Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Moderna >Romantismo Brasileiro

Romantismo Brasileiro

Lista de 08 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Romantismo Brasileiro com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Romantismo Brasileiro.




01. (Fuvest) Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma

Quadro de Victor Meirelles (Foto: Reprodução/Fuvest)

  1. denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
  2. denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
  3. crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
  4. defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
  5. concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação aos indígenas da América Espanhola.

Resposta: E

Resolução: O quadro retrata a chamada "Primeira Missa no Brasil", uma cena histórica em que os indígenas brasileiros estão representados de maneira mais primitiva e selvagem em comparação com a imagem dos indígenas da América Espanhola. Isso reflete a concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação a outros povos indígenas, que estava presente no pensamento eurocentrista da época.

02. (ESPM)

I-Juca Pirama

(Gonçalves Dias)

No meio das tabas de amenos verdores,

Cercado de troncos – coberto de flores,

Alteiam-se os tetos d’altiva nação;

São muitos seus filhos, e nos ânimos fortes,

Temíveis na guerra, que em densas coortes

Assombram das matas a imensa extensão.

São rudos, severos, sedentos de glória,

Já prélios incitam, já cantam vitória,

Já meigos atendem à voz do cantor:

São todos Timbiras, guerreiros valentes!

Seu nome lá voa na boca das gentes,

Condão de prodígios, de glória e terror!

Fundado pelo regente Araújo Lima, o Instituto Histórico e Geográfico contou com intenso apoio de D. Pedro II, que presidiu mais de 500 de suas sessões. Empenhado na construção da “identidade nacional”, o Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, criou na poesia, na pintura, na literatura de ficção um mito a que se deu o nome de:

  1. Bandeirismo;
  2. Medievalismo;
  3. Ascetismo;
  4. Tropicalismo;
  5. Indianismo.

Resposta: E

Resolução: O Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, promoveu a criação de um mito literário chamado "Indianismo", que exaltava a figura do indígena como símbolo da identidade nacional brasileira. A obra "I-Juca Pirama" de Gonçalves Dias, citada no trecho, é um exemplo desse movimento literário que valorizava a cultura e os valores dos povos indígenas.

03. (UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.

Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Machado de Assis, principal escritor do Modernismo brasileiro, foi autor de várias obras que tiveram ampla aceitação popular, o que lhe proporcionou, inclusive, fama no exterior.
  2. As pinturas de Pedro Américo refletiam um tom romântico e nacionalista, retratando, inclusive, acontecimentos históricos pátrios.
  3. Aluísio de Azevedo, grande expoente do romantismo literário no Brasil, sofreu com a censura imperial, em relação a sua obra.
  4. Castro Alves, grande símbolo do chamado ‘mal do século’, foi autor de poesias que tiveram ampla repercussão nacional.
  5. A produção teatral de Artur de Azevedo era marcada por uma dramaturgia de conotações trágicas.

Resposta: B

Resolução: Pedro Américo foi um importante pintor do século XIX no Brasil, e suas obras frequentemente tinham um tom romântico e nacionalista. Um de seus trabalhos mais famosos é a pintura "Independência ou Morte", que retrata o momento da declaração da independência do Brasil por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga. Essa obra é um exemplo claro de como Pedro Américo abordou acontecimentos históricos nacionais em suas pinturas.

04. (UERJ) O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).

Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:

  1. clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
  2. grandeza territorial / integração racial das etnias
  3. extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
  4. natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

Resposta: D

Resolução: O romance "Iracema" de José de Alencar, que retrata um amor entre uma índia e um colonizador, e outras obras do período, como as pinturas de José Maria de Medeiros, contribuíram para a construção da identidade nacional do Brasil ao valorizar aspectos da natureza tropical do país e a herança cultural dos grupos nativos, como os povos indígenas.

05. (UFPE) Alguns movimentos intelectuais, inovações técnicas e científicas bem como obras artísticas literárias e políticas são considerados representativos do século XIX. A este respeito, analise as proposições a seguir.

( ) O Romantismo foi um movimento literário e artístico desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores, em oposição aos burgueses que passaram a dominar a nova sociedade.

( ) Gauss inventou o telégrafo elétrico; Braille criou um alfabeto para os deficientes visuais; e Daguerre desenvolveu trabalhos que possibilitaram o aparecimento da fotografia.

( ) Na literatura, alguns autores se colocaram contra as condições sub-humanas de trabalho, criando uma oposição ao Romantismo: Víctor Hugo ("Os Miseráveis"), Stendhal ("O Vermelho e o Negro") e Balzac ("A Comédia Humana").

( ) Na pintura, são nomes de expressão para o século XIX, Claude Monet e Renoir. Na escultura, Auguste Rodin e Camile Claudel.

( ) No Brasil, nomes como o de Joaquim Nabuco, abolicionista e monarquista, Machado de Assis, escritor, e Carlos Gomes, compositor, revelam para o mundo a expressão da cultura do Brasil.

  1. VVVFF
  2. VFVFV
  3. VVFVV
  4. FFVVV
  5. VVFFF

Resposta: C

Resolução: (V) O Romantismo foi, de fato, um movimento literário e artístico desenvolvido no século XIX. No entanto, a afirmação de que foi desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores em oposição aos burgueses não é precisa, pois o Romantismo abrangia uma variedade de perspectivas sociais e políticas.

(V) As inovações técnicas e científicas mencionadas, como o telégrafo elétrico por Gauss, o sistema Braille e o desenvolvimento da fotografia por Daguerre, são realmente atribuídas ao século XIX.

(F) As obras literárias mencionadas ("Os Miseráveis" de Victor Hugo, "O Vermelho e o Negro" de Stendhal e "A Comédia Humana" de Balzac) são exemplos do Realismo literário, que sucedeu ao Romantismo. Esses autores se concentraram em temas realistas e sociais, em contraste com a natureza emocional e subjetiva do Romantismo.

(V) Os nomes mencionados na pintura (Claude Monet e Renoir) e na escultura (Auguste Rodin e Camile Claudel) são de fato representativos do século XIX.

V) Os nomes de Joaquim Nabuco, Machado de Assis e Carlos Gomes estão corretamente associados ao século XIX e à expressão da cultura brasileira.

06. (Enem Libras) Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma

  1. descrição dramática da guerra.
  2. inclinação ao retrato nacionalista.
  3. estilização das revoltas populares.
  4. construção da identidade brasileira.
  5. representação das obras francesas.

Resposta: B

Resolução: A obra de Victor Meirelles retrata elementos do Romantismo brasileiro, que frequentemente buscava ressaltar aspectos nacionais, culturais e históricos. Nesse caso específico, a pintura de Meirelles aborda um tema histórico e nacionalista ao representar uma cena que remete à história do Brasil, mais precisamente à Independência, como parte do esforço romântico de construir uma identidade nacional por meio da arte.

07. (Unimontes) Veja a reprodução da tela A primeira missa no Brasil, obra de Victor Meirelles, representando a primeira celebração cristã em nossas terras realizada pelo padre lusitano Henrique de Coimbra, em 26 de abril de 1500.

Fazendo uma leitura dos elementos que compõem a tela, todas as alternativas estão corretas, EXCETO

  1. A tela dialoga com os interesses religiosos das campanhas de colonização ao representar os indígenas curiosos e atraídos pela celebração, demonstrando, assim, tendência natural para a conversão.
  2. O assombro de portugueses e indígenas frente à figura central e elevada da cruz simbolizava o temor a Deus que vem pela fé.
  3. A tela compõe certo imaginário civilizado do Brasil, representando o “batismo” da nação no encontro dos povos indígenas com os portugueses.
  4. A passividade atenta dos indígenas e a devoção dos portugueses simbolizam um contato sem conflito ou resistência, mediado pela fé.

Resposta: B

Resolução: As demais alternativas são corretas e descrevem características e interpretações válidas da obra "A primeira missa no Brasil" de Victor Meirelles, relacionadas ao contexto histórico, religioso e cultural representado na tela. A opção B é a única que está marcada como "EXCETO" e afirma incorretamente que a figura da cruz simboliza o temor a Deus que vem pela fé. A cruz na obra é um símbolo religioso que representa a fé cristã, e o seu posicionamento central e elevado é uma representação visual do destaque que a religião tinha nesse contexto de colonização.

08. (Unimontes) Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:

Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO

  1. Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
  2. Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
  3. A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
  4. Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.

Resposta: C

Resolução: As demais alternativas são corretas e fazem comparações relevantes entre as fotografias de Sebastião Salgado e a obra "A primeira missa no Brasil" de Victor Meirelles, relacionadas às diferenças na abordagem, no olhar e nos temas representados nas duas formas de arte. A opção C é a única que está marcada como "EXCETO" e afirma incorretamente que Salgado substitui a visão exótica de Meirelles por um olhar imparcial. Ambas as representações têm abordagens distintas e carregam interpretações culturais e contextos diferentes.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp