Home > Banco de Questões > História da Arte > Linguagens Artísticas >Afresco

Afresco

Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Afresco com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Afresco.




01. (Santa Casa) Observe as imagens.

As imagens mostram a mesma cena: a Anunciação.

Entre as diferenças das duas representações, é correto citar

  1. a imitação das formas naturais na iluminura e o intenso movimento das personagens no afresco.
  2. o significado religioso da iluminura e o gestual profano das personagens do afresco.
  3. a bidimensionalidade das figuras da iluminura e o emprego da técnica da perspectiva no afresco.
  4. o realismo antropocêntrico na iluminura e a disposição de tradicionais símbolos sagrados no afresco.
  5. a elevação e o ascetismo religiosos na iluminura e o materialismo irreligioso manifesto no afresco.

02. (FEMA)

Em relação à arte medieval, ao comparar as duas obras, observa-se que Giotto, pintor dos primórdios do Renascimento, apresenta as seguintes inovações:

  1. a representação realista das personagens e da cena, e a noção de profundidade na pintura.
  2. a noção de divindades desvinculadas dos dramas humanos e a representação das personagens dentro de normas fixas de composição, como a frontalidade.
  3. o retrato de gestos convencionais de luto das personagens e o desinteresse em representar a cena tal como teria acontecido.
  4. a apresentação das personagens retratadas na cena sem considerar tamanho, volume ou proporção e a ausência de movimento.
  5. a imitação de formas artísticas simbólicas e a representação das personagens chapadas contra o fundo da pintura.

03. (UFRN) O Vaticano inaugurou a nova iluminação do interior da Capela Sistina, que valoriza os detalhes de obras-primas da história da arte. Quando “O juízo final”, a parede de afrescos considerada a maior obra do humanismo, foi restaurada, há 20 anos, talvez o efeito obtido não fosse como o de hoje. Sete mil leds, com luz difusa e ao mesmo tempo intensa, permitem uma valorização sem precedentes das cores. (Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/10/vaticano-inaugura-nova-iluminacao-do-interior-da-capela-sistina.html.)

Patrimônio da humanidade, a obra de Michelangelo é um dos símbolos máximos do Renascimento.

Sobre o contexto histórico em que foi produzida essa obra, é correto afirmar que

  1. o artista retratou o resgate das culturas helenísticas, principalmente no que se refere às concepções mitológicas e politeístas.
  2. Michelangelo, o autor de “O juízo final”, manteve em sua obra-prima o princípio básico da arte renascentista: o teocentrismo.
  3. os humanistas preconizavam o estabelecimento de dogmas cristãos dissolvidos desde a expansão vertiginosa da Igreja Ortodoxa.
  4. a obra retrata ainda temas cristãos, retirados da Bíblia, mas contém o realismo, humanismo e naturalismo característicos da Renascença.

04. (Unip) Leia o texto a seguir:

“Oriundo da técnica de pintura sobre paredes úmidas. A sutileza desse trabalho é a realização do painel com a argamassa ainda molhada. A preparação inicial ocorria da seguinte forma: aplicava-se uma camada de cal na superfície e, em seguida, era coberta com gesso fino e bem liso. Com a adesão do pigmento à parede, essa combinação daria o efeito desejado. A especificidade da técnica se distingue com a pintura se incorporando à argamassa ao secar, tendo como efeito a impressão de uma película aplicada sobre o fundo.”

A técnica descrita no texto acima é o:

  1. Sfumato.
  2. Serigrafia.
  3. Litografia.
  4. Xiiografla.
  5. Afresco.

05. (UEA)

A pintura afresco de Ambroggio Lorenzetti, uma das mais importantes e características do Pré-Renascimento italiano, representa a vida cotidiana em um burgo medieval da Itália do século XIV. Atividades de lazer e de trabalho transcorrem pacificamente no interior dos muros da cidade. Observandose esse pormenor, algumas atividades econômicas podem ser identificadas no detalhe:

  1. indústrias de grande porte e salas amplas dedicadas ao comércio.
  2. formação de exércitos de mercenários e manufaturas de armas de fogo.
  3. trabalhos artesanais e chegada de produtos transportados por muares.
  4. fabricações de instrumentos musicais e escolas de alfabetização de crianças.
  5. tráfico de trabalho humano e sistema de transporte coletivo de pessoas.

06. (Santa Casa) Analise o afresco A escola de Atenas, elaborado entre 1509 e 1512 por Rafael Sânzio. A obra encontra-se no Palácio Apostólico do Vaticano, em Roma.

O afresco sintetiza princípios do Renascimento italiano, tais como

  1. a representação da arquitetura gótica e a expressão da espiritualidade cristã por meio da luz.
  2. a sugestão do espaço tridimensional em superfície plana e a ordem simétrica na distribuição das figuras.
  3. a visão pessimista da existência humana e a crise do catolicismo com os movimentos de contestação da autoridade papal.
  4. a ausência de realismo no desenho das figuras humanas e a desproporção entre os indivíduos e o espaço.
  5. a ruptura do mundo cristão com a cultura pagã e o surgimento de novas concepções sobre o conhecimento filosófico.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp