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Ondulatória III

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Ondulatória com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ondulatória.




1. (Enem 2012) Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquı́ni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum. O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de

  1. baixa intensidade.
  2. baixa frequência.
  3. um espectro contı́nuo.
  4. amplitude inadequada.
  5. curto comprimento de onda.

2. (Enem 2012) Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caı́am duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamemente,

  1. maior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.
  2. maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
  3. menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.
  4. menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
  5. igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.

3. (Enem 2011) Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visı́vel. Quando uma amostra absorve luz visı́vel, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possı́vel observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima. Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visı́vel. Quando uma amostra absorve luz visı́vel, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto.

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

  1. Azul.
  2. Verde.
  3. Violeta.
  4. Laranja.
  5. Vermelho.

4. (Enem 2011) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ı́mã permanente. O campo magnético do ı́mã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele.

Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daı́, para o altofalante.

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon

  1. isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.
  2. varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço.
  3. apresenta uma magnetização desprezı́vel sob a ação do ı́mã permanente.
  4. induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador.
  5. oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.

5. (Enem 2011) Ao diminuir o tamanho de um orifı́cio atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifı́cio, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma. Ao diminuir o tamanho de um orifı́cio atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifı́cio, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras.

Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?

  1. Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.
  2. Ao girar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.
  3. Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.
  4. Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.
  5. Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.

6. (Enem 2011) Uma equipe de cientistas lançará uma expedição ao Titanic para criar um detalhado mapa 3D que “vai tirar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o público”. A expedição ao local, a 4 quilômetros de profundidade no Oceano Atlântico, está sendo apresentada como a mais sofisticada espedição cientı́fica ao Titanic. Ela utilizará tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicadas ao navio, para obter o mais completo inventário de seu conteúdo. Esta complementação é necessária em razão das condições do navio, naufragado há um século.

O Estado de São Paulo. Disponı́vel em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

No problema apresentado para gerar imagens através de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar é mais adequado, pois a

  1. propagação da luz na água ocorre a uma velocidade maior que a do som neste meio.
  2. absorção da luz ao longo de uma camada de água é facilitada enquanto a absorção do som não.
  3. refração da luz a uma grande profundidade acontece com uma intensidade menor que a do som.
  4. atenuação da luz nos materiais analisados é distinta da atenuação de som nestes mesmos materiais.
  5. reflexão da luz nas camadas de sedimentos é menos intensa do que a reflexão do som neste material.

7. (Enem 2011) O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfı́cie terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e o comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objetivo, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfı́cie terrestre. O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfı́cie terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos.

De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentadas na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (μm)?

  1. 0,4 a 0,5.
  2. 0,5 a 0,6.
  3. 0,6 a 0,7.
  4. 0,7 a 0,8.
  5. 0,8 a 0,9.

8. (Enem 2010) Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seus hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta. Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seus hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.

O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

  1. na temperatura da superfı́cie do planeta.
  2. no formato da camada gasosa do planeta.
  3. no campo gravitacional gerado pelo planeta.
  4. na composição quı́mica das nuvens do planeta.
  5. na densidade das nuvens que compõem o planeta

9. (Enem 2010) As ondas eletromagnéticas, como a luz visı́vel e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possı́vel transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera. Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possı́vel por meio da

  1. reflexão.
  2. refração.
  3. difração.
  4. polarização.
  5. interferência.

10. (Enem 2009) O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz.

Considerando que a intensidade de transmissão e o nı́vel de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher:

  1. a tecnologia GSM, pois é a que opera com ondas de maior comprimento de onda.
  2. a tecnologia TDMA/CDMA, pois é a que apresenta Efeito Doppler mais pronunciado.
  3. a tecnologia GSM, pois é a que utiliza ondas que se propagam com maior velocidade.
  4. qualquer uma das duas, pois as diferenças nas frequências são compensadas pelas diferenças nos comprimentos de onda.
  5. qualquer uma das duas, pois nesse caso as intensidades decaem igualmente da mesma forma, independentemente da frequência.

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