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Instalação

Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Instalação com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Instalação.




01. (UEG) Observe a imagem e leia o poema a seguir

A imagem possui elementos visuais que dialogam com o poema por apresentarem aspectos constitutivos com formato de

  1. quadriláteros
  2. retângulos
  3. losangos
  4. círculos
  5. linhas

02. (Enem 2017) A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a ERNESTO NETO. Dengo. 2010. MAM-SP. 2010

  1. participação do público na interação lúdica com a obra.
  2. distribuição de obstáculos no espaço da exposição.
  3. representação simbólica de objetos oníricos.
  4. interpretação subjetiva da lei da gravidade.
  5. valorização de técnicas de artesanato.

03. (Enem 2016) A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade. A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot.

Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado).

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque

  1. o projeto artístico acontece ao ar livre.
  2. o observador da obra atua como seu criador.
  3. a obra integra-se ao espaço artístico e botânico.
  4. as letras-vaso são utilizadas para o plantio de mudas.
  5. as mulheres da comunidade participam na confecção das peças.

04. (UEL) Analise a figura a seguir e responda a questão.

A obra “Lama Lâmina” (figura 1) apresenta uma leitura de interação entre ecologia ambiental e arte, resultando na escultura/instalação, em que os planos interior e exterior são elementos fundamentais.

Com base na obra e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. Utiliza a especificidade de relação entre o objeto artístico e o espaço arquitetônico, preservando a mensagem estética da escultura/instalação em que o objeto e o espaço são fundidos numa realidade significativa.

II. Apresenta uma escultura/instalação complexa que agrega procedimentos técnicos e manifestações artísticas no espaço. O trabalho é a essência da própria obra e a intenção do artista passa pelo contexto da arte conceitual.

III. Traz o espaço e seus elementos, como a máquina e a árvore, na composição escultórica, congelando um instante de instabilidade do movimento, de modo a relacionar espaço e forma com a ideia.

IV. Transmite noção de realismo, busca aproximar-se ao máximo da natureza e contém recursos e detalhes hiper-realistas, como a materialidade, cenários, objetos e a bidimensionalidade da matéria no espaço.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

05. (UEL) Analise as imagens e leia o texto a seguir.

A 11ª. Bienal de Artes Visuais do Mercosul, realizada em Porto Alegre em 2018, propôs um olhar sobre o Triângulo Atlântico que interliga os destinos da América, da África e da Europa, contando com trabalhos de artistas dos três continentes. Sônia Gomes (1948 - ), natural de Caetanópolis, MG, foi convidada com a obra Maria dos Anjos (2017-2018). A artista cresceu no universo dos tecidos, tendo sido criada pela avó, que a iniciou nas amarrações, nos trançados, na costura; depois, vivendo com o pai, aprendeu sobre a tecelagem. Dessa mistura, aliada ao seu fascínio pelos nós, torceduras e trabalhos dos africanos, que treinava no próprio corpo, nasceu sua produção que esbarra em questões de identidade racial em um elo com a vida da artista. Ela constrói seus trabalhos com o que é rejeitado, como diz, “com o que tem”, criando uma nova vida a partir de memórias afetivas. Em Maria dos Anjos, a artista junta a peça de um vestido de noiva doado, com costuras, amarrações e tecidos diversos.

Adaptado de: As mãos de ouro de Sonia Gomes. ufrgs.br/arteversa

Com base nas imagens, no texto e nos conhecimentos sobre arte, multiculturalismo e a relação entre obra e contexto, é correto afirmar que, para a produção de seu trabalho, a artista

  1. aproxima sua instalação de conhecimentos ligados às relações sociais dos fluxos migratórios pela rigidez das diversas materialidades que utiliza.
  2. lida com memórias e materializações intuitivas, constituídas de saberes ancestrais, cotidianos, pessoais e coletivos, exibindo rearranjos e reflexões.
  3. faz arte com determinadas materialidades, evocando o universo dos sonhos e das imagens mentais, resultado de seu trânsito por muitas regiões.
  4. propõe linhas de fuga táteis e orgânicas ao revisitar saberes clássicos, evidenciados por tais materialidades no espaço, rompendo a multiplicidade nacional.
  5. faz alusão aos saberes europeus utilizando as amarrações como um dado constitutivo em seu trabalho, representando, assim, a unidade entre as regiões.

06. (UEL) Analise as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão.

“Diva” (2020), da artista visual Juliana Notari, é uma instalação escultórica em concreto pintada em uma resina de vermelho ardente, medindo 33 metros de comprimento, 16 metros de largura e 6 metros de profundidade colocada na encosta de uma colina suave que torna a obra visível a grandes distâncias. “Diva” [...] está em consonância com obras que marcaram as grandes polêmicas dos últimos séculos. [...] Estamos pensando em “A Origem do Mundo”, a famosa pintura de Gustave Courbet de 1866 [...] exibida no Musée d’Orsay desde 1995, que mostra explicita e frontalmente o ventre e a virilha de uma mulher nua deitada em sua cama.

Adaptado de: //dasartes.com.br

A arte contemporânea, muitas vezes, estabelece relação com obras de outros períodos.

Com base no texto, na imagem da instalação escultórica e nos conhecimentos sobre história da arte e suas relações, assinale a alternativa correta.

  1. A arte constitui um campo de múltiplas relações com seu tempo, que perpassam o humano e cujos temas são retomados ao longo da história.
  2. As obras de arte contemporânea, com suas amplas possibilidades técnicas e matéricas, rompem com as questões abordadas pelas obras da tradição artística.
  3. Ao longo da história da arte, nota-se a manutenção de padrões estéticos que derivam das mesmas técnicas, sendo este o ponto de relação entre a produção do passado e a contemporânea.
  4. A relação técnica entre a arte contemporânea e a pintura do século XIX define as correspondências entre movimentos artísticos ao longo do tempo.
  5. Na contemporaneidade, é possível reconhecer grupos específicos de materiais com os quais se descartam os temas da tradição artística.

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