Home > Banco de Questões > História da Arte > Pré História >Arte Rupestre

Arte Rupestre

Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Rupestre com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Rupestre.



01. (UFG) As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois

  1. funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração.
  2. expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
  3. indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
  4. atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
  5. registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.

02. (UFSM) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta de 10.000 a. C., além de caçar e coletar frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo. Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução

  1. ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.
  2. urbana, por haver permitido a fixação e a sedentarização dos humanos.
  3. suméria, por ter sido realizada pelos sumérios antes de qualquer outro povo.
  4. agrícola, por ter permitido maior domínio sobre a natureza e surgimento das aldeias.
  5. iluminista, por ter se difundido rapidamente em todo o mundo como uma luz.

03. (UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

  1. A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
  2. Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
  3. Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
  4. A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.
  5. Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

04. (UECE) Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

  1. Glacial.
  2. Paleolítico.
  3. Mesolítico.
  4. Neolítico

05. (UFPE) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".

Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?

  1. Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
  2. A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
  3. Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
  4. O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
  5. Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

06. (UEG)A produção artística no Paleolítico se caracteriza pelo

  1. uso de pedras polidas, a partir da descoberta de que, mediante o atrito, as pedras poderiam ser polidas e utilizadas no processo de confecção artística.
  2. naturalismo, pois as imagens da época são naturalistas, ou seja, representam os seres conforme a visão que os homens da época tinham da natureza.
  3. uso dos metais, o que foi possibilitado a partir do domínio do fogo, com o qual os homens derretiam o metal para, depois, trabalharem-no artisticamente.
  4. naturalismo, uma vez que as imagens do período estavam intimamente ligadas à religião, servindo de veículo para propagação de crenças religiosas.
  5. uso de pedras preciosas e de metais nobres, o que propiciou a criação de artefatos imponentes e valiosos, tanto do ponto de vista artístico quanto material.

07. (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

  1. Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
  2. Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
  3. Os homens aprenderam a controlar o fogo.
  4. Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
  5. Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

08. (Fuvest) Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura

  1. favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
  2. possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
  3. proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
  4. difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
  5. era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.

09. (UEPB) “As Itaquatiaras são gravuras feitas em rochas, pintadas ou não, que circundam leitos de rios. Há exemplares desta técnica em Pernambuco, tanto às margens do São Francisco como nos limites com a Paraíba.”

(Antônio Clarindo Barbosa de Souza e Fábio Gutemberg R. B. Souza – História da Paraíba. EDUFCG p. 19)

Assinale a alternativa correta:

  1. O sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate abrange uma área de aproximadamente 82 hectares, sendo considerado o maior do Brasil
  2. As Itaquatiaras do Ingá são formadas por um só bloco de gnaisse, medindo aproximadamente 52 m de comprimento por 10 de largura.
  3. As gravuras do painel (Itaquatiárias do Ingá) representam exclusivamente figuras zoomorfas, não existindo presença de fitomorfos e antropomorfos.
  4. As Itaquatiaras mais famosas do Brasil são as do Ingá, na Paraíba, por serem únicas no mundo em sua forma, constituindo um enigma e desafio para os estudiosos da pré-história.
  5. A importância do sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate se dá devido a ser o único do estado da Paraíba e por estar situado na região do Piemonte da Borborema, a 84 km de João Pessoa e 30 km de Campina Grande.

10. (UEL) Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A pintura feita com guache é uma característica desse período, que consiste na mistura de alguns tipos de terra; tais pinturas serviam para catalogar o que haviam caçado, garantindo a diversidade de espécies nas caças seguintes.
  2. As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.
  3. As pinturas funcionavam como oferenda aos deuses e, pelas dimensões, é possível perceber o nível de reverência; os artistas desse período empenhavam-se na produção de uma arte religiosa com fins decorativos.
  4. As pinturas e os desenhos encontrados nas grutas eram feitos como afrescos e representam figuras híbridas, metade humana e metade animal; os mitos gregos têm suas origens nessas imagens da pré-história.
  5. Nos registros encontrados nas cavernas, as figuras de destaque remetem à flora; para os povos paleolíticos esses desenhos caracterizaram o momento em que deixaram de ser nômades e, para a história, foi o início das catalogações de todas as espécies.

11. (Unesp) Examine duas pinturas produzidas na Caverna de Altamira, Espanha, durante o Período Paleolítico Superior.

Tais pinturas rupestres podem ser consideradas como

  1. manifestação do primitivismo de povos incapazes de representações realistas.
  2. expressão artística infantilizada e insuficiente para fornecer qualquer indício sobre a vida na Pré-História.
  3. comprovação do pragmatismo de povos primitivos, despreocupados de sua alimentação.
  4. representação, em linguagem visual, dos vínculos materiais de um povo com o seu ambiente.
  5. revelação da predominância do pensamento abstrato sobre o concreto nos povos pré-históricos.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.