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Expressionismo

Lista de 13 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Expressionismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Expressionismo.




01. (UNESP) Expressionismo: Termo aplicado pela crítica e pela história da arte a toda arte em que as ideias tradicionais de naturalismo são abandonadas em favor de distorções ou exageros de forma e cor que expressam, de modo premente, a emoção do artista. Neste sentido mais geral, o termo pode ser aplicado à arte de qualquer período ou lugar que conceda às reações subjetivas um lugar de maior importância que à observação do mundo exterior.

(Ian Chilvers (org.). Dicionário Oxford de arte, 2007.)

De acordo com essa definição, pode ser considerada expressionista a obra:

02. (U. E. de Ciências da Saúde de Alagoas)

Em 19 de julho de 1937, foi aberta na cidade de Munique, na Alemanha, a exposição que marca o ápice da campanha pública do regime nazista contra a arte moderna: a mostra internacional Arte Degenerada. Organizada pelo presidente da Câmara de Artes Plásticas do Reich, Adolf Ziegler, a exposição reuniu cerca de 650 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e livros, provenientes de acervos de 32 museus alemães, consideradas artisticamente indesejáveis e moralmente prejudiciais ao povo pelo governo de Adolf Hitler. Os nazistas classificavam como “degenerada” (entartet) toda manifestação artística que insultasse o espírito alemão, mutilasse ou destruísse as formas naturais ou apresentasse, de modo evidente, “falhas” de habilidade artístico-artesanal. Em termos visuais, é degenerada toda obra de arte que foge aos padrões clássicos de beleza e representação naturalista, em que são valorizados a perfeição, a harmonia e o equilíbrio das figuras. Nesse sentido, a arte moderna, com sua liberdade formal de cunho fundamentalmente antinaturalista, é considerada em sua essência “degenerada”.

Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 6 nov. 2018 (adaptado).

A referida mostra incluía oito obras do artista austríaco Oskar Kokoschka, que integrou a vanguarda do expressionismo germânico no início do século XX. Após essa mostra, esse artista pintou seu autorretrato, obra que intitulou de Autorretrato de um artista degenerado.

Com isso, ele demonstrou que

  1. concordava com a exaltação dos cânones da beleza clássica pelo nazismo.
  2. assimilava os cânones da beleza clássica exaltados pelo partido nazista.
  3. criticava a exaltação dos cânones da beleza clássica pelo nazismo.
  4. propunha a releitura dos cânones da beleza clássica.
  5. negava os cânones da beleza clássica.

03. (Unichristus) Observe esta obra.

A obra Número 8, de Jackson Pollock, exemplifica um movimento artístico que buscou combinar a intensidade emocional com a arte não figurativa.

Esse movimento artístico é conhecido como

  1. Surrealismo abstrato.
  2. Dadaísmo.
  3. Cubismo analítico.
  4. Expressionismo abstrato.
  5. Neorrealismo abstrato.

04. (Unichristus) O EXPRESSIONISMO BRASILEIRO SEGUNDO ANITA MALFATI

A obra foi pintada durante a estada de Anita em Nova Iorque. É considerada um dos pontos altos da pintura.

O Expressionismo também está no olhar da retratada, uma vez que a deformidade dela nos indica uma deformidade da própria humanidade.

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Anita Malfatti, que nasceu em São Paulo e aí realizou seus primeiros estudos de pintura, teve grande importância nos fatos que antecederam o Movimento Modernista de 1922.

A histórica exposição de Anita Malfatti, de 1917, que provocou fortes críticas de Monteiro Lobato, apresentou inovações na pintura evidenciando a influência da(s)

  1. arte acadêmica francesa.
  2. arte neoclássica.
  3. arte barroca mineira.
  4. arte rupestre.
  5. vanguardas europeias.

05. (Unichristus) Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa. A obra acima, de Lasar Segall, procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano.

Essa informação e a observação da imagem levam a inferir que a obra de Segall mostra nítidas características do

  1. Futurismo.
  2. Cubismo.
  3. Dadaísmo.
  4. Expressionismo.
  5. Surrealismo.

06. (IFSudMinas) Examine a pintura de Cândido Portinari (“Retirantes”, 1944) para responder à questão.

Fonte: Disponível em: <http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/5927>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Considerando-se o tema apresentado na tela “Retirantes”, de Portinari, é CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.
  2. a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil.
  3. as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.
  4. influenciado pelo onirismo e pela fantasia, Portinari idealiza o retrato da família brasileira que permanece no campo.
  5. a obra artística revela um cenário harmonioso através do qual o bucólico e o pastoril acompanham o estado de espírito das personagens.

07. (Unichristus) Texto para a questão.

Edward Munch (1863-1944), artista norueguês, representa a opressão e a ansiedade do trabalhador: são rostos pálidos, com olhares perdidos e, tal como fantasmas, retornam à noite para casa.

A arte de Munch, na visão de Karl Marx, representa

  1. uma crítica otimista do trabalho como produção de riqueza.
  2. uma visão clássica da classe camponesa explorada pelo senhor.
  3. um olhar denunciador do trabalho como mercadoria.
  4. uma denúncia da exploração da mão de obra infantil nas fábricas.
  5. a visão do operário do século XIX como agente produtor de riqueza.

08. (Enem 2019)

Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na

  1. apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
  2. reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte.
  3. simplificação dos traços da composição pictórica.
  4. contraposição de linguagens artísticas distintas.
  5. crítica ao advento do abstracionismo.

09. (Enem 2017) Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.

GOELDI, O. Sem título. Bico de pena, 29,4 x 24 cm. Coleção Ary Ferreira Macedo, circa 1940. Disponível em: https://revistacontemporartes.blogspot.com.br. Acesso em: 10 dez. 2012. .

TEXTO II

Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.

ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).

O gravador Oswaldo Goeldi recebeu influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de

  1. Alfredo Kubin, representante do Expressionismo. Sonho e desarranjo. Alfred Kubin. Alfredo Kubin, representante do Expressionismo. Sonho e desarranjo. Alfred Kubin.
  2. Henri Matisse, representante do Fauvismo. Bailarina deitada, Henri Matisse Henri Matisse, representante do Fauvismo. Bailarina deitada, Henri Matisse
  3. Diego Rivera, representante do Muralismo. Mineiro, Diego Rivera Diego Rivera, representante do Muralismo. Mineiro, Diego Rivera.
  4. Pablo Picasso, representante do Cubismo. Retrato de Igor Stravinsky, Pablo Picasso. Pablo Picasso, representante do Cubismo. Retrato de Igor Stravinsky, Pablo Picasso.
  5. René Magritte, representante do Surrealismo. Os amantes, René Magritte. René Magritte, representante do Surrealismo. Os amantes, René Magritte.

10. (Enem 2009, 3ª aplicação) Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo.

Na série de pinturas apresentada, Portinari:

  1. valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular.
  2. representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu.
  3. revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil.
  4. apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação.
  5. apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte.

11. (Unichristus) O caráter trágico presente na obra Minha mãe morrendo, de Flávio de Carvalho, evidencia a existência de um viés

  1. cubista.
  2. dadaísta.
  3. expressionista.
  4. futurista.
  5. surrealista.

12. (UEG) Leia o soneto e observe a imagem a seguir para responder à questão.

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.

MORAES, Vinícius de. Soneto da separação. In: Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.177.

Nota-se, tanto no poema quanto na pintura apresentados, o retrato de um sentimento de

  1. angústia
  2. arrependimento
  3. contentamento
  4. êxtase
  5. recato

13. (Fuvest) Esta imagem é a reprodução de

  1. uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
  2. um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
  3. uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
  4. um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
  5. uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.

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