Filosofia Antiga

Lista de 17 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Filosofia Antiga:s Filosofia Grega Clássica (Sócrates, Platão e Aristóteles) e a Filosofia Helenística (Estoicismo, Pirronismo e Ceticismo). com questões de Vestibulares.


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01. (FATEC SP) Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real.

A grande preocupação socrática era:

  1. interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.
  2. compreender as causas primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.
  3. o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
  4. fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.
  5. mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.

Resposta: C

Resolução: Sócrates acreditava que a verdadeira sabedoria não poderia ser ensinada, mas sim, despertada. Ele acreditava que cada pessoa já possuía o conhecimento dentro de si e que sua função era apenas ajudar a trazer isso à tona. A ironia e a maiêutica eram métodos que ele utilizava para fazer com que seus interlocutores questionassem suas crenças e conhecimentos, a fim de chegar a uma compreensão mais profunda e verdadeira. Esta abordagem deu origem à filosofia socrática, que ainda é estudada e influencia a filosofia até hoje.

02. (Unespar) Aristóteles foi um dos pensadores mais importantes da história da filosofia no Ocidente, tanto por sua contribuição para a própria filosofia quanto para as ciências, que partiram de muitas questões apresentadas pelo filósofo para desenvolver suas investigações. Ele deixou duas obras dedicadas aos problemas das ciências práticas: Ética a Nicomaco e A Política. É de conhecimento de todos que, mesmo tendo sido aluno de Platão, Aristóteles construiu seu próprio pensamento e que, muitas vezes, apresentou ideias contrárias às de seu mestre. Um exemplo disso é sua Ética a Nicomaco. Marque a alternativa que melhor caracteriza a obra aristotélica.

  1. Trata-se de uma ética baseada no comportamento dos animais;
  2. Trata-se de uma ética baseada na lógica e, portanto, defende que as ações são consequências do pensamento;
  3. Trata-se de uma ética pautada nas virtudes que o homem tem por natureza e naquelas que ele desenvolve ao longo da sua vida;
  4. Trata-se de uma ética fundamentada nos valores aristocráticos da sociedade grega da época;
  5. Trata-se de uma ética experimental e, portanto, resultante das experiências que o homem faz, enquanto animal político.

Resposta: C

Resolução: Ética a Nicomaco de Aristóteles é caracterizada como uma ética pautada nas virtudes que o homem tem por natureza e naquelas que ele desenvolve ao longo da sua vida. Aristóteles acreditava que a virtude é o meio termo entre dois extremos, o excesso e a deficiência. A virtude ideal é alcançada quando o indivíduo encontra o equilíbrio certo entre esses dois extremos. Ele argumenta que as virtudes morais são adquiridas através da prática e do hábito, e que o objetivo da vida é alcançar a felicidade, que é alcançada através da realização da virtude.

03. (UFPEL-RS) A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil, o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para a vida do cidadão.

Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver executando trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes). Estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais. Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.

ARISTÓTELES (384-322 a. C.). Política [Adapt.].

Esta ideologia foi produzida na (o)

  1. Período Homérico e manifesta o pensamento burguês em relação a todas as classes sociais.
  2. Império Romano e apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados Unidos da América.
  3. Antiga Grécia e reflete o preconceito – em relação às atividades manuais – também presente ao longo da história da sociedade brasileira.
  4. Período Arcaico, em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as expansões colonialistas modernas.
  5. Idade Antiga, mas foi eliminada, após a Revolução Francesa, pela filosofia liberal.

Resposta: C

Resolução: Sim, a ideologia apresentada foi produzida na Antiga Grécia e reflete o preconceito em relação às atividades manuais que estava presente na sociedade da época. Aristóteles defendia a ideia de que os cidadãos devem ser os homens livres, não os escravos, e que as atividades políticas e o desenvolvimento das qualidades morais só podiam ser alcançados com o ócio, e não com trabalhos manuais ou agrícolas. Isso reflete uma visão elitista da sociedade e a valorização de certos tipos de trabalho e vida sobre outros.

04. (UESPI) “De tal modo nossa cidade se distanciou dos outros homens, no que toca ao pensamento e à palavra, que os seus alunos se tornaram mestres dos outros, e o nome de Gregos já não parece ser usado para designar uma raça, mas uma mentalidade, e chamam-se Helenos mais os que participam na nossa cultura do que os que ascendem a uma origem comum.

(Apud Figueira, Divalte G. História. São Paulo: Ática, 2000. p. 53).

Pensando o conjunto do legado cultural da Antiguidade Clássica ao ocidente, a leitura desse trecho atribuído a Sócrates, permite afirmar acertadamente o seguinte, EXCETO:

  1. Os gregos transformaram-se de tribo nômade em nação sedentarizada.
  2. O ser grego ou heleno é como ser sinônimo de uma certa forma de pensar.
  3. A cultura filosófica grega fixou e desenvolveu suas raízes de tal maneira e perenidade que no ocidente dos séculos seguintes essa herança se tornou fundamental.
  4. A invenção da cidade grega é, em certo sentido, a invenção da própria ideia contemporânea de república e de democracia.
  5. A força e transcendência das ideias sistematizadas pelos gregos antigos era percebida por eles próprios em face do mundo então conhecido.

Resposta: A

Resolução: O trecho em questão fala sobre a cultura grega e sua influência no pensamento e na palavra. Ele aponta que a cidade grega se distanciou tanto das outras que seus alunos se tornaram mestres dos demais, e o nome "grego" já não é usado para designar uma raça, mas sim uma mentalidade.

05. (Unespar) Um dos textos mais importantes da história da filosofia que trata do tema da moral e da ética é a Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Nesta obra, o pensador analisa a natureza e o caráter das ações humanas e, ao final, sugere que há um bem supremo, que é a finalidade última das ações humanas. Este bem supremo é:

  1. A virtude;
  2. A justiça;
  3. A felicidade;
  4. A liberdade;
  5. O meio termo.

Resposta: C

Resolução: De acordo com Aristóteles, a finalidade última das ações humanas é a felicidade, que é o bem supremo. Na Ética a Nicômaco, ele argumenta que a felicidade é o objetivo a ser alcançado pelo ser humano e que a virtude, a justiça e outras virtudes humanas são meios para alcançá-la.

06. (UEPA) Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor.

Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.

CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17

Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:

  1. oligarquia
  2. república
  3. democracia
  4. monarquia
  5. plutocracia

Resposta: C

Resolução: Claro! Platão foi um filósofo grego da antiguidade que escreveu vários diálogos filosóficos, incluindo "A República". Em seus escritos, Platão criticou a democracia, argumentando que a massa popular é por natureza suscetível às paixões, aos interesses passageiros e à lisonja. Além disso, ele argumenta que as discussões na Assembleia são apenas disputas baseadas em opiniões subjetivas e inconsistentes, e que essas opiniões não podem ser confiáveis. Portanto, ao confiar o poder à massa popular, seria aceitar a tirania de seres incapazes de reflexão e rigor. Com base nestas afirmações, podemos concluir que Platão criticou a democracia.

07. (UFPE) Os gregos construíram reflexões importantes para a formação do pensamento ocidental, contribuindo para compreender o mundo e a sua complexidade.

Sócrates, um dos seus filósofos mais conhecidos:

  1. defendeu a existência da democracia e a organização de uma Assembleia Popular para definir o governo ateniense.
  2. polemizou com os filósofos sofistas que defendiam princípios religiosos diferentes dos princípios gregos.
  3. teve muitas das suas teorias incorporadas ao pensamento idealista de Platão, outro grande pensador grego.
  4. foi contra as reformas políticas defendidas por Aristóteles, pois era favorável à existência de um governo democrático.
  5. propagou a necessidade do fortalecimento militar de Atenas, para evitar os ataques dos inimigos asiáticos.

Resposta: C

Resolução: Sócrates foi um dos filósofos mais conhecidos da Grécia Antiga. Ele não escreveu nenhum livro, mas suas reflexões e debates foram relatados por seu discípulo Platão em várias obras. De acordo com a opção C, Sócrates teve muitas de suas teorias incorporadas ao pensamento idealista de Platão, outro grande pensador grego.

08. (UNESP) O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio.

O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam como se pensassem, mas se os interrogarmos sobre o que dizem (…) dão a entender somente uma coisa, sempre a mesma (…) E quando são maltratados e insultados, injustamente, têm sempre a necessidade do auxílio de seu autor porque são incapazes de se defenderem, de assistirem a si mesmos.

Platão, Fedro ou Da beleza. São Paulo; Guimarães, 1998

Nesse fragmento, Platão compara o texto escrito com a pintura, contrapondo-os à sua concepção de filosofia.

Assinale a alternativa que permite concluir, com apoio do fragmento apresentado, uma das principais características do platonismo.

  1. A forma de exposição da filosofia platônica é o diálogo, e o conhecimento funda-se no rigor interno das argumentações, produzido e comprovado pela confrontação dos discursos
  2. O platonismo se vale da oratória política, sem compromisso filosófico com a busca da verdade, mas dirigida ao convencimento dos governantes das Cidades
  3. Platão constrói o conhecimento filosófico por meio de pequenas sentenças com sentido completo, as quais, no seu entender, esgotam o conhecimento acerca do mundo
  4. O discurso platônico tem a mesma natureza do discurso religioso, pois o conhecimento filosófico modifica-se segundo as habilidades e a argúcia dos filósofos
  5. A poesia rimada é o veículo de difusão das ideias platônicas, sendo a filosofia uma sabedoria alcançada na velhice e ensinada pelos mestres aos discípulos

Resposta: A

Resolução: No fragmento, Platão critica a natureza estática e inerte da escrita, ao compará-la com a pintura, e destaca a necessidade de um interlocutor que possa questionar e debater o conhecimento. Essa concepção está de acordo com a forma de exposição da filosofia platônica, que se dá através do diálogo e do debate, e onde o conhecimento é produzido e comprovado pelas argumentações.

09. (UEG-GO) A Grécia foi o berço da filosofia, destacando-se pela presença dos filósofos que pensaram o mundo em que viveram utilizando a ferramenta da razão. O período da história grega e o filósofo que afirmou que “só sei que nada sei” foram respectivamente o

  1. período pós-clássico e Sócrates.
  2. período helenístico e Platão.
  3. período clássico e Sócrates.
  4. período clássico e Platão.

Resposta: C

Resolução: O período clássico na Grécia foi marcado por grandes desenvolvimentos na arte, literatura, política e filosofia, e Sócrates é considerado um dos filósofos mais influentes desse período. Ele é conhecido por sua frase famosa "só sei que nada sei", que resume sua abordagem filosófica baseada na busca da verdade e do conhecimento por meio do questionamento e da reflexão crítica.

10. (UEG-GO) O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política levou os filósofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar

  1. a democracia racional, defendida por Demócrito
  2. a oligarquia comercial, defendida por Sócrates
  3. a aristocracia rural, defendida por Heráclito
  4. o governo de filósofos, defendido por Platão

Resposta: D

Resolução: A alternativa correta é a letra D, o governo de filósofos, defendido por Platão. Em sua obra "A República", Platão defende a ideia de que o Estado ideal seria governado por filósofos, já que somente eles possuem o conhecimento necessário para tomar decisões justas e adequadas à sociedade. Essa ideia é uma das mais conhecidas do pensamento platônico.

11. (UEL-PR) De acordo com Aristóteles, a vida consagrada ao ganho, que tem como fim a riqueza, não é a vida feliz. Portanto, a vida consagrada ao ganho identifica erroneamente o que é o bem ou a felicidade.

(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 12.)

Qual a principal razão invocada por Aristóteles para rejeitar a vida que tem como fim último a riqueza?

  1. A vida consagrada ao ganho é apenas um meio e não um fim em si mesmo.
  2. O acúmulo de bens exteriores representa uma agressão à natureza.
  3. A busca de riqueza é um fim acalentado por indivíduos mesquinhos e egoístas.
  4. A vida consagrada ao ganho é modo de vida típico do capitalismo.
  5. A riqueza torna as pessoas escravas do dinheiro e, portanto, infelizes.

Resposta: A

Resolução: De acordo com Aristóteles, a vida consagrada ao ganho é apenas um meio e não um fim em si mesmo. Portanto, essa forma de vida identifica erroneamente o que é o bem ou a felicidade, pois busca apenas satisfazer as necessidades materiais, sem considerar outras dimensões da vida, como a virtude, a amizade, a contemplação e a realização pessoal. Para Aristóteles, a felicidade é encontrada na vida virtuosa, na qual a pessoa age de acordo com a razão e a moral, e alcança a plenitude da sua natureza humana.

12. (Ueg) Em meados do século IV a.C., Alexandre Magno assumiu o trono da Macedônia e iniciou uma série de conquistas e, a partir daí, construiu um vasto império que incluía, entre outros territórios, a Grécia. Essa dominação só teve fim com o desenvolvimento de outro império, o romano. Esse período ficou conhecido como helenístico e representou uma transformação radical na cultura grega. Nessa época, um pensador nascido em Élis, chamado Pirro, defendia os fundamentos do ceticismo. Ele fundou uma escola filosófica que pregava a ideia de que:

  1. seria impossível conhecer a verdade.
  2. seria inadmissível permanecer na mera opinião.
  3. os princípios morais devem ser inferidos da natureza.
  4. os princípios morais devem basear-se na busca pelo prazer.

Resposta: A

Resolução: De acordo com as ideias de Pirro, o ceticismo defendia que era impossível alcançar a certeza absoluta sobre qualquer coisa e que a verdade devia ser questionada constantemente.

13. (ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a frequentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.

Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.

(Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)

O texto refere-se ao pensador grego:

  1. Protágoras.
  2. Anaxágoras.
  3. Sócrates.
  4. Aristóteles.
  5. Heráclito.

Resposta: D

Resolução: Ele nasceu em Estagira no norte da Grécia em 384 a.C. e passou a frequentar a Academia de Platão aos 18 anos, acompanhando as lições dele durante duas décadas. Aristóteles era um homem de grande fortuna e cercou-se de livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo conhecido como "O Leitor" por Platão. Ele foi convidado por Felipe para ser o educador de Alexandre aos 41 anos, mas após a ascensão de Alexandre ao trono em 336 a.C., retornou para Atenas e fundou o Liceu, uma escola de ginásio localizada na parte leste da cidade. A escola de Aristóteles era conhecida como peripatética, ou escola dos passeadores, porque ele dava aulas passeando pelos jardins.

14. (Uenp) Julgue as afirmações sobre a filosofia helenista.

I. É o último período da filosofia antiga, quando a polis grega desaparece em razão de invasões sucessivas, por persas e romanos, sendo substituída pela cosmopolis, categoria de referência que altera a percepção de mundo do grego, principalmente no tocante à dimensão política.

II. É um período constituído por grandes sistemas e doutrinas que apresentam explicações totalizantes da natureza, do homem, concentrando suas especulações no campo da filosofia prática, principalmente da ética.

III. Surgem nesse período a filosofia estoica, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. Todas elas.
  2. Apenas I e II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas II e III.
  5. Apenas I.

Resposta: A

Resolução: A afirmativa I é correta, pois a filosofia helenística surge no período final da filosofia antiga, quando a polis grega desaparece devido às invasões sucessivas por persas e romanos, sendo substituída pela cosmopolis, uma categoria de referência que alterou a percepção de mundo dos gregos, especialmente no que diz respeito à dimensão política.

A afirmativa II também é correta, pois a filosofia helenística é caracterizada por grandes sistemas e doutrinas que apresentam explicações totalizantes da natureza e do homem, concentrando suas especulações no campo da filosofia prática, principalmente da ética.

Enquanto a afirmativa III é correta, pois surgiu na filosofia helenística as correntes filosóficas estóica, epicurista, cética e neoplatonista.

15. (UESPI) É inegável a contribuição de Aristóteles para a filosofia ocidental. Conviveu com Platão durante vinte anos, mas se destacou pela amplitude da sua obra.

Aristóteles:

  1. defendeu uma sociedade política democrática, governada por filósofos.
  2. não concordou com a teoria platônica do mundo das ideias.
  3. criticou os sofistas, defendendo o relativismo moral.
  4. era contra a escravidão, defendendo a cidadania para todos.
  5. não conseguiu formular um pensamento original, devido às suas concepções idealistas.

Resposta: B

Resolução: Aristóteles foi um dos mais influentes pensadores da Grécia Antiga e, ao contrário de Platão, não acreditava no mundo das ideias. Em vez disso, ele acreditava que o conhecimento era adquirido através da observação e da experiência, e que as coisas eram conhecidas através de suas características e propriedades. Além disso, Aristóteles também defendeu uma sociedade política composta por cidadãos livres e não escravos, mas não era a favor de uma democracia governada por filósofos.

16. (Ufsj) Sobre o ceticismo, é CORRETO afirmar que

  1. os céticos buscaram uma mediação entre “o ser” e o “poder-ser”.
  2. o ceticismo relativo tem no subjetivismo e no relativismo doutrinas manifestamente apoiadas em seu princípio maior: toda interatividade possível.
  3. Protágoras (séc. V a.C.), relativista, afirmou que “o Homem só entende a natureza porque o conhecimento emana dela e nela se instala”.
  4. Górgias (485-380 a.C.) e Pirro (365-275 a.C.) são apontados como possíveis fundadores do ceticismo absoluto.

Resposta: D

Resolução: Górgias e Pirro são apontados como possíveis fundadores do ceticismo absoluto, ou seja, a corrente filosófica que questiona a capacidade humana de conhecer a verdade e chegar a certezas. Eles defendiam que o conhecimento é impossível e que a verdade é relativa ao indivíduo.

17. (Ufsj) Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que

  1. o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.
  2. os sofistas afirmavam a normatização e verdades universalmente válidas.
  3. Platão, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.
  4. Sócrates repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os homens.

Resposta: A

Resolução: De fato, o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência. O estoicismo pregava que a verdadeira virtude estava no autocontrole e na aceitação serena dos acontecimentos da vida, independentemente de sua natureza, pois tudo é determinado pelas leis do universo e é necessário para o seu funcionamento.

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