Home > Banco de Questões > História da Arte > Linguagens Artísticas >Carnaval

Carnaval

Lista de 04 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Carnaval com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Carnaval.




Observe a imagem e leia o texto para responder às questões.

Ela desatinou

Ela desatinou, viu chegar quarta-feira

Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando

E ela inda está sambando

Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias

Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando

Ela não vê que toda gente Já está sofrendo normalmente

Toda a cidade anda esquecida, da falsa vida,

da avenida

Onde Ela desatinou, viu chegar quarta-feira

Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando

E ela inda está sambando

Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias

Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando

Quem não inveja a infeliz, feliz

No seu mundo de cetim, assim

Debochando da dor, do pecado

Do tempo perdido, do jogo acabado.

BUARQUE, Chico. Ela desatinou. In: Todas as canções. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 210.

Tanto a pintura quanto a letra de música apresentadas

01. (UEG) Tanto a pintura quanto a letra de música apresentadas

  1. veiculam uma preocupação oriunda do universo do trabalho e da ordem.
  2. deixam-se pautar por uma abordagem estética da alegria e da festividade.
  3. explicitam a ideia de que o carnaval causa uma emoção sempre passageira.
  4. ironizam o contentamento dos que são felizes apenas em tempos de festa.
  5. abordam a vivência de pessoas que se negam a enfrentar o cotidiano.

02. (UEG) Em termos de construção, a letra da música de Chico Buarque apresenta rimas, o que lhe confere cadência e musicalidade.

Já na pintura,

  1. o trabalho com o ritmo ocorre a partir do retrato dos instrumentos musicais.
  2. a noção de profundidade se dá pelo retrato das vestimentas das mulheres.
  3. a noção de profundidade é desfavorecida pelo retrato do piso inclinado.
  4. a noção de profundidade é tributária do trabalho com a perspectiva.
  5. o trabalho com o ritmo é prejudicado pela representação dos arcos.

03. (UEG) Em termos imagéticos tem-se, na pintura e na letra da canção apresentadas, respectivamente, a representação do

  1. coletivo e do individual.
  2. individual e do grupal.
  3. individual e pictórico.
  4. pictórico e coletivo.
  5. grupal e pictórico.

04. (UEG) Embora tanto o poema-canção quanto a pintura apresentados se enquadrem como produções modernas, a pintura se constrói sob uma perspectiva

  1. neoclássica
  2. dadaísta
  3. futurista
  4. cubista
  5. realista

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp