Arte Grega

Lista de 12 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Grega com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Grega.




01. (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras a seguir: Em qual das alternativas estão indicados os três estilos?

  1. O dório, o jônio e o coríntio.
  2. O sofista, o platônico e o socrático.
  3. O alexandrino, o maneirista e o barroco.
  4. O dório, o gótico e o alexandrino.
  5. O helênico, o romântico e o helenístico.

Resposta: A

Resolução: A diferenciação dos estilos da arquitetura grega se encontra nos detalhes e, principalmente, nas colunas.

Estilo Dórico: representa o equilíbrio e a harmonia com rigidez; é o mais antigo. A coluna dórica é simples, corpo grosso e sem base. Capitel não ornamentado.

Estilo Jônico: era menos sólido que a ordem dórica; fazia o uso de formas "volutas". As colunas jônicas eram mais altas que as dóricas; sua base era feita como se fossem anéis; eram mais finas; seus capitéis eram simples, porém decorados.

Estilo Coríntio: evolução do estilo jônico, por ter uma valorização da ornamentação ainda maior. As colunas coríntias tinham o capitel muito decorado, adornado por folhas e brotos de acanto.

02. (UECE) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

  1. O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
  2. A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
  3. Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
  4. Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.

Resposta: D

Resolução: Apesar da influência, as diferenças nas produções artísticas de ambos os povos são notórias, isso porque enquanto os egípcios almejavam retratar figuras fidedignas aos homens, os gregos acrescentavam elementos subjetivos às suas obras, as incutindo uma personalidade própria.

É notório que mesmo com os ensinamentos, os gregos utilizaram-se de sua criatividade e desenvolveram diferentes técnicas em suas oficinas para tornar sua arte única e original.

03. (Fuvest) "Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo."

Flávio Arriano. "Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:

  1. o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
  2. a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
  3. a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
  4. a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
  5. o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

Resposta: A

Resolução: O texto refere-se a Alexandre, o Grande (Imperador da Macedônia), durante a conquista do Egito. As conquistas eram feitas pela força militar. Porém, sua preservação eram facilitadas pela prática de misturar (fazer a fusão) a cultura dos gregos com a dos povos orientais conquistados, no caso, o Egito. Essa nova cultura denominou-se Helenística ou Helenismo.

04. (UFSM) A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final".

Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:

  1. Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
  2. Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
  3. Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
  4. Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
  5. Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.

Resposta: E

Resolução: Michelangelo foi muitas coisas em sua vida, até mesmo arquiteto e anatomista ele foi, além de ter ajudado a retratar a historia da arte do ocidente e de fazer parte dessa historia.

O trabalho artístico de Michelangelo era muito intelectual, retratando valores modernos do naturalismo e do individualismo, além de usar o seu conhecimento anatômico em diversas de suas obras.

As suas esculturas eram muito fieis ao corpo humano, retratando até tendões e músculos que são normalmente não são reparados.

05. (Uece) A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano.

A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido

  1. à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares.
  2. às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.
  3. ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.
  4. ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.
  5. ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.

Resposta: D

Resolução: O Doríforo, importante obra do Período Clássico da Grécia Antiga – século V a.C. – , expressa um dos mais marcantes aspectos da arte e do pensamento helênicos (e não propriamente “helenísticos”, como o examina - dor quer fazer crer): o antropocentrismo. Fonte: Curso Objetivo

06. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

  1. a concepção de democracia com a participação do voto universal.
  2. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
  3. a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
  4. os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
  5. os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

Resposta: B

Resolução: A é falsa. Esta característica das Cidades-Estado gregas, que eram autossuficientes e politicamente autônomas, não é adequada ao modo moderno da economia industrial (bastante integrada) e não é comum hoje em dia.

B é verdadeira. As Olimpíadas são uma prática que remonta ainda ao período da Grécia Antiga, sendo um momento em que competidores das diferentes Cidades-Estado se encontravam para disputar a perícia atlética e compartilhar práticas culturais.

C é falsa. Apesar da arte grega expressar valores religiosos, não expressava os ideais cristãos (sendo o cristianismo mais jovem que a Grécia Clássica).

D é falsa. Nem os gregos e nem nós, contemporâneos, valorizamos todas as dimensões do trabalho manual, que é, em geral, tanto socialmente quanto economicamente desvalorizado.

E é falsa. Mesmo em Atenas o voto não era universal, e sim restrito a uma parcela minoritária da população;

07. (Espm) "A Olimpíada de Atenas é a chance que os gregos pediram a Zeus para expor aos olhos do mundo, no curto espaço de 17 dias, uma queixa que já dura 2 séculos. A queixa é de furto. E diz respeito aos extraordinários frisos de mármore esculpidos por Fídias no Partenon - que está entre os 5 dos mais imponentes monumentos ainda preservados da Antiguidade clássica. Os mármores de Elgin, assim é chamada a preciosidade, duvidoso tributo ao homem que a surrupiou em 1836, e olimpicamente a despachou para casa - isto é, para a Inglaterra. Desde 1816 elas repousam no British Museum"

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

  1. Foi erguido nos tempos homéricos, estando sua construção descrita na Ilíada e na Odisseia;
  2. Foi um conjunto arquitetônico erguido durante o período arcaico, sendo sua construção descrita por Homero;
  3. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Péricles, no período clássico, com obras de Fídias, um dos maiores escultores daquele tempo;
  4. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Alexandre da Macedônia e representava o estilo grandioso da arquitetura helenística;
  5. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir pelos romanos, quando a região da Grécia sofreu forte influência da arquitetura dos etruscos.

Resposta: C

Resolução: É correta a alternativa C, tendo sido o Partenon erguido no Século V antes de Cristo, sendo, portanto, mais "jovem" que as obras de Homero (que viveu nos séculos X e IX antes de Cristo), e que foi ornamentado com as obras de grandes escultores gregos, dentre eles Fídias.

A obra foi uma espécie de "Coroa" de um período de grande prosperidade em Atenas, tendo sido erguido por ordem de Péricles durante o período em que houve a expansão dos direitos políticos de Atenas. Nesta época Atenas se tornou uma espécie de "coração" de grande parte das Cidades-Estados gregas, tendo sido o centro da Liga de Delos.

08. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
  2. Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
  3. No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
  4. A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
  5. O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.

Resposta: D

Resolução: A escrita do antigo Egito era chamada de hieroglífica.

09. (Fuvest) Escreveram peças para teatro, durante o "Século de Péricles" (séc.V a.C.):

  1. Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte
  2. Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
  3. Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
  4. Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
  5. Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo

Resposta: B

Resolução: Os principais autores do teatro da Grécia Antiga são Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes e Aristóteles.

Os três primeiros (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes) são considerados os grandes tragediógrafos. Aristófanes é o mestre da comédia. Aristóteles é o grande crítico do teatro grego, devido à obra Poética.

10. (EBMSP) A arte, na Grécia Antiga, era de fundamental importância na sociedade e, por ter poder de desenvolver a criatividade, promover discussões, aprimorar habilidades e ainda permitir a comunicação verbal em que os sentimentos e os conhecimentos são expressos, é atemporal.

Sobre a arte e sua utilização, pode-se inferir:

  1. Permite análises exatas das transformações sociais, mas não dos fenômenos naturais.
  2. Está a serviço do capitalismo porque só representa a burguesia.
  3. Utiliza conceitos abstratos, inviabilizando seu uso em análises geográficas.
  4. Tem grande valor informativo, pois só retrata fatos reais.
  5. Favorece a interpretação do espaço geográfico, destacando as características do espaço representado.

Resposta: E

Resolução: Favorece a interpretação do espaço geográfico, destacando as características do espaço representado.

11. (UEG) Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está

  1. na monocromia, indicando maior austeridade dos costumes romanos em comparação com os dos gregos.
  2. na postura ereta e estática, demonstrando que as esculturas gregas retratavam o movimento dos corpos.
  3. no caráter político, já que as esculturas gregas priorizavam temas da mitologia religiosa.
  4. no uso da indumentária militar na composição da obra, uma vez que as esculturas gregas valorizavam o corpo humano.

Resposta: D

Resolução: A questão aborda a escultura romana Augusto de Prima Porta que foi criada por volta de 19 a.C., que consiste na representação do imperador romano Augusto que se encontrava exposta na Villa de Augusto, Prima Porta, em Roma.

Diferenças entre esculturas romanas e gregas

A escultura grega tinha como finalidade realizar a demonstração do idealismo e da perfeição humana a partir do retrato de rostos e de corpos jovens.

A escultura romana sofreu influência da arte grega e caracterizava-se por ser feita em tamanho natural e apresentar representações mais realistas.

A escultura Augusto de Prima Porta se diferencia das esculturas gregas devido a indumentária militar na composição da obra.

12. (UFSM) Para a obra Doríforo, criada por Policleto em 450 a.C., foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça.

Com base na imagem e no texto fornecidos, verifica-se que o método de construção explorado por Policleto considerava a estrutura

  1. cronológica.
  2. iconográfica.
  3. formal.
  4. iconológica.
  5. biográfica.

Resposta: C

Resolução: formal. "foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça"

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp