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Vanguardas

Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Vanguardas com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vanguardas.




01. (U. Paranaense) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:

I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.

II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.

III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.

IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.

  1. Somente as proposições I e II estão corretas.
  2. Somente as proposições II e III estão corretas.
  3. Somente as proposições I e III estão corretas
  4. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  5. Somente as proposições III e IV estão corretas.

02. (Unichristus) Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa. A obra acima, de Lasar Segall, procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano.

Essa informação e a observação da imagem levam a inferir que a obra de Segall mostra nítidas características do

  1. Futurismo.
  2. Cubismo.
  3. Dadaísmo.
  4. Expressionismo.
  5. Surrealismo.

03. (Unichristus) Nikolai Kasatkin era conhecido por suas pinturas de trabalhadores e de mineiros na bacia Donbas, na Ucrânia. Uma dessas obras é Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida. A mulher em pé olhando diretamente para o espectador chama a atenção para a vida sem esperanças e para a luta diária dos pobres.

Essa obra está vinculada à pintura

  1. surrealista, pois evidencia uma temática de forte caráter social e reflete a liberação do inconsciente do pintor, retratando o mundo dos sonhos.
  2. expressionista, pois segue todos os padrões da arte acadêmica, idealizando uma cena cotidiana desprovida de crítica social e de viés político.
  3. realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.
  4. impressionista, pois nega o compromisso social da arte, idealizando uma cena do cotidiano fortemente marcada por sombras pretas e cinzas.
  5. romântica, pois ressalta aspectos de um dado momento histórico por meio de uma cena comovente que busca idealizar o mundo e o ser humano.

04. (UNESP) A obra Paisagem italiana (1805), do pintor alemão Jakob Philipp Hackert (1737-1807), remete, sobretudo, ao ideário do

  1. Realismo.
  2. Romantismo.
  3. Arcadismo.
  4. Barroco.
  5. Naturalismo.

05. (UNIPAR) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:

I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.

II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.

III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.

IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.

Podemos afirmar que:

  1. Somente as proposições I e II estão corretas.
  2. Somente as proposições II e III estão corretas.
  3. Somente as proposições I e III estão corretas
  4. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  5. Somente as proposições III e IV estão corretas.

06. (UNIFESP) Tal vanguarda rompeu radicalmente com a ideia de arte como imitação da natureza, prevalecente na pintura europeia desde a Renascença. Seus principais adeptos abandonaram as noções tradicionais de perspectiva, tentando representar solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional. Múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente; as formas visíveis eram analisadas e transformadas em planos geométricos, que eram recompostos segundo vários pontos de vista simultâneos. Tal vanguarda era e dizia ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não óptico.

(Ian Chilvers (org). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)

Uma pintura representativa da vanguarda à qual o texto se refere está reproduzida em:

07. (C. U. CESMAC) Charles Baudelaire (1821-1867), escritor e critico de arte francês, declarou que a Arte Moderna não se definiria por sua temporalidade nem toda a arte criada no período moderno seria moderna. Apesar de não haver consenso entre os especialistas sobre a datação do movimento modernista, de modo geral, é aceito que ele se estendeu do final do século XIX até meados do século XX. Sua primeira vertente deu-se nas artes plásticas, a partir dos impressionistas. Também são considerados movimentos modernistas:

  1. o futurismo, o expressionismo e o cubismo.
  2. o dadaísmo, o surrealismo e o barroquismo.
  3. o fauvismo, o abstracionismo, a arte copta.
  4. o futurismo, a pop art, o paisagismo.
  5. o dadaísmo, o futurismo, o barroquismo

08. (UEL) A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.

  1. Fauvismo
  2. Dadaísmo
  3. Pop Art
  4. Futurismo
  5. Op Art

09. (UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

  1. O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
  2. O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
  3. O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
  4. O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
  5. O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.

10. (Unichristus) Observe esta obra.

Disponível em: https://www.google.com/search?q=eliseu+visconti+obras&tbm. Acesso em: 14 jul. 2020.

Nas obras dos artistas brasileiros da segunda metade do século XIX, as ideias que orientaram o Neoclassicismo aparecem de forma menos rígida. No final do século, os pintores nacionais começam a seguir novas direções, principalmente, os artistas que vão à Europa.

O pintor Eliseu Visconti representa essa nova direção na pintura, pois sua obra apresenta influência do

  1. Futurismo.
  2. Expressionismo.
  3. Cubismo.
  4. Impressionismo.
  5. Surrealismo.

11. (UNICENTRO) Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Sua carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova Iorque e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: "A noiva despida pelos seus celibatários", mesmo ou "O grande vidro".

Em sua biografia, ele é considerado como o pai do

  1. romantismo.
  2. impressionismo.
  3. expressionismo.
  4. dadaísmo.
  5. cubismo.

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