Home > Banco de Questões > Química > Química Orgânica >

Aldeídos

Lista de 15 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Aldeídos com questões de Vestibulares.


01. (FUVEST-SP) O aldeído valérico, mais conhecido por pentanal, apresenta que fórmula molecular?

  1. C5H10O
  2. C5H5O2
  3. C5H10O2
  4. C5H8O
  5. C5H12O

02. (UFU-MG) O nome correto do composto abaixo, de acordo com a IUPAC, é: O nome correto do composto abaixo, de acordo com a IUPAC, é:

  1. 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanal
  2. 3-fenil-5-sec-butil-6-metil-heptanal
  3. 3-fenil-5-isopropil-6-metil-octanol
  4. 2-fenil-4-isopropil-5-metil-octanal
  5. 4-isopropil-2-fenil-5-metil-heptanal

03. (Puccamp-SP) Além de ser utilizada na preparação do formol, a substância da fórmula mostrada na figura a seguir tem aplicação industrial na fabricação de baquelite. Além de ser utilizada na preparação do formol, a substância da fórmula mostrada na figura a seguir tem aplicação industrial na fabricação de baquelite

A função química e o nome oficial desse composto são, respectivamente:

  1. aldeído e metanal.
  2. éter e metoximetano.
  3. ácido carboxílico e metanoico.
  4. cetona e metanal.
  5. álcool e metanol.

04. (UFMT) Analise as seguintes informações referentes ao composto 3,7-dimetil-2,6-octadienal.

I) Apresenta dois carbonos terciários na sua estrutura.

II) Apresenta fórmula molecular C10H16O.

III) Apresenta cadeia homocíclica e insaturada.

IV) Apresenta apenas três carbonos secundários na sua estrutura.

Estão corretas apenas as afirmações:

  1. I e III.
  2. II e IV.
  3. I e II.
  4. II e III.
  5. III e IV.

05. (UFPA) O caproaldeído é uma substância com odor desagradável e irritante, que é eliminada pelas cabras durante o seu processo de transpiração. Sabendo que esse aldeído é um hexanal, podemos afirmar que, em uma molécula desse composto, o número de hidrogênios é igual a:

  1. 4
  2. 5
  3. 6
  4. 10
  5. 12

06. (Unicentro) O nome do composto a seguir é: O nome do composto a seguir é:

  1. ácido 3-metil butanodioico.
  2. pentanal.
  3. ácido pentanodioico.
  4. 2-metil butanal.
  5. pentanona.

07. (FMTM-MG) “O bom uísque se conhece no dia seguinte”. “Essa tequila você pode beber sem medo do dia seguinte”. Essas frases, comuns em propagandas de bebidas alcoólicas, referem-se à dor de cabeça que algumas bebidas causam. A principal responsável por ela é a substância chamada etanal. Assinale a alternativa que apresenta a função química e a fórmula estrutural dessa substância:

  1. álcool, H3C – COH.
  2. aldeído, H3C – CH2OH.
  3. aldeído, H3C – COH.
  4. álcool, H3C – OH.
  5. aldeído, H3C – OH.

08. (PUCCamp) A seguir estão representadas duas fórmulas de poluentes encontrados no ar, provenientes de automóveis que utilizam etanol como combustível. A seguir estão representadas duas fórmulas de poluentes encontrados no ar, provenientes de automóveis que utilizam etanol como combustível

Ambas as substâncias apresentam a função orgânica:

  1. álcool.
  2. cetona.
  3. aldeído.
  4. ácido carboxílico.
  5. éter.

09. (Enem) A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (03), em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema. A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas

Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno: A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas

Quais são os produtos formados nessa reação?

  1. Benzaldeído e propanona.
  2. Propanal e benzaldeído.
  3. 2-fenil-etanal e metanal.
  4. Benzeno e propanona.
  5. Benzaldeído e etanal.

10. (URCA) Reações de desidratação de álcoois, oxidação de aldeídos e polimerização de cloreto de vinila dão origem, respectivamente, a:

  1. alcanos, fenóis e poliamidas.
  2. alcenos, ácidos carboxílicos e PVC.
  3. alcinos, aminas e dióis.
  4. éteres, cetonas e baquelite.
  5. ácidos carboxílicos, álcoois e proteínas.

11. (UNIFOR Medicina) O Instituto Butantan, maior centro de pesquisa biomédica da América Latina, e a universidade americana Stanford descobriram uma molécula que controla a dor inflamatória. Estudos estão sendo testados em animais e o próximo passo é testar em humanos. Foram quatro anos de estudo. Os pesquisadores esperam que essa molécula seja usada para fabricar medicamentos com menos efeitos colaterais. A molécula se chama “Alda Um”. Ela ativa a enzima que está dentro da célula, chamada aldeído desidrogenase-2, e com issohá uma limpeza da célula. “Esses aldeídos são produzidos desde a ingestão de álcool, quando o indivíduo ingere álcool, ele tem um acúmulo. Além da presença de uma doença, de uma inflamação, por exemplo, a gente observou que também tem um aumento desses aldeídos tóxicos. E eles são capazes de induzir a dor”, explica a pesquisadora do Instituto Vanessa Zambelli. “A substância combate a dor em roedores. E isso gera uma grande perspectiva para, se for segura, que tenha resultado em humanos”.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/pesquisadores-descobrem-molecula-que-podecontrolar-dor-inflamatoria.html Acesso em 27 out. 2014. (com adaptações)

  1. a molécula “Alda Um” é um modulador negativo da atividade da enzima aldeído desidrogenase-2.
  2. o etanol é degradado no metabólito acetaldeído pela ação enzimática da aldeído desidrogenase-2.
  3. a enzima álcool desidrogenase catalisa a degradação dos metabolitos obtidos da quebra do acetaldeído.
  4. a ativação da aldeído desidrogenase-2 favorece a depleção dos aldeídos dentro da célula.
  5. a molécula “Alda Um”, se for segura, gera perspectiva no combate à inflamação pois degrada aldeídos diretamente.

12. (UNIVAG) Aldeídos e cetonas podem ser diferenciados a partir de um teste conhecido como Fehling. Duas soluções conhecidas como Fehling A e Fehling B são misturadas e adicionadas à solução contendo a substância a ser testada. O produto da mistura Fehling reage com a carbonila do aldeído, provocando sua oxidação. Se a solução mudar de cor (de azul para marrom), dizemos que o teste deu positivo, indicando a presença de aldeído na solução. A seguir são apresentadas as fórmulas estruturais de algumas substâncias comuns: Aldeídos e cetonas podem ser diferenciados a partir de um teste conhecido como Fehling. Duas soluções conhecidas como Fehling A e Fehling B são misturadas e adicionadas à solução contendo a substância a ser testada

Soluções das substâncias 1, 2, 3 e 4 foram analisadas com o teste de Fehling. É correto afirmar que o teste dará positivo para a solução contendo a substância

  1. 3, produzindo a substância 2.
  2. 1, produzindo a substância 2.
  3. 2, produzindo a substância 3.
  4. 2, produzindo a substância 1.
  5. 4, produzindo a substância 3.

13. (UDESC) Algumas substâncias apresentam aromas bastante agradáveis e podem ser utilizadas na área de perfumaria, assim como os agentes aromatizantes em alimentos. Dentre as várias substâncias, as cetonas e os aldeídos são bastante utilizados. Estas propriedades também são encontradas na acetofenona (aroma de pistache) e no benzaldeído (aroma de amêndoas).

A reação a seguir utiliza a acetofenona para a formação da imina com 70% de rendimento da reação.  Algumas substâncias apresentam aromas bastante agradáveis e podem ser utilizadas na área de perfumaria, assim como os agentes aromatizantes em alimentos

Assinale a alternativa que contém a massa de imina obtida a partir de 1 mol de acetofenona, na reação apresentada acima.

  1. 147,0
  2. 109,2
  3. 102,9
  4. 84,0
  5. 93,5

14. (UPE) Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos divulgaram a primeira evidência de que a bebida alcoólica pode ser cancerígena. Segundo a líder do estudo, o corpo humano transforma as moléculas do álcool existente na cerveja, no vinho e nos licores. Esse processo de metabolização forma o acetaldeído, que tem estrutura semelhante à de um composto conhecido por ser cancerígeno: o formaldeído, o qual pode causar tumores nos pulmões, no nariz, no cérebro e no sangue humano (leucemia). Causa também sérios danos ao DNA, o que pode acarretar outras anomalias no organismo.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/08/22/ (Adaptado)

Em relação ao texto acima, são feitas três afirmativas a seguir:

I. A substância cancerígena produzida é o CH2O.

II. O processo metabólico indicado é uma oxidação do HOCH2CH3 para formar o CH3CHO.

III. Os dois aldeídos apresentados são isômeros constitucionais e potencialmente cancerígenos.

Está CORRETO o que se afirma em

  1. I.
  2. II.
  3. I e II.
  4. I e III.
  5. I, II e III.

15. (EsPCEx) Em química orgânica existem várias apresentações de fórmulas, como fórmulas moleculares e percentuais. A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. A fórmula percentual indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substância. Uma maneira de determinação dessa fórmula é a partir da fórmula molecular, aplicando-se conceitos de massa atômica e massa molecular.

FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 114

Tratando-se da estrutura e fórmula molecular, aldeídos são substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura o grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, na ponta de uma cadeia carbônica.

Considere os seguintes aldeídos: metanal; etanal; propanal; 3-metilbutanal e 2-metilbutanal.

Baseado nas fórmulas moleculares dos compostos citados, o aldeído que apresenta, em sua fórmula percentual, aproximadamente 54,5 % em massa de carbono (C) na sua estrutura é o

  1. metanal.
  2. etanal.
  3. propanal.
  4. 3-metilbutanal.
  5. 2-metilbutanal.