Positivismo

Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Positivismo (Auguste Comte) com questões de Vestibulares.


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O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu em França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX. Wikipédia






01. (UNEB) As palavras que ficam no centro da bandeira do Brasil são conhecidas de todos. Mas nem sempre se sabe de onde elas vêm. “Ordem e Progresso” é o lema do positivismo, escola sociológica fundada por Auguste Comte (1798–1857), no século XIX, na França. O positivismo teve seus adeptos entre os republicanos brasileiros, sobretudo militares, que conseguiram deixar seu lema bordado de verde, amarelo, azul e branco. Desde então, algumas ideias positivistas tornaram-se dominantes no Brasil, presentes não apenas nos cérebros e nas ações dos donos do poder, mas também aceitas e praticadas inconscientemente pela maioria da população, a ponto de integrarem o senso comum – entendido como ideias gerais incorporadas por quase todos, de modo que quem diverge aparece como exceção, destoa do conjunto. (RIDENTE. 2011. p. 9).

RIDENTI, Marcelo. Política para que? 13 ed., São Paulo: Atual. 2011.

O positivismo influenciou diversos eventos históricos, tanto na Europa do século XIX quanto no Brasil, como se pode inferir

  1. nos ideais políticos dos jacobinos, durante o processo da Revolução Francesa, defensores de manutenção da ordem aristocrática como elemento para a garantia do progresso francês, fundamental para a democratização da sociedade e o progresso econômico da nação.
  2. no processo de colonização africana que, sustentada pelo princípio do multiculturalismo, buscava a integração cultural entre os povos europeus e os africanos como elemento de estabelecimento da dominação política harmoniosa e pacífica.
  3. na imposição do modelo civilizatório branco, europeu e cristão, considerado superior, associado à perseguição às manifestações dos grupos afro-indígenas, vistos como culturalmente atrasados, e que também contribuiu para a eclosão da Revolta da Vacina no Brasil.
  4. nas concepções marxistas e leninistas, presentes no Partido Bolchevista russo, durante o processo revolucionário de 1917, defensoras de uma aliança de classe entre o proletariado e a burguesia para a derrubada do regime czarista e a transição pacífica ao socialismo.
  5. no desenvolvimento do espírito nacionalista e republicano defendido por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, que o via como elemento fundamental para o progresso da sociedade e o estabelecimento de uma ordem que impedisse totalmente a influência estrangeira no país, cultural ou econômica.

Resposta: C

Resolução: O positivismo foi uma corrente filosófica desenvolvida por Auguste Comte no século XIX, que defendia a primazia da ciência e da razão na compreensão do mundo e na solução dos problemas sociais. O lema "Ordem e Progresso", presente na bandeira do Brasil, é um resumo dessa filosofia, que acreditava que o progresso da sociedade dependia da manutenção da ordem e da aplicação da ciência na resolução de problemas. A opção C, que fala sobre a imposição do modelo civilizatório branco, europeu e cristão como superior e a perseguição às manifestações dos grupos afro-indígenas, é a resposta correta, pois essa é uma característica do positivismo, que acreditava na superioridade da cultura ocidental e na necessidade de civilizar os povos considerados "atrasados" pelos padrões ocidentais. As outras opções não têm relação com o positivismo.

02. (UFMS) Sobre os ideais de Auguste Comte, é correto afirmar que:

  1. O pensamento formalista de Comte é fundamentado na concepção de que o mundo deve estar sempre organizado e formalizado para atender às necessidades do Estado.
  2. O Positivismo de Comte é baseado nas ciências naturais e através da experimentação e dos resultados científicos busca-se o conhecimento do mundo.
  3. A causa e efeito norteiam o pensamento desse pensador francês que, a partir de interpretações do mundo, buscou na filosofia e na psicologia desenvolver o método comtiano racionalista e causualístico.
  4. De acordo com Comte, o positivismo é a busca pela organização do mundo social na racionalidade, não admitindo explicações sobrenaturais; tem como lema “ordem e progresso”.
  5. O pensamento positivista é derivado de reflexões teológicas e constituído a partir da racionalidade agostiniana em um momento em que a Europa buscava uma antítese para as explicações capitalistas de exploração das colônias africanas e asiáticas.

Resposta: D

Resolução: O positivismo de Auguste Comte é baseado nas ciências naturais e busca o conhecimento do mundo através da experimentação e dos resultados científicos, ou seja, é a opção pelo método científico como forma de compreensão do mundo. O lema "ordem e progresso" reflete a ideia de que a organização social deve se basear na racionalidade e de que o progresso é possível através da ciência e do conhecimento. O positivismo também rejeita explicações sobrenaturais e é contrário às explicações capitalistas de exploração das colônias. Portanto, a opção correta é a D.

03. (IFPR) Augusto Comte, filósofo francês do século XIX e fundador do positivismo, ao explicar a evolução da humanidade, definiu a maturidade do espírito pelo abandono de todas as formas míticas e religiosas, opondo, dessa forma, mito e razão e ainda, indicando a inferioridade do mito como tentativa fracassada de explicação da realidade. Ao exaltar a ciência, no entanto, o positivismo acabou por gerar o “mito cientificista”, que se caracterizou pela:

  1. convicção de que as ciências seriam a base do novo pensamento religioso.
  2. possibilidade de desmontar os antigos conceitos científicos ao criar outros.
  3. crença na ciência como única forma de saber possível.
  4. valorização de algumas práticas rituais mágicas quando elas levavam ao autoconhecimento.

Resposta: C

Resolução: O positivismo, defendido por Augusto Comte, exaltava a ciência como a única forma de saber possível e considerava as formas míticas e religiosas como inferiores. Ao promover essa visão, o positivismo acabou por gerar o "mito cientificista", ou seja, a crença na ciência como a única fonte de verdade e conhecimento. A opção A está incorreta, pois o positivismo não defendia que as ciências pudessem servir de base para um novo pensamento religioso. A opção B também está incorreta, pois o positivismo não previa a possibilidade de se desmontar os antigos conceitos científicos para criar outros novos. A opção D está incorreta, pois o positivismo não valorizava práticas rituais mágicas ou outras formas de autoconhecimento que não fossem baseadas na ciência.

04. (ENEM PPL 2015) O filósofo Auguste Comte (1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o posotivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).

A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser

  1. espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
  2. produto científico da física socil transcendendo e transformando as exigências da realidade.
  3. elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
  4. programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
  5. agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.

Resposta: C

Resolução: Segundo o positivismo de Auguste Comte, o Estado é uma instituição que deve ser considerada como o "reino absoluto da lei", ou seja, uma entidade que garante a ordem na sociedade e evita o retorno de revoluções. Para cumprir essa função, o Estado deve ser capaz de unificar e organizar a comunidade, podendo até mesmo reprimir as ações de seus membros se necessário. A opção A está incorreta, pois o Estado positivo não é simplesmente um espaço onde as carências e desejos da população são realizados por meio das leis. A opção B também está incorreta, pois o Estado positivo não é um produto científico da física social, mas sim uma instituição criada para garantir a ordem e evitar revoluções. A opção D está incorreta, pois o Estado positivo não é um programa que deve ser mantido aberto a novas insurreições, mas sim uma instituição que deve garantir a estabilidade e a ordem na sociedade. A opção E está incorreta, pois o Estado positivo não tem um papel repressor durante as revoluções, mas sim um papel unificador e organizador que ajuda a evitar o retorno de revoluções.

05. (Unimontes) Segundo Comte, “todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados”. Com esse pensamento, o que Comte deseja afirmar? Marque a alternativa CORRETA.

  1. Os mitos e a religião devem conviver harmoniosamente com a ciência.
  2. A religião supera a ciência e é mais ampla do que esta.
  3. Ao expulsarmos os mitos, a religião, as crenças em geral e a metafísica, a ciência positiva assume seu devido lugar.
  4. A metafísica possui respostas mais consistentes do que as ciências positivas.

Resposta: C

Resolução: Segundo Comte, apenas os conhecimentos que repousam sobre fatos observados são reais. Isso significa que, para ele, os mitos, a religião, as crenças em geral e a metafísica não possuem fundamentos sólidos e devem ser expulsos em favor da ciência positiva. A opção A está incorreta, pois Comte não defendia a convivência harmoniosa entre a ciência e os mitos ou a religião. A opção B também está incorreta, pois Comte considerava a ciência superior à religião e mais ampla do que esta. A opção D está incorreta, pois Comte acreditava que a metafísica não possuía respostas consistentes e deveria ser substituída pela ciência positiva.

06. (Unimontes) O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia. No que tange às características fundamentais do Positivismo, pode-se afirmar, EXCETO

  1. Para o Positivismo, o conhecimento científico é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido, é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia.
  2. O Positivismo persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais
  3. O Positivismo é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em uma determinada coletividade.
  4. O Positivismo preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições sociais.

Resposta: C

Resolução: O Positivismo, segundo Auguste Comte, enfatiza a busca pelas leis gerais que regem os fenômenos sociais e defende que o conhecimento científico é a "bússola da sociedade". Isso significa que o Positivismo dá ênfase ao estudo objetivo e quantitativo dos fenômenos sociais e não ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em uma determinada coletividade. As outras opções estão corretas, pois o Positivismo busca descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais, preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições sociais e acredita que é importante ter o conhecimento científico sobre os fenômenos sociais para prever e agir com eficácia.

07. (Unicentro) Muitas foram as transformações decorrentes da Revolução Industrial, tanto na esfera social quanto na intelectual, sobretudo em relação ao conhecimento cientifico, devido à influência de Augusto Comte e seu positivismo.

Sob a ótica positivista, a Lei dos três estados divide-se em

  1. metafisico, abstrato e realista.
  2. positivo, metafisico e materialista.
  3. materialista, positivo e teológico.
  4. impositivo, teológico e natural.
  5. teológico, metafísico e positivo.

Resposta: E

Resolução: A Lei dos três estados, proposta por Augusto Comte como parte de sua doutrina positivista, divide o desenvolvimento histórico da humanidade em três estágios: o teológico, o metafísico e o positivo. O estágio teológico é caracterizado pelo uso de explicações sobrenaturais para explicar os fenômenos da natureza e da sociedade. O estágio metafísico é marcado pelo uso de explicações abstratas e filosóficas para explicar os fenômenos. O estágio positivo é caracterizado pelo uso exclusivo da ciência como fonte de conhecimento e explicação dos fenômenos. As outras opções estão incorretas, pois não correspondem à divisão da Lei dos três estados proposta por Comte.

08. (UERN) O Positivismo como uma das concepções da ciência histórica

  1. interpretava a História, em consonância com os anseios da época, na defesa de uma ação consciente e construtiva da classe operária.
  2. fundamentava-se na concepção do presentismo que entende ser a História uma projeção do pensamento e dos interesses sobre o momento presente.
  3. expandia-se nos centros acadêmicos, devido à aprovação e ao apoio por parte do discurso positivista da Escola dos Annales, que se firmou no mundo europeu, em meados do século XX.
  4. colocava a História na perspectiva redutiva, na medida em que a sua condição de ciência era conferida pela fidelidade ao documento, ao próprio fato, sem interpretações e análises.

Resposta: D

Resolução: O Positivismo, como uma das concepções da ciência histórica, coloca a História em uma perspectiva redutiva, ou seja, entende que a condição de ciência da História está na fidelidade aos documentos e fatos, sem interpretações e análises. Isso significa que o Positivismo defende que a História deve ser estudada de maneira objetiva e quantitativa, baseada em dados e evidências concretas, e não em interpretações subjetivas e análises. As outras opções estão incorretas, pois não correspondem às características do Positivismo como concepção da ciência histórica.

09. (UNEMAT) Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.

Uma das características do Positivismo é:

  1. Proporcionar a intepretação do social pela ótica da religião, a qual poderia explicar a existência das desigualdades e dos conflitos como sendo algo natural em meio à sociedade.
  2. Utilizar o método cartesiano para compreender o social, dividindo o social e o individual como objetos diferentes de análise.
  3. Analisar a sociedade a partir das classes, as quais seriam compostas pela quantidade de dinheiro acumulado.
  4. Aliar a ciência ao desenvolvimento de melhorias para a sociedade, sempre garantindo a ordem, pois a organização social é fundamental para que tenhamos a paz, evitando, assim, distúrbios e abalos no sistema.
  5. Ser uma teoria socialista em que se junta a ordem e o progresso, sendo a primeira fundamental para se obter a melhoria da vida em sociedade.

Resposta: D

Resolução: O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que enfatiza o uso exclusivo da ciência como fonte de conhecimento e explicação dos fenômenos sociais. Para os positivistas, a ciência deve ser utilizada para promover o progresso e a melhoria da sociedade, sempre garantindo a ordem e a estabilidade das instituições sociais. A opção A está incorreta, pois o Positivismo não defende a interpretação do social pela ótica da religião. As opções B, C e E também estão incorretas, pois não correspondem às características do Positivismo.

10. (UFPA) Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes: para o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil, enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato mais importante das sociedades modernas. A respeito das concepções teóricas desses autores, é CORRETO afirmar:

  1. Comte pensava que a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça social.
  2. Comte considera que a partir do momento em que os homens pensam cientificamente, a atividade principal das coletividades passa a ser a luta de classes que leva necessariamente à resolução de todos os conflitos.
  3. Marx acredita que a história humana é feita de consensos e implica, por um lado, o antagonismo entre opressores e oprimidos; por outro lado, tende a uma polarização em dois blocos: burgueses e proletários.
  4. Para Karl Marx, o caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na elevação do nível de vida da maioria dos trabalhadores embora não elimine as desigualdades sociais.
  5. Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx concordam que a sociedade capitalista industrial expressa a predominância de um tipo de solidariedade, que classificam como orgânica, cujas características se refletirão diretamente em suas instituições.

Resposta: A

Resolução: Augusto Comte, fundador do positivismo, defendia que a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça social. Para Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários eram considerados fenômenos secundários e sua correção era relativamente fácil. Já Karl Marx, fundador do marxismo, considerava os conflitos entre proletários e burgueses como o fato mais importante das sociedades modernas. A opção B está incorreta, pois Comte não considerava que a luta de classes fosse a atividade principal das coletividades. A opção C está incorreta, pois Marx acreditava que a história humana é feita de conflitos e não de consensos. A opção D está incorreta, pois Marx defendia que o caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no fato de que o crescimento dos meios de produção se traduz na diminuição do nível de vida da maioria dos trabalhadores e não na elevação. A opção E também está incorreta, pois Comte e Marx não concordavam em relão às características da solidariedade na sociedade capitalista industrial. Enquanto Comte considerava a solidariedade orgânica como predominante, Marx acreditava que a solidariedade classista era a mais presente nesse tipo de sociedade. Portanto, a resposta correta é a opção A.

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