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Arte Grega

Lista de 13 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Grega com questões de Vestibulares.


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01. (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras a seguir: Em qual das alternativas estão indicados os três estilos?

  1. O dório, o jônio e o coríntio.
  2. O sofista, o platônico e o socrático.
  3. O alexandrino, o maneirista e o barroco.
  4. O dório, o gótico e o alexandrino.
  5. O helênico, o romântico e o helenístico.

02. (UECE) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

  1. O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
  2. A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
  3. Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
  4. Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.

03. (Fuvest) "Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo."

Flávio Arriano. "Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:

  1. o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
  2. a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
  3. a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
  4. a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
  5. o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

04. (UFSM)

A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final". Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:

  1. Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
  2. Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
  3. Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
  4. Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
  5. Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.

05. (Uece) Considerando a arte egípcia e grega, na Antigüidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

  1. O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
  2. a escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
  3. Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
  4. os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.

06. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

  1. a concepção de democracia com a participação do voto universal.
  2. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
  3. a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
  4. os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
  5. os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

07. (Espm) "A Olimpíada de Atenas é a chance que os gregos pediram a Zeus para expor aos olhos do mundo, no curto espaço de 17 dias, uma queixa que já dura 2 séculos. A queixa é de furto. E diz respeito aos extraordinários frisos de mármore esculpidos por Fídias no Partenon - que está entre os 5 dos mais imponentes monumentos ainda preservados da Antiguidade clássica. Os mármores de Elgin, assim é chamada a preciosidade, duvidoso tributo ao homem que a surrupiou em 1836, e olimpicamente a despachou para casa - isto é, para a Inglaterra. Desde 1816 elas repousam no British Museum"

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

  1. Foi erguido nos tempos homéricos, estando sua construção descrita na Ilíada e na Odisseia;
  2. Foi um conjunto arquitetônico erguido durante o período arcaico, sendo sua construção descrita por Homero;
  3. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Péricles, no período clássico, com obras de Fídias, um dos maiores escultores daquele tempo;
  4. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Alexandre da Macedônia e representava o estilo grandioso da arquitetura helenística;
  5. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir pelos romanos, quando a região da Grécia sofreu forte influência da arquitetura dos etruscos.

08. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
  2. Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
  3. No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
  4. A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
  5. O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.

09. (Fuvest) Escreveram peças para teatro, durante o "Século de Péricles" (séc.V a.C.):

  1. Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte
  2. Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
  3. Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
  4. Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
  5. Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo

10. (EBMSP) A arte, na Grécia Antiga, era de fundamental importância na sociedade e, por ter poder de desenvolver a criatividade, promover discussões, aprimorar habilidades e ainda permitir a comunicação verbal em que os sentimentos e os conhecimentos são expressos, é atemporal.

Sobre a arte e sua utilização, pode-se inferir:

  1. Permite análises exatas das transformações sociais, mas não dos fenômenos naturais.
  2. Está a serviço do capitalismo porque só representa a burguesia.
  3. Utiliza conceitos abstratos, inviabilizando seu uso em análises geográficas.
  4. Tem grande valor informativo, pois só retrata fatos reais.
  5. Favorece a interpretação do espaço geográfico, destacando as características do espaço representado.

11. (EBMSP) A arte, na Grécia Antiga, era de fundamental importância na sociedade e, por ter poder de desenvolver a criatividade, promover discussões, aprimorar habilidades e ainda permitir a comunicação verbal em que os sentimentos e os conhecimentos são expressos, é atemporal.

Através da arte, é possível que a sociedade

  1. transforme conceitos abstratos de forma concreta.
  2. promova mudanças radicais capazes de eliminar a estratificação da sociedade capitalista.
  3. introduza mudanças na sociedade e na organização do espaço.
  4. seja a construtora de percepções lineares, em que a interpretação é a mesma em qualquer cultura.
  5. crie normas de conduta capazes de eliminar a excludência.

12. (UFSM) Para a obra Doríforo, criada por Policleto em 450 a.C., foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça.

Com base na imagem e no texto fornecidos, verifica-se que o método de construção explorado por Policleto considerava a estrutura

  1. cronológica.
  2. iconográfica.
  3. formal.
  4. iconológica.
  5. biográfica.

13. (UEA)

O túmulo do artesão Sennedjem e de sua esposa Inyferti, que viveram por volta do século XIII a.C., no Egito, foi decorado com representações de atividades econômicas. Nessa pintura mural, o artesão e a sua esposa, além de prestarem reverências aos deuses, dedicam-se

  1. ao trabalho árduo e fatigante pouco favorecido pela proximidade do rio.
  2. aos lazeres da pesca no período anual de inundação das margens do rio.
  3. à coleta de riquezas fornecidas naturalmente pelos solos fertilizados pelo rio.
  4. aos trabalhos agrícolas altamente produtivos nas margens férteis do rio.
  5. à construção de muralhas de contenção das cheias periódicas do rio.

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