Miopia

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Miopia com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.




01. (PUC-RS) A miopia se configura como um distúrbio visual muito frequente nas populações humanas. Sobre esse distúrbio, é correto afirmar:

  1. Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar de longe, pois a imagem se forma antes da retina.
  2. A miopia tem herança ligada ao sexo, já que sua incidência em homens é maior do que em mulheres.
  3. A miopia pode ser revertida a partir de uma intervenção cirúrgica no nervo óptico.
  4. Indivíduos que têm miopia podem desenvolver também hipermetropia.
  5. Indivíduos míopes têm tendência a desenvolver conjuntivite.

Resposta: A

Resolução:

A resposta correta é a (A), Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar de longe, pois a imagem se forma antes da retina.

As demais afirmações são falsas:

(B) A miopia não tem herança ligada ao sexo, sua incidência é igual em homens e mulheres.

(C) A miopia não pode ser revertida a partir de uma intervenção cirúrgica no nervo óptico. A cirurgia para miopia é realizada na córnea, para corrigir o formato do olho.

(D) Indivíduos que têm miopia não são mais propensos a desenvolver hipermetropia.

(E) Indivíduos míopes não têm tendência a desenvolver conjuntivite.

Explicação:

A miopia é um distúrbio visual em que o olho é mais longo do que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. Isso dificulta a visão de objetos distantes.

A miopia pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato, que convergem os raios de luz para formar a imagem na retina.

02. (UNESP) Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação.

(revistavigor.com.br. Adaptado.)

De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal

  1. aumentada e tornar-se mais divergente.
  2. reduzida e tornar-se mais divergente.
  3. aumentada e tornar-se mais convergente
  4. aumentada e tornar-se mais refringente.
  5. reduzida e tornar-se mais convergente.

Resposta: E

Resolução:

03. (UNICAMP) As cirurgias corretivas a laser para a visão estão cada vez mais eficientes. A técnica corretiva mais moderna é baseada na extração de um pequeno filamento da córnea, modificando a sua curvatura. No caso de uma cirurgia para correção de miopia, o procedimento é feito para deixar a córnea mais plana.

Assinale a alternativa que explica corretamente o processo de correção da miopia.

  1. Na miopia, a imagem do ponto remoto se forma antes da retina e a cirurgia visa a aumentar a distância focal da lente efetiva do olho.
  2. Na miopia, a imagem do ponto remoto se forma depois da retina e a cirurgia visa a aumentar a distância focal da lente efetiva do olho.
  3. Na miopia, a imagem do ponto remoto se forma depois da retina e a cirurgia visa a diminuir a distância focal da lente efetiva do olho.
  4. Na miopia, a imagem do ponto remoto se forma antes da retina e a cirurgia visa a diminuir a distância focal da lente efetiva do olho.

Resposta: A

Resolução: Na miopia, a imagem do ponto remoto se forma antes da retina. Isso ocorre porque a córnea é muito curva, o que faz com que os raios de luz sejam focalizados antes de chegarem à retina. A cirurgia a laser para correção de miopia visa a diminuir a curvatura da córnea, fazendo com que os raios de luz sejam focalizados na retina, corrigindo a visão.

04. (ACAFE) Dioptria é uma unidade de medida que afere o poder de vergência (ou refração) de um sistema ótico. Exprime a capacidade de um meio transparente modificar o trajeto da luz. Na ótica, é a unidade de medida da potência de uma lente corretiva (popularmente conhecido como grau).

Numa consulta a dez anos atrás, um médico oftalmologista receitou um óculos para correção de miopia para uma pessoa, com lentes divergentes de 2,0 dioptrias. Numa consulta atual, uma nova receita foi feita com 2,5 dioptrias.

Em relação a afirmação anterior, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

Nesse período de dez anos a distância focal das lentes desses óculos foi _______ em ______ cm.

  1. reduzida - 10
  2. aumentada - 10
  3. reduzida - 0,5
  4. aumentada – 0,5

Resposta: A

Resolução:

05. (EMESCAM) A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.

Uma receita médica indica que a miopia de uma pessoa aumentou de 1,5 graus para 2 graus.

Qual das alternativas abaixo expressa aproximadamente a variação do módulo da distância focal da nova lente em relação à antiga?

  1. Aumentou 16,7 cm.
  2. Diminuiu 36,7 cm.
  3. Diminuiu 56,7 cm.
  4. Diminuiu 16,7 cm.
  5. Aumentou 36,7 cm.

Resposta: D

Resolução:

Para determinar a variação do módulo da distância focal da nova lente em relação à antiga, podemos usar a seguinte fórmula:

Δf = 1 / P

onde Δf é a variação na distância focal e P é o poder da lente.

O poder da lente é dado em dioptrias (D), e a relação entre a miopia e o poder da lente é inversa. Quanto maior o valor da dioptria (D), mais míope a pessoa é. Portanto, o poder da lente é dado por:

P_antiga = 1 / miopia_antiga = 1 / 1,5 D = 2/3 D

P_nova = 1 / miopia_nova = 1 / 2 D = 1/2 D

Agora, podemos calcular a variação do poder da lente:

ΔP = P_nova - P_antiga = (1/2 D) - (2/3 D) = (3/6 D) - (4/6 D) = -1/6 D

Agora, podemos calcular a variação na distância focal usando a fórmula mencionada no início:

Δf = 1 / ΔP = 1 / (-1/6 D) = -6 D

Agora, temos o valor da variação na distância focal em dioptrias. Para expressá-lo em centímetros, podemos usar a seguinte fórmula:

Δf (em cm) = 100 / Δf (em D)

Δf (em cm) = 100 / (-6 D) = -16,7 cm

06. (UEMG) “(...) que se unem para infernizar a vida do colega portador de alguma diferença física, humilhando-o por ser gordo ou magro, baixo ou alto, estrábico ou míope.”

VENTURA, 2012, p. 53.

A miopia é um problema de visão. Quem tem esse problema, enxerga melhor de perto, mas tem dificuldade de enxergar qualquer coisa que esteja distante. Três alunos, todos eles totalmente contrários ao bullying, fizeram afirmações sobre o problema da miopia:

Aluno 1: o defeito é corrigido com o uso de lentes convergentes.

Aluno 2: a imagem de objetos distantes é formada antes da retina.

Aluno 3: ao observar uma estrela no céu, a imagem da estrela será formada depois da retina, em função da distância.

Fizeram afirmações CORRETAS:

  1. Os alunos 1 e 3.
  2. Os alunos 2 e 3.
  3. Apenas o aluno 2.
  4. Apenas o aluno 1.

Resposta: C

Resolução: O aluno 2 está correto porque, na miopia, a imagem de objetos distantes é formada antes da retina. Isso ocorre porque o olho do míope é mais alongado do que o normal, fazendo com que os raios de luz convirjam antes de atingirem a retina.

07. (UNITAU Medicina) A miopia é um problema de visão que afeta muitos brasileiros. As pessoas que sofrem de miopia conseguem ver objetos que estão próximos de si, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão distantes. Esse problema é devido ao fato de o olho míope apresentar uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho maior do que o normal. É por esse motivo que a formação da imagem ocorre antes da retina, resultando em uma baixa de visão. Para corrigir os efeitos da miopia, as pessoas devem usar lentes corretivas do tipo:

  1. Divergente, para diminuir a convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem se forme sobre a retina.
  2. Convergente, para aumentar a convergência dos raios, fazendo com que imagem se forme exatamente sobre a retina.
  3. Convergente, para diminuir a convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem se forme sobre a retina.
  4. Divergente, para aumentar a convergência dos raios, fazendo com que imagem se forme exatamente sobre a retina.
  5. Plana, para diminuir a convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem se forme sobre a retina.

Resposta: A

Resolução:

Na miopia, a imagem dos objetos distantes é formada antes da retina. Isso ocorre porque o olho do míope é mais alongado do que o normal, fazendo com que os raios de luz convirgam antes de atingirem a retina.

Para corrigir a miopia, é necessário usar lentes divergentes, que têm a propriedade de desviar os raios de luz para fora. Isso faz com que a imagem dos objetos distantes seja formada na retina.

As alternativas (B), (C), (D) e (E) estão incorretas porque:

A alternativa (B) está incorreta porque lentes convergentes aumentam a convergência dos raios de luz, o que não é o que se deseja em um caso de miopia.

A alternativa (C) está incorreta porque lentes convergentes aumentam a convergência dos raios de luz, o que não é o que se deseja em um caso de miopia.

A alternativa (D) está incorreta porque lentes divergentes diminuem a convergência dos raios de luz, mas não a aumentam.

A alternativa (E) está incorreta porque lentes planas não alteram a convergência dos raios de luz, o que não é o que se deseja em um caso de miopia.

Portanto, a resposta correta é a (A).

Em resumo, a miopia é um problema de visão que ocorre quando a imagem dos objetos distantes é formada antes da retina. Isso ocorre porque o olho do míope é mais alongado do que o normal. Para corrigir a miopia, é necessário usar lentes divergentes, que têm a propriedade de desviar os raios de luz para fora, fazendo com que a imagem dos objetos distantes seja formada na retina.

08. (FUVEST) O olho é o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). É o príncipe das matemáticas; suas disciplinas são intimamente certas; determinou as altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.

Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.

Considere as afirmações abaixo:

I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.

II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.

III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma-se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente.

Está correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. I e II, apenas.
  3. I e III, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

Resposta: B

Resolução:

I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.

Isso está correto. O excerto de Leonardo da Vinci reflete os princípios do humanismo renascentista, que valorizava a razão, a investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva na arte.

II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.

Isso está correto. Essa afirmação descreve o processo de acomodação do olho, onde o cristalino ajusta sua forma para focar objetos em diferentes distâncias.

09. (UFN) O Telescópio Espacial Hubble é um satélite astronômico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. [...]. Após sua montagem no espaço, em 1990 as estações em terra passaram a captar as imagens transmitidas ligeiramente embaçadas [...], o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. [...]. O embaçamento tido como um efeito original, só foi percebido algum tempo depois ao checarem as informações com os fornecedores das lentes [...]. Enquanto partes do telescópio, como o grande espelho, foram idealizados para captar ondas numa freqüência visível, o restante das lentes foram projetadas para operar no infravermelho […]. Essa diferença nas distâncias focais foi a causa da miopia do Telescópio Hubble […].

(Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_Espacial_Hubble>)

Assinale a alternativa incorreta:

  1. Na miopia, o ponto focal dos raios luminosos é formado antes do sistema receptor da imagem.
  2. A miopia é um erro de refração da luz.
  3. Comprimentos de onda infravermelha são mais longos que comprimentos de onda visível.
  4. A radiação infravermelha pode ser percebida como calor.
  5. A radiação infravermelha é uma onda eletromagnética da região do visível.

Resposta: E

Resolução:

A radiação infravermelha é uma onda eletromagnética com comprimento de onda maior que o da luz visível. Os comprimentos de onda da luz visível variam de 380 a 780 nanômetros, enquanto os comprimentos de onda da radiação infravermelha variam de 780 nanômetros a 1 milimetro.

As demais alternativas estão corretas.

(A) Na miopia, o ponto focal dos raios luminosos é formado antes do sistema receptor da imagem. Isso ocorre porque o cristalino do olho míope é mais fino do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focalizados antes de chegarem à retina.

(B) A miopia é um erro de refração da luz. Isso ocorre porque o cristalino do olho míope não consegue refratar os raios de luz de forma adequada, fazendo com que eles sejam focalizados antes de chegarem à retina.

(C) Comprimentos de onda infravermelha são mais longos que comprimentos de onda visível. Isso ocorre porque as ondas eletromagnéticas com comprimento de onda maior têm frequência menor.

(D) A radiação infravermelha pode ser percebida como calor. Isso ocorre porque a radiação infravermelha pode interagir com as moléculas de um material, causando sua vibração. Essa vibração é sentida como calor.

10. (CN) Miopia é um problema de visão que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Lentes divergentes são usadas como forma de correção desse problema.

Em relação à imagem de um objeto real produzida por uma lente divergente, podemos afirmar que é sempre:

  1. real e maior que o objeto.
  2. real e igual ao objeto.
  3. real e menor que o objeto.
  4. virtual e maior que o objeto.
  5. virtual e menor que o objeto.

Resposta: E

Resolução:

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp