Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >Land Art (Arte da Terra)

Land Art (Arte da Terra)

Lista de 03 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Land Art (Arte da Terra) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Land Art (Arte da Terra).




01. (UEL) Leia o texto a seguir.

Quem examina com atenção a arte nos dias atuais confronta-se com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. Não parece haver nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas. Hoje, existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem garantir ao objeto acabado a sua aceitação como arte. Inversamente, parece, com frequência, que pouco se pode fazer para impedir que mesmo o resultado das atividades mais mundanas seja erroneamente compreendido como arte. Embora a pintura possa continuar sendo importante para muitos, ao lado dos artistas tradicionais há aqueles que utilizam fotografia e vídeo, e outros que se engajam em atividades tão variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas. Com a ampliação dos meios e procedimentos, os artistas contemporâneos encontram no meio urbano uma forma de problematização das instituições artísticas.

(Adaptado de: ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.IX.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. O significado de uma obra de arte não está necessariamente contido nela, no entanto pode emergir do contexto específico em que ela existe.

II. Profundas mudanças ocorreram na arte do Ocidente a partir da Pop Art e do Minimalismo. O pós-minimalismo inclui o conceitualismo, a Land Art, a Performance, a Body Art e as primeiras instalações.

III. Na arte conceitual, a ideia torna-se arte. O dado principal é o conceito; o artista desvincula-se da matéria e passa a lidar com a ideia. A importância da obra passa a ser a concepção do trabalho e não a materialização da sua ideia. Esse processo de arte transforma o espectador em integrante ativo.

IV. Na arte contemporânea, valoriza-se e prioriza-se o novo, o original na composição formal dos objetos de arte, como ocorria nos movimentos vanguardistas do modernismo.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta: D

Resolução:

I. Correto. O texto menciona que o significado de uma obra de arte pode emergir do contexto específico em que ela existe, o que demonstra a importância do contexto na compreensão da arte contemporânea.

II. Correto. O texto menciona as mudanças na arte do Ocidente, como a transição da Pop Art e do Minimalismo para o pós-minimalismo, que inclui várias práticas como o conceitualismo, a Land Art, a Performance, a Body Art e as primeiras instalações.

III. Correto. O texto descreve a natureza da arte conceitual, em que a ideia se torna a parte central da obra, e o papel ativo do espectador nesse processo.

IV. Incorreto. O texto não menciona a valorização do novo ou do original na composição formal dos objetos de arte na arte contemporânea. Em vez disso, ele discute a ampla diversidade de técnicas, materiais e práticas utilizados pelos artistas contemporâneos.

02. (Enem Digital 2020) Na obra Campo relampejante (1977), o artista Walter de Maria coloca hastes de ferro em espaços regulares, em um campo de 1600 metros quadrados no Novo México.

O trabalho faz parte do movimento artístico Land Art, que trata da

  1. constituição da cena artística marcada pela paisagem natural, modificada pela multimídia.
  2. ocupação de um local vazio sem função específica, passando a existir como arte.
  3. utilização de equipamentos tradicionais como suporte para a atividade artística.
  4. divulgação de fenômenos científicos que dialogam com a estética da arte.
  5. exposição da obra em locais naturais e institucionais abertos ao público.

Resposta: B

Resolução: A obra "Campo relampejante" de Walter de Maria, inserida no movimento artístico Land Art, consiste em colocar hastes de ferro em um campo vazio, sem uma função específica, transformando esse espaço em uma obra de arte. A Land Art envolve a criação de obras de arte diretamente na paisagem natural, muitas vezes modificando-a de forma temporária ou permanente, e explorando a relação entre arte, natureza e espaço.

03. (UEL) O movimento artístico da década de 1960 conhecido como “Land Art” (Arte da Terra) parte da conexão e integração entre arte e natureza, em que a natureza é, além de suporte, a criação artística.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o movimento Land Art, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Destaca a relação entre espaço e mundo, em que um se realiza através do outro; opõe-se à arte apresentada nos museus, criticando a indústria culturalearacionalidade formal.

( ) Enfatiza a grandeza e a efemeridade da arte na sua fusão com a natureza; os espaços das obras se comunicam e interagem uns com os outros.

( ) Utiliza objetos do cotidiano para a obra de arte comunicar e interagir no fazer artístico e baseia-se na relação entre a arte e o espaço limitado, fazendo deles o seu local de ocupação e produção.

( ) Traz a natureza como material e faz do espaço a arte, enfatizando os conceitos sobre ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

( ) Está ligado a uma estética baseada em sua bidimensionalidade circunscrita e na elaboração de obras que perduram por gerações.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência corret

  1. V, F, V, V, V.
  2. V, V, F, V, F.
  3. V, V, F, F, V.
  4. F, V, F, V, F.
  5. F, F, V, F, V.

Resposta: B

Resolução: A primeira afirmativa é verdadeira. O movimento Land Art destaca a relação entre espaço e mundo, critica a indústria cultural e busca uma conexão mais direta com a natureza.

A segunda afirmativa é verdadeira. O Land Art enfatiza a grandeza e efemeridade da arte na sua fusão com a natureza, e as obras muitas vezes interagem com o ambiente.

A terceira afirmativa é falsa. O uso de objetos do cotidiano não é uma característica central do Land Art. A ênfase está na natureza e na interação com o espaço natural.

A quarta afirmativa é verdadeira. O Land Art utiliza a natureza como material e enfatiza conceitos de ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

A quinta afirmativa é falsa. O Land Art não é baseado em bidimensionalidade circunscrita, mas sim em intervenções no espaço natural.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp