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Arquitetura

Lista de 21 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arquitetura com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arquitetura.




01. (Univag) Analise a foto do palácio da Villa Valmarana, na Itália, obra do arquiteto Andrea Palladio.

A construção do século XVI apresenta características da arte

  1. românica, marcada pela religiosidade.
  2. gótica, marcada pela verticalidade.
  3. barroca, marcada pela exuberância.
  4. egípcia, marcada pela grandiosidade.
  5. greco-romana, marcada pela simetria.

02. (UEA) Os projetos da vila Maser, uma das mais belas da Itália no século XVI, são de Palladio, e os afrescos, de Veronese. A vila realiza, em todo o seu esplendor, a ideia de ordem segundo o grande arquiteto humanista, Palladio, para quem “a beleza resulta da forma e da correspondência entre o todo e as partes, e entre as partes entre si, e entre as partes e o todo, de forma que o edifício deve aparecer como um corpo inteiro e bem definido no qual cada membro convém aos outros e onde todos os membros são necessários às suas funções”.

(Lucette Valensi. Venise et la Sublime Porte, 1987. Adaptado.)

Palladio e Veronese são artistas do Renascimento italiano do século XVI.

A arquitetura de Palladio confere forma

  1. à noção da estética clássica, segundo a qual a beleza nasce das relações proporcionais de objetos compostos.
  2. à estética barroca, segundo a qual a beleza é intuitivamente produzida pelos artistas de gênio.
  3. à reflexão aristotélica sobre arte, segundo a qual as artes devem se afastar do mundo natural.
  4. à noção dialética, segundo a qual a beleza resplandece por contraste ao lado de figuras medonhas.
  5. à concepção de uma ontologia artística, segundo a qual os artistas inspirados pelos deuses adornam o universo.

03. (FCMSCSP) A imagem mostra uma construção

  1. barroca, caracterizada pelo contraste entre as formas e os elementos estéticos.
  2. românica, caracterizada pela predominância de materiais naturais, como madeira e pedra.
  3. gótica, caracterizada pela presença de arcos ogivais e linhas entrelaçadas.
  4. clássica, caracterizada pela recuperação de elementos estéticos greco-romanos.
  5. romântica, caracterizada pela combinação de elementos religiosos e elementos políticos.

04. (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras a seguir: Em qual das alternativas estão indicados os três estilos?

  1. O dório, o jônio e o coríntio.
  2. O sofista, o platônico e o socrático.
  3. O alexandrino, o maneirista e o barroco.
  4. O dório, o gótico e o alexandrino.
  5. O helênico, o romântico e o helenístico.

05. (Espm) "A Olimpíada de Atenas é a chance que os gregos pediram a Zeus para expor aos olhos do mundo, no curto espaço de 17 dias, uma queixa que já dura 2 séculos. A queixa é de furto. E diz respeito aos extraordinários frisos de mármore esculpidos por Fídias no Partenon - que está entre os 5 dos mais imponentes monumentos ainda preservados da Antiguidade clássica. Os mármores de Elgin, assim é chamada a preciosidade, duvidoso tributo ao homem que a surrupiou em 1836, e olimpicamente a despachou para casa - isto é, para a Inglaterra. Desde 1816 elas repousam no British Museum"

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

  1. Foi erguido nos tempos homéricos, estando sua construção descrita na Ilíada e na Odisseia;
  2. Foi um conjunto arquitetônico erguido durante o período arcaico, sendo sua construção descrita por Homero;
  3. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Péricles, no período clássico, com obras de Fídias, um dos maiores escultores daquele tempo;
  4. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Alexandre da Macedônia e representava o estilo grandioso da arquitetura helenística;
  5. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir pelos romanos, quando a região da Grécia sofreu forte influência da arquitetura dos etruscos.

06. (CEFET/PR) A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:

  1. a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;
  2. o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;
  3. a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
  4. a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;
  5. a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.

07. (Mackenzie)


As duas grandes civilações da Antiguidade, Grécia e Roma, construíram anfiteatros grandiosos, com enorme capacidade para abrigar seus frequentadores. Na Grécia, o Anfiteatro de Epidauro, construído em IV a.C e o Coliseu, construído em Roma, entre 72 e 80 d.C., são dois belos exemplos. Entretanto, mais do que apenas diferenças arquitetônicas, tais construções exemplificam as diferenças entre essas duas civilizações. Considere as afirmativas abaixo.

I. O Coliseu era, sobretudo, um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda civilização romana que, por meio de espetáculos de gladiadores, execuções e jogos, voltados para o entretenimento da população, desviava a atenção do povo dos problemas sociais e políticos.

II. O Teatro grego desempenhava um papel importante na cultura e no orgulho cívico, onde por meio de dois gêneros principais, a tragédia e a comédia, discutiam-se temas políticos e sociais, por vezes de forma satírica, levando o cidadão a uma reflexão sobre o mundo em que vivia.

III. Para a cultura greco-romana, a impor tância dos anf iteatros não residia somente na possibilidade de realizar as festas rurais, festivais artísticos ou espetáculos dirigidos ao povo. Nesses amplos espaços as decisões políticas eram tomadas pelos governantes com o apoio da população votante.

Assinale a assertiva correta.

  1. Somente a I está correta.
  2. Somente a I e II estão corretas.
  3. Somente a I e III estão corretas.
  4. Somente a II e III estão corretas.
  5. Todas estão corretas.

08. (UFN) Enquanto a concepção arquitetônica grega criava edifícios [templos religiosos] para serem vistos do exterior, a romana procurava criar espaços interiores. O Panteão, construído em Roma durante o reinado do imperador Adriano, é certamente o melhor exemplo dessa diferença. (GRAÇA PROENÇA. História da Arte. São Paulo: Ática, 2012. p. 46.)

A partir do texto e ilustração acima, considere as afirmativas a seguir.

I. A originalidade da civilização romana decorreu da sua capacidade de impor o domínio político sobre os povos do Mediterrâneo, sem estabelecer nenhum diálogo criativo com a cultura dos dominados.

II. Roma se caracterizou pelo pragmatismo e suas realizações se restringiram aos campos militar, político e jurídico, não produzindo nenhuma obra original nas áreas artística e cultural.

III. Na conquista de cidades e reinos do Mar Mediterrâneo, Roma soube assimilar e reconfigurar elementos muito diversos da cultura desses povos, como no caso da construção de prédios públicos.

IV. Os romanos souberam agregar à tradição artística grega novos elementos e criar tipos novos de templos religiosos, especialmente a partir da planta circular fechada por uma cúpula.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas III.
  2. apenas I e II.
  3. apenas II e III.
  4. apenas III e IV.
  5. I, II, III e IV.

09. (UEA) Os aquedutos, invenção romana do século I depois de Cristo, são reveladores de aspectos essenciais da cultura e do legado civilizacional do antigo Império Romano. Entre esses aspectos, destacam-se

(Aqueduto romano Pont-du-Gard, sul da França.)

  1. o caráter pouco prático das suas realizações e a ênfase acentuada nos elementos plásticos.
  2. os conhecimentos de engenharia e a associação de utilidade e beleza em suas construções.
  3. a imitação servil da construção grega e a falta de criatividade nas construções civis e militares.
  4. a fragilidade de suas construções e a natureza espiritual e religiosa de suas edificações.
  5. a ausência de funcionalidade de seus prédios e o desejo de provocar temor aos povos conquistados.

10. (FUVEST) (…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.

PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.

Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

  1. no processo de formação da urbe romana e de edificação de entradas defensivas contra invasões de povos considerados bárbaros.
  2. nas celebrações religiosas das divindades romanas vinculadas aos ritos de fertilidade e aos seus ancestrais etruscos.
  3. nas celebrações das vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.
  4. na edificação de monumentos comemorativos em memória das lutas dos plebeus e do alargamento da cidadania romana.
  5. nos registros das perseguições ao cristianismo e da destruição de suas edificações monásticas.

11. (UEMG)

Em 2014, foram comemorados os 200 anos da morte do criador das belíssimas peças em pedra sabão, uma das quais é apresentada na imagem acima, sendo a mesma de autoria do mais importante artista brasileiro do período colonial: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814). Ele nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, e antes dos 50 anos, foi acometido por uma doença degenerativa que atrofiava seu corpo. Mesmo assim, tornou-se um dos maiores mestres do Barroco no Brasil.

O Barroco teve terreno fértil para a expansão em Minas Gerais, pois

  1. o enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das Minas, conjugados com a intensa vida cultural ligada ao catolicismo, favoreceram o desenvolvimento desse estilo artístico na região.
  2. a pouca presença de protestantes na região, por causa da distância do litoral, fez com que não houvesse forte influência desse ramo religioso, deixando caminho livre para a expansão do Barroco, tão ligado ao catolicismo.
  3. fortaleceu-se com os altos investimentos feitos pelo governo português na região, já que por causa da produção aurífera, buscava-se fazer de Minas, e principalmente de Vila Rica, a referência americana para a Europa.
  4. a decadência da produção açucareira no Nordeste e a descoberta do ouro em Minas levaram os principais artistas da Colônia a migrarem para Vila Rica, em busca de financiamento para suas obras e apoio para novos empreendimentos.

12. (UFSM) A igreja de São Francisco (foto), construída em Ouro Preto no século XVIII, é um marco do barroco e da arquitetura brasileira. O contexto histórico que explica a realização dessa obra é criado pelo(a)

  1. crise do sistema colonial e eclosão das revoltas regenciais.
  2. deslocamento do centro administrativo da Colônia para a cidade de Ouro Preto.
  3. exploração econômica das minas de ouro e consolidação da agricultura canavieira.
  4. ciclo da mineração e decorrente diversificação do sistema produtivo.
  5. distanciamento em relação à autoridade colonial e consequente maior liberdade de expressão.

13. (UNESP) Observe a imagem.

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio em abril de 2019, é um exemplo da arquitetura

  1. gótica, expressa na verticalidade e no emprego de arcos e vitrais.
  2. românica, expressa no desenho do teto e da abóbada principal.
  3. clássica, expressa na composição simétrica e na presença de colunas dóricas.
  4. art nouveau, expressa na utilização de elementos geométricos decorativos.
  5. eclética, expressa no pastiche entre elementos barrocos e neoclássicos.

14. (Enem 2021) A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 1960 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios, Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.

CHAVES, D. Disponível em: www.veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010.

RODRIGUES, S. Acervo pessoal.

Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves, com a reprodução fotográfica de cadeiras e poltronas de Sérgio Rodrigues, verifica-se que os elementos da estética brasiliense

  1. aparecem definidos nas linhas retas dos objetos.
  2. expressam o desenho rebuscado por meio das linhas.
  3. mostram a expressão assimétrica das linhas curvas suaves.
  4. apontam a unidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação.
  5. surgem na simplificação das informação visuais de cada composição.

15.(Fuvest) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que:

  1. corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;
  2. aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo;
  3. surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;
  4. corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;
  5. foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

16. (UFAM PSC)

As imagens representam, respectivamente, o esboço das fachadas da catedral de Modena, na Itália e da catedral de Chartres, na França. Ao considerar as imagens, analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem 1 trata-se de um exemplo da arquitetura românica, surgida durante a Alta Idade Média na Europa Ocidental.

II. A imagem 2 exemplifica o estilo gótico, nascido na Europa entre os séculos XI e XII, em plena dinâmica do sistema feudal .

III. Os elementos góticos da imagem 2 são produtos de uma sociedade efervescente, em que novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio estão em ascensão.

IV. Na arte românica, representada pela figura 1 foram utilizados elementos tanto romanos e germânicos como também bizantinos, islâmicos e armênios, a fim de criar algo essencialmente original.

V. Tanto a imagem 1 como a imagem 2 evocam o poder da Igreja, cuja sólida organização centralizada e rigidamente hierarquizada dominou o medievo europeu. Assinale a alternativa correta:

  1. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
  2. Somente as afirmativas II, III e IV estão corre
  3. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
  4. Todas as afirmativas estão corretas
  5. Todas as afirmativas estão erradas

17. (UPE)

A arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que promoveu, entre os séculos XVIII e XIX, um retorno às formas da cultura greco-romana da Antiguidade. O neoclassicismo, que englobou também a literatura, a escultura e a pintura, buscava fazer uma oposição ao barroco e ao rococó, movimentos que privilegiavam o rebuscamento e a complexidade. Para os arquitetos da época, era o momento de trazer de volta as características das arquiteturas grega e romana, adequando-as à Idade Moderna.

O neoclassicismo coincide com a Revolução Francesa, ocorrida em 1789 e com a Revolução Industrial, trazendo mudanças que tiveram como pano de fundo o Iluminismo, movimento intelectual e filosófico que ficou conhecido como “século das luzes”. Com os pensadores iluministas, o interesse pelas obras do passado foi reacendido. [...]

O Brasil possui alguns teatros-monumento que nos mostram o quanto o período entre o século XIX e início do século XX foi importante para o desenvolvimento cultural do país. Eles são prova do quanto a população da época desejava se parecer com a Europa, principalmente com a França.

A cidade do Recife possui um teatro dessa época, motivo de muito orgulho para todos os pernambucanos: o Teatro de Santa Isabel. Além de ser um dos mais bonitos teatros do país, foi o primeiro e é até hoje o principal exemplo de arquitetura neoclássica de Pernambuco. Ele também testemunhou boa parte da vida do Recife nesses quase dois séculos de existência.

Durante sua história, o teatro foi usado para outros fins, não somente para apresentações teatrais. Já no seu primeiro ano de funcionamento, em 1850, foi palco de animados bailes de carnaval. Para que isso fosse possível, foi colocada uma grande estrutura de madeira sobre a plateia na altura do palco. A técnica foi repetida durante a visita de D. Pedro II, em 1859. O Teatro de Santa Isabel foi palco também de calorosos embates literários. Curiosamente, alguns dos mais famosos ocorreram entre Castro Alves e Tobias Barreto, na década de 1860, em defesa das atrizes Eugênia Câmara e Adelaide Amaral. Dizem que eles eram grandes amigos até se envolverem com as duas. Daí em diante viraram inimigos. [...]

Imagens e excertos coletados de: https://laart.art.br/blog/arquitetura-neoclassica e https://www.borapralacomigo.com.br/2015/10/teatro-desanta-isabel-recife.html. Acesso em 16 ago. 2021. Adaptados.

A partir da compreensão do conteúdo global do Texto, o leitor é autorizado a concluir que

  1. o estilo neoclássico do Teatro de Santa Isabel atende a um traço cultural predominante na sociedade brasileira da época de sua construção: a aspiração de parecer europeu.
  2. o Teatro de Santa Isabel foi palco privilegiado para a propagação do ideário neoclássico, com exibições artísticas de literatura, escultura e pintura, em franca oposição ao barroco e ao rococó.
  3. alguns teatros-monumento brasileiros testemunham a forte resistência da nossa cultura aos ideais neoclássicos e a adesão aos movimentos que privilegiavam o rebuscamento e a complexidade.
  4. o Teatro de Santa Isabel só passou a ser valorizado após o crescimento do movimento intelectual e filosófico desencadeado pelos iluministas, que renovaram o interesse pelas obras do passado.
  5. o Teatro de Santa Isabel é uma prova de que o Recife foi a capital brasileira de maior expressão do neoclassicismo, movimento que pretendeu retomar as arquiteturas grega e romana.

18. (Enem PPL 2013) A revolução estética brasiliense empurrou os designersde móveis dos anos 1950 e início dos 60 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).

A reportagem e a fotografia apresentam os móveis elaborados pelo artista Sérgio Rodrigues, com um estilo que norteou o pensamento de uma geração, desafiando a arte a

  1. evidenciar um novo conceito estético por meio de formas e texturas inovadoras.
  2. adaptar os móveis de Brasília aos modelos das escolas europeias do início do século XX.
  3. elaborar a decoração dos palácios da nova capital do Brasil com conceitos de linha e perspectiva.
  4. projetar para os palácios e edifícios da nova capital do Brasil a beleza do mobiliário típico de Minas Gerais.
  5. criar o mobiliário para a capital do país com base no luxo e na riqueza dos edifícios públicos brasileiros.

19. (UEL) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento. Em suas diversas manifestações, promovem exposição, documentação e preservação dos patrimônios naturais, culturais e científicos, os quais, ao longo do tempo, se transformaram em instituições sociais e educativas. São espaços de conhecimento e se destacam pela arquitetura executada em determinado contexto histórico, social e geográfico.

Com base nos conhecimentos sobre arte arquitetônica, relacione as figuras a seguir com suas respectivas características arquitetônicas.

(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas.

(B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética.

(C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais.

(D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. I-A, II-C, III-B, IV-D
  2. I-A, II-D, III-B, IV-C
  3. I-B, II-D, III-A, IV-C
  4. I-B, II-C, III-A, IV-D
  5. I-D, II-C, III-A, IV-B

20. (FGV-SP) Em 2019, foram celebrados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e os 100 anos de fundação, na Alemanha, da escola de arte e design Bauhaus, voltada para as relações entre arte e indústria. Essa dupla comemoração mostra a convergência entre arte e ciência.

A esse respeito, observe as imagens a seguir.

I Na exposição dedicada a Leonardo da Vinci, no Museu Galileu de Florença, um visitante observa o desenho de um poliedro vazado usado pelo artista para estudar a representação da tridimensionalidade.

II No Centro Georges Pompidou, em Paris, estão expostas as poltronas idealizadas, na década de 1920, por Marcel Breuer, arquiteto e designer da Bauhaus.

Em relação à atualidade do diálogo entre arte, ciência e tecnologia presente na obra de Leonardo da Vinci e da escola Bauhaus, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) Leonardo da Vinci buscou compreender a relação entre representação artística e perspectiva, de modo análogo às pesquisas atuais acerca de percepção visual e imagens em 3D.

( ) Marcel Breuer aplicou os princípios da criação artística à produção de mobiliário e enfrentou o problema ainda contemporâneo de relacionar lógica de fabricação industrial, funcionalismo e design.

( ) A atualidade das pesquisas de Leonardo da Vinci e dos princípios da Bauhaus reside no modo como repensaram a relação entre arte e tecnologia, traço marcante da nossa era industrial.

As afirmações são, respectivamente,

  1. V – F – V.
  2. V – F – F.
  3. F – V – V.
  4. V – V – F.
  5. V – V – V.

21. (UERJ) A cidade dos sonhos do arquiteto Le Corbusier teve enorme impacto em nossas cidades. Ele procurou fazer do planejamento para automóveis um elemento essencial do seu projeto. Traçou grandes artérias de mão única para trânsito expresso. Reduziu o número de ruas porque “os cruzamentos são inimigos do tráfego”. Manteve os pedestres fora das ruas e dentro dos parques. Essa visão deu enorme impulso aos defensores do zoneamento urbano e dos conceitos de superquadra. Não importava quão vulgar ou acanhado fosse o projeto, quão árido ou inútil o espaço, quão monótona fosse a vista, a imitação de Le Corbusier gritava: “Olhem o que eu fiz!”.

Adaptado de JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa a crítica de Jane Jacobs a um modelo urbanístico importante ao longo do século XX. A escritora defendia a mistura de usos no espaço urbano de forma a valorizá-lo e a fortalecer o convívio.

A cidade que apresenta o predomínio do padrão urbano criticado por Jane Jacobs é:

  1. Brasília
  2. Curitiba
  3. São Paulo
  4. Belo Horizonte

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