Sistema Prisional

Lista de 02 exercícios de Sociologia com gabarito sobre o tema Sistema Prisional com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.




01. (FACASPER) É recorrente o tema da crise do sistema penitenciário brasileiro. Uma de suas últimas expressões foi a rebelião no presídio de Altamira, no estado do Pará, que registrou mais de 60 mortos e é considerada o maior massacre prisional desde o ocorrido na penitenciária do Carandiru, na cidade de São Paulo, em 1992.

No tocante a essa questão, é incorreta a seguinte afirmação:

  1. Atualmente, com o progressivo aumento do número de presos no país, o Brasil já atingiu a marca de ter a segunda maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
  2. A falta de condições adequadas de incentivos como trabalho e estudo faz com que os presídios brasileiros deixem de cumprir sua função de ressocialização.
  3. Um dos problemas dos presídios está relacionado a lotação acima da capacidade de infraestrutura, o que faz com que as celas contem com muitas pessoas em condições de falta de higiene, assistência médica e outros direitos básicos da condição de dignidade humana.
  4. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, cerca de 41,5% das pessoas detidas são presos provisórios, isto é, que não foram julgados e condenados.
  5. Ainda que os homens sejam maioria no sistema prisional brasileiro, ocorre um crescente aprisionamento de mulheres, sobretudo acusadas por tráfico.

Resposta: A

Resolução: O Brasil é o terceiro lugar, não segundo.

02. (UNIFOR) A frase “Paz, Justiça e Liberdade” foi escrita por detentos do campo de futebol do antigo complexo Penitenciário do Carandiru no ano de 2001 e em outros presídios em situação de rebelião à época, sendo ainda na atualidade lema de facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital)

A frase “Paz, Justiça e Liberdade” foi escrita por detentos do campo de futebol do antigo complexo Penitenciário do Carandiru no ano de 2001 e em outros presídios em situação de rebelião à época, sendo ainda na atualidade lema de facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital). Tal fenômeno coloca várias questões e atores em cena: sistema prisional brasileiro, Estado e segurança pública.

Sobre a situação carcerária no Brasil e as organizações criminosas do país, pode-se afirmar que

  1. o controle do tráfico de drogas no Brasil por facções criminosas é bastante reduzido.
  2. com a prisão do líder Marcos Willians Herbas Camacho (Marcola), o Estado brasileiro controlou o Comando Vermelho (CV).
  3. os “Salves” (informes emitidos à sociedade pela cúpula das facções) ocorrem em acordo com o Estado brasileiro.
  4. detentos, quando faccionados, recebem proteção e segurança dentro do cárcere por membros das facções.
  5. no estado do Ceará, há seis unidades prisionais em funcionamento e uma população carcerária estimada de cinco mil pessoas.

Resposta: D

Resolução: Muitas vezes, detentos que fazem parte de facções criminosas podem receber proteção e segurança dentro do sistema carcerário por membros da mesma facção. Isso ocorre como parte da hierarquia e organização das facções, que procuram manter o controle e a ordem dentro das prisões, muitas vezes oferecendo proteção aos membros que compartilham das mesmas afiliações. É uma dinâmica complexa que pode afetar as relações dentro das prisões.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp