Epicurismo ou Hedonismo

Lista de 07 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Epicurismo ou Hedonismo Epicuro (341-271 a.C.) com questões de Vestibulares.


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O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Wikipédia






01. (Enem 2018) A quem não basta pouco, nada basta.

EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

  1. Esperança, tida como confiança no porvir.
  2. Justiça, interpretada como retidão de caráter.
  3. Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
  4. Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
  5. Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.

Resposta: C

Resolução: A máxima "A quem não basta pouco, nada basta" valoriza a virtude da Temperança, que é marcada pelo domínio da vontade. Isso significa que a opção C está correta. As outras opções não são mencionadas na máxima e, portanto, não podemos afirmar se são ou não relevantes para o contexto.

02. (EMESCAM) É preciso dar-se conta de que dentre nossos desejos uns são naturais, os outros vãos, e que dentre os primeiros há os que são necessários e outros que são somente naturais. Dentre os necessários, há os que o são para a felicidade, outros para a tranquilidade contínua do corpo, outros, enfim, para a própria vida. Uma teoria não errônea desses desejos sabe, com efeito, reportar toda preferência e toda aversão à saúde do corpo e à tranquilidade da alma, posto que aí reside a própria perfeição da vida feliz. Porque todos os nossos atos visam afastar de nós o sofrimento e o medo [...]

(Epicuro, Doutrinas e máximas. In: VV.AA. Os filósofos através dos textos. São Paulo, Paulus, 1997, p. 43)

De acordo com o filósofo hedonista Epicuro (341-270 a.C) para garantir uma vida feliz e ter uma boa saúde é necessário cultivar o hábito de...

  1. ... buscar o prazer nos exercícios espirituais e na mortificação do corpo.
  2. ... evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade.
  3. ... rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver.
  4. ... gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias.
  5. ... conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades.

Resposta: B

Resolução: As afirmações de Epicuro são claramente a favor da busca pelo prazer e pela tranquilidade da alma, mas ele também afirma que é preciso cultivar amizades e preservar a liberdade, o que sugere que é preciso ter equilíbrio e moderação nas escolhas.

A opção C, "rejeitar a maneira simples e pouco custosa de viver", não está presente no texto e está em oposição ao hedonismo de Epicuro, que defende a busca pelo prazer.

A opção D, "gozar todos os prazeres em todas as circunstâncias", também não está presente no texto e vai contra o equilíbrio defendido por Epicuro.

A opção E, "conquistar tudo o que se deseja e viver sem contrariedades", também não está presente no texto e vai contra a ideia de que é preciso cultivar amizades e preservar a liberdade.

Portanto, a opção correta é a B, "evitar as perturbações da alma, cultivar amizades e preservar a liberdade".

03. (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

  1. alcançar o prazer moderado e a felicidade.
  2. valorizar os deveres e as obrigações sociais.
  3. aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
  4. refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
  5. defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

Resposta: A

Resolução: No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim alcançar o prazer moderado e a felicidade, de acordo com a opção A. Epicuro defendia a busca pelo prazer como forma de alcançar a felicidade, mas acreditava que esse prazer deveria ser moderado e equilibrado, para evitar sofrimento e dor.

Ele também acreditava que os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, e que o impulso por esses desejos pode ser facilmente desfeito quando são difíceis de satisfazer ou geram danos.

04. (Unicentro) Os primeiros hedonistas foram seguidores da doutrina filosófico-moral, surgida na Grécia Antiga, que afirmava que o prazer seria o bem supremo da vida.

Na sociedade pós-moderna, os seguidores do hedonismo

  1. acreditam que o prazer, em geral, é a fonte de todos os males e a virtude decorre de se viver de forma simples.
  2. defendem a ideia de que o aperfeiçoamento da vida espiritual é alcançado unicamente por meio de práticas de modificação do corpo, como o jejum, a abstinência e a flagelação.
  3. acreditam que a única verdade universal vem da fé e que no campo da moral não existem verdades absolutas.
  4. afirmam que todo sistema ético que não se baseia em faltas e observação é rejeitado.
  5. se vinculam à ideia de que o alcance da felicidade está relacionado à aquisição de bens de consumo.

Resposta: E

Resolução: Na sociedade pós-moderna, os seguidores do hedonismo afirmam que o alcance da felicidade está relacionado à aquisição de bens de consumo, de acordo com a opção E. O hedonismo é uma doutrina filosófica que defende a busca pelo prazer como o principal objetivo da vida.

Na sociedade pós-moderna, alguns seguidores do hedonismo podem se vincular à ideia de que o prazer e a felicidade são alcançados principalmente por meio da aquisição de bens materiais de consumo. No entanto, é importante lembrar que essa é apenas uma possível interpretação do hedonismo, e que existem outras perspectivas sobre essa doutrina filosófica.

05. (UEA) [...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?

(Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.)

A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a.C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua

  1. visão metafísica, a existência dos homens determinada pelas forças da natureza.
  2. proposição estética, o equilíbrio racional entre as faculdades do espírito.
  3. noção de dialética, o caminho do saber por meio de diálogos.
  4. concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados.
  5. argumentação ontológica, a racionalidade intrínseca ao movimento do mundo.

Resposta: D

Resolução: A passagem da carta do filósofo Epicuro sintetiza a sua concepção ética, de acordo com a opção D. Na carta, Epicuro fala sobre o sábio e sua negação do destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo. Ele também menciona que as coisas acontecem por necessidade, acaso ou vontade nossa, e que nossa vontade é livre, o que nos acompanha com censura e louvor.

Essas ideias refletem uma concepção ética de que os indivíduos são responsáveis por suas próprias ações e que essas ações têm consequências para o bem ou para o mal.

06. (Unicentro) As principais escolas filosóficas, na Grécia Antiga, a partir do século III a.C., são o estoicismo e o epicurismo, que buscavam a realização moral do indivíduo, e, como quase todas as escolas da Antiguidade, concebem que o homem deve buscar a sabedoria e a felicidade.

O principio da ética epicurista está relacionado com a

  1. atitude de desvio da dor e da procura do prazer, sendo que a concepção do prazer é também espiritual e contribui para a paz de espírito e o autodomínio.
  2. ideia de que é pela razão que se alcança a perfeição moral e que centra a busca dessa perfeição no amor e na boa vontade.
  3. atitude de aceitação de tudo que acontece, porque tudo faz parte de um plano superior, guiado por uma razão universal.
  4. relação individual e pessoal de cada um com Deus, que é concebido como o Criador onisciente e onipresente.
  5. noção de que cada indivíduo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou se afastar Dele.

Resposta: A

Resolução: O principio da ética epicurista está relacionado com a atitude de desvio da dor e da procura do prazer, de acordo com a opção A. Epicuro defendia que o principal objetivo da vida era a busca pelo prazer, entendido como a ausência de dor e sofrimento.

Ele acreditava que a busca pelo prazer podia ser atingida pelo autodomínio e pela moderação dos desejos, e que essa busca contribuía para a paz de espírito e a felicidade. No entanto, Epicuro também afirmava que o prazer não se limitava apenas ao prazer sensorial, mas também incluía o prazer espiritual, como o prazer do conhecimento e da amizade.

07. (UnB) [1] Ora, entre os antigos, normas de vida e exercícios

espirituais formavam a essência da “filosofia”, não da religião,

e a religião estava mais ou menos separada das ideias sobre a

[4] morte e o além. Havia seitas, que eram filosóficas, pois a

filosofia era a matéria de seitas que propunham convicções e

normas de vida a quem elas pudessem interessar; um indivíduo

[7] se tornava estoico ou epicurista e se conformava mais ou

menos a suas convicções.

Paul Veyne. O Império Romano In: Philippe Ariès e Georges Duby. História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 p. 201 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

  1. O Epicurismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética afeta aos prazeres materiais.
  2. O Estoicismo foi uma escola filosófica que se caracterizou pela adoção de uma ética negadora dos prazeres imateriais.
  3. A religião, que constitui a verdade, pode ser considerada a continuação da filosofia, que se orienta pela busca da verdade.
  4. O Epicurismo e o Estoicismo orientavam regras de viver, por isso constituíam seitas filosóficas entre os antigos da civilização helênica.

Resposta: D

Resolução: O Epicurismo e o Estoicismo orientavam regras de viver, por isso constituíam seitas filosóficas entre os antigos da civilização helênica, de acordo com a opção D. No texto, é mencionado que, entre os antigos, as normas de vida e exercícios espirituais formavam a essência da "filosofia" e que havia seitas filosóficas que propunham convicções e normas de vida a quem elas pudessem interessar.

O Epicurismo e o Estoicismo eram duas dessas seitas filosóficas, que orientavam regras de viver e propunham convicções éticas para aqueles que se identificavam com essas escolas. No entanto, é importante lembrar que essas são apenas duas das muitas escolas filosóficas existentes na Grécia Antiga.

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