, como pareciam ser. Parte desse tipo de inspiração também era clássica. O ideal antigo de beleza era o nu belo. A admiração renascentista pela arte antiga fez com que os artistas, pela primeira vez desde a queda de Roma, estudassem anatomia; aprendiam a desenhar o corpo humano, observando modelos que posavam para eles – até hoje uma prática fundamental para o treinamento artístico.

PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. A arte renascentista. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 226. Adaptado.

A precisão anatômica observada em peças artísticas de autores renascentistas põe em evidência

  1. a predominância dos valores materiais voltados para a satisfação das classes dominantes, em prejuízo de temas religiosos e valores espirituais.
  2. a articulação entre a arte, o conhecimento científico e a influência filosófica do humanismo na produção daquelas obras.
  3. a dependência dos artistas renascentistas a modelos, técnicas e temas desenvolvidos pelas antigas civilizações da Grécia e de Roma.
  4. a força da influência da Igreja Católica na cultura renascentista, comprovada pela totalidade de temas da religiosidade cristã nas obras de pintura e escultura do período.
  5. o caráter popular da arte renascentista que, ao privilegiar a nudez do corpo humano, procurava atrair o interesse das classes menos favorecidas.

11. (UECE) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

  1. O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
  2. A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
  3. Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
  4. Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.

12. (UFSM) A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final". Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:

  1. Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
  2. Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
  3. Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
  4. Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
  5. Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.

13. (UFGD) No que diz respeito à imagem da obra O Pensador, de Auguste Rodin, assinale a alternativa correta.

  1. Produzida na França Renascentista, seu autor utilizou elementos que refletem a relação do homem com o divino.
  2. Inspirada na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e nas esculturas de Michelangelo, Rodin a compôs em bronze a partir de modelos menores em gesso.
  3. Esculpida em mármore, figura entre as obras da Antiguidade mais conhecidas de todos os tempos.
  4. Pertencente ao Período Barroco, essa escultura é um exemplo de complexidade e movimento.
  5. Na Idade Média, a escultura sofreu com a censura da Igreja, que obrigava os artistas a esconderem a nudez em suas obras

14. (Uece) A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano.

A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido

  1. à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares.
  2. às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.
  3. ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.
  4. ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.
  5. ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.

15. (UEG) Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está

  1. na monocromia, indicando maior austeridade dos costumes romanos em comparação com os dos gregos.
  2. na postura ereta e estática, demonstrando que as esculturas gregas retratavam o movimento dos corpos.
  3. no caráter político, já que as esculturas gregas priorizavam temas da mitologia religiosa.
  4. no uso da indumentária militar na composição da obra, uma vez que as esculturas gregas valorizavam o corpo humano.

16. (UEL) Analise as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão.

“Diva” (2020), da artista visual Juliana Notari, é uma instalação escultórica em concreto pintada em uma resina de vermelho ardente, medindo 33 metros de comprimento, 16 metros de largura e 6 metros de profundidade colocada na encosta de uma colina suave que torna a obra visível a grandes distâncias. “Diva” [...] está em consonância com obras que marcaram as grandes polêmicas dos últimos séculos. [...] Estamos pensando em “A Origem do Mundo”, a famosa pintura de Gustave Courbet de 1866 [...] exibida no Musée d’Orsay desde 1995, que mostra explicita e frontalmente o ventre e a virilha de uma mulher nua deitada em sua cama.

Adaptado de: //dasartes.com.br

A arte contemporânea, muitas vezes, estabelece relação com obras de outros períodos.

Com base no texto, na imagem da instalação escultórica e nos conhecimentos sobre história da arte e suas relações, assinale a alternativa correta.

  1. A arte constitui um campo de múltiplas relações com seu tempo, que perpassam o humano e cujos temas são retomados ao longo da história.
  2. As obras de arte contemporânea, com suas amplas possibilidades técnicas e matéricas, rompem com as questões abordadas pelas obras da tradição artística.
  3. Ao longo da história da arte, nota-se a manutenção de padrões estéticos que derivam das mesmas técnicas, sendo este o ponto de relação entre a produção do passado e a contemporânea.
  4. A relação técnica entre a arte contemporânea e a pintura do século XIX define as correspondências entre movimentos artísticos ao longo do tempo.
  5. Na contemporaneidade, é possível reconhecer grupos específicos de materiais com os quais se descartam os temas da tradição artística.

17. (UFSM) Para a obra Doríforo, criada por Policleto em 450 a.C., foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça.

Com base na imagem e no texto fornecidos, verifica-se que o método de construção explorado por Policleto considerava a estrutura

  1. cronológica.
  2. iconográfica.
  3. formal.
  4. iconológica.
  5. biográfica.

18. (UEA) Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C.

Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo Lancellotti assinala

  1. a separação entre arte e ciência na Grécia clássica e a criação da ciência anatômica por sábios romanos.
  2. a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta de refinamento nas produções artísticas de Roma Antiga.
  3. a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos.
  4. a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os destinos da humanidade e a escravização dos gregos pelos conquistadores romanos.
  5. a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presença da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.

19. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:

O escultor pernambucano Abelardo da Hora (1924-2014) foi um grande colaborador do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco.

Nessa escultura, o artista

  1. criou uma nova maneira de apresentar o estilo de Candido Portinari.
  2. destacou os diversos problemas morais e valores desconstruídos da estrutura social.
  3. demonstrou as técnicas artísticas complexas dos escultores pernambucanos.
  4. apresentou ao mundo técnica de cerâmica de Francisco Brennand.
  5. denunciou a realidade socioeconômica da população brasileira.

20. (Enem 2021) A crise dos refugiados imortalizada para sempre no fundo do mar

TAYLOR, J. C. A balsa de Lampedusa. Instalação. Museu Atlântico, Lanzarote, Canárias, 2016 (detalhe)

A balsa de Lampedusa, nome da obra do artista britânicos Jason de Caires Taylor, é uma das instalações criadas por ele para compor o acervo do primeiro museu submarino da Europa, o Museu Atlântico, localizado em Lanzarote, uma das ilhas do arquipélago das Canárias.

Lampedusa é o nome da ilha italiana onde a grande maioria dos refugiados que saem da África ou de países como Síria, Líbano e Iraque tenta chegar para conseguir asilo no continente europeu.

As esculturas do Museu Atlântico icam a 14 metros de profundidade nas águas cristalinas de Lanzarote.

Na balsa, estão dez pessoas. Todas têm no rosto a expressão do abandono. Entre elas, há algumas crianças. Uma delas, uma menina debruçada sobre a beira do bote, olha sem esperança o horizonte. A imagem é tão forte que dispensa qualquer palavra. Exatamente o papel da arte.

Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).

Além de apresentar ao público a obra A balsa de Lampedusa, essa reportagem cumpre, paralelamente, a função de chamar a atenção para

  1. a ilha de Lanzarote, localizada no arquipélago das Canárias, com vocação para o turismo.
  2. as muitas vidas perdidas nas travessias marítimas em embarcações precárias ao longo dos séculos.
  3. a inovação relativa à construção de um museu no fundo do mar, que só pode ser visitado por mergulhadores.
  4. a construção do museu submarino como um memorial para as centenas de imigrantes mortos nas travessias pelo mar.
  5. a arte como perpetuadora de episódios marcantes da humanidade de que têm de ser relembrados para que não tomem a acontecer.

21. (UEL) Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.

Com base nos conhecimentos sobre as características gerais da escultura, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As esculturas gregas são estáticas e têm função decorativa; baseiam-se em cânones religiosos, na valorização da nobreza, despreocupadas com a beleza física e com o realismo em suas representações.

( ) As esculturas renascentistas apresentam a beleza absoluta, características da escultura clássica, expressando o pensamento humanista e a tridimensionalidade profunda.

( ) As esculturas impressionistas rompem com os padrões estabelecidos, desvalorizam o aspecto externo de acabamento e deixam as obras em estado bruto dando a impressão de figuras surgindo naquele momento.

( ) As esculturas concretas rompem com as propostas das vanguardas artísticas, trazendo uma tridimensionalidade estática, sem movimento ou interferência do espectador.

( ) As esculturas contemporâneas possibilitam o abandono de suportes tradicionais, liberdade e subjetividade na produção, efemeridade das obras e mesclam diferentes estilos e materiais.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, V, F, F, V.
  2. V, F, V, F, F.
  3. F, V, V, V, F.
  4. F, V, V, F, V.
  5. F, F, F, V, V.

22. (Unichristus)

Bernini esculpiu no mármore seu notável “Davi”. Diferentemente de Michelangelo com seu “Davi” em que a força é puxada para cima, Bernini extrai da pedra o movimento tensional e captura o momento de torção máxima. Mordendo os lábios num esforço violento, o “Davi” de Bernini transmite a força prestes a ser libertada, causando em quem está diante da estátua um ímpeto de se esquivar. Essa energia explosiva, dinâmica,

  1. sintetiza a arte barroca e envolve o espectador em seu movimento e emoção.
  2. representa a arte romântica buscando um diálogo emotivo e sensorial com o observador.
  3. antecipa a arte moderna que busca romper com os padrões da arte renascentista.
  4. reflete a emoção e o desequilíbrio da arte acadêmica europeia, principalmente, da arte italiana.
  5. exemplifica a sobriedade, a perfeição formal e a obediência clássica da arte realista.

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