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Cinética Quimica

Lista de 10 exercícios de Quimíca com gabarito sobre o tema Cinética Quimica com questões dos vestibulares.


1. (UFRS) Aumentando-se a temperatura de realização de uma reação química endotérmica observa-se que ocorre

I - diminuição na sua velocidade, pois diminui a energia de ativação.

II - aumento de sua velocidade, pois diminui a sua energia de ativação.

III - aumento de sua velocidade, pois aumenta o número de moléculas com energia maior que a energia de ativação

Quais são corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III
  4. Apenas I e II.
  5. Apenas II e III.

2. (Fei) Uma instalação de fabricação de ácido sulfúrico é constituída de uma unidade de produção de SO2‚ (queimador de enxofre, onde ocorre a reação representada pela equação I), do equipamento de oxidação catalítica de SO2‚ a SO3 (conversor, onde ocorre a reação exotérmica representada pela equação II) e da aparelhagem de absorção do SO3 (coluna de absorção, onde ocorre a reação representada pela equação III).

I. S(s) + 1/2 O2(g) → SO2(g)

II. 2 SO2(g) + O2(g) ↔ 2 SO3(g)

III. SO3(g) + H2O(l) →>H2SO4(aq)

Relativamente ao processo descrito assinale a alternativa correta:

  1. à medida que o processo se desenvolve no conversor a mistura gasosa em reação vai sendo aquecida e com o aumento da temperatura a reação torna-se mais rápida, porém a conversão do SO2‚ a SO3 baixa rapidamente
  2. a atividade catalítica do pentóxido de vanádio (V2O5) no conversor não altera o tempo necessário para ser estabelecido o equilíbrio
  3. considerando um rendimento global no processo de 80%, a quantidade de enxofre empregada no queimador para a produção de 980kg de H2SO4 é 320kg (H=1u; S=32u, O=16u)
  4. o aumento da concentração de SO2‚ no conversor, mantido a 450°C, aumenta a constante de equilíbrio da reação
  5. muito embora a produto principal da combustão do enxofre no queimador seja o SO2, é aparentemente impossível evitar a formação de um pouco de SO3. No conversar a presença de SO3 na mistura desloca o equilíbrio da reação no sentido de aumentar a conversão do SO2

3. (Ufpe) Você está cozinhando batatas e fazendo carne grelhada, tudo em fogo baixo, num fogão a gás. Se você passar as duas bocas do fogão para fogo alto, o que acontecerá com o tempo de preparo?

  1. Diminuirá para os dois alimentos
  2. Diminuirá para a carne e aumentará para as batatas
  3. Não será afetado
  4. Diminuirá para as batatas e não será afetado para a carne
  5. Diminuirá para a carne e permanecerá o mesmo para as batatas

4. (Cesgranrio) Com relação a um fogão de cozinha, que utiliza mistura de hidrocarbonetos gasosos como combustível, é correto afirmar que:

  1. a chama se mantém acesa, pois o valor da energia de ativação para ocorrência da combustão é maior que o valor relativo ao calor liberado.
  2. a reação de combustão do gás é um processo endotérmico.
  3. a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes na combustão dos gases
  4. a energia das ligações quebradas na combustão é maior que a energia das ligações formadas.
  5. se utiliza um fósforo para acender o fogo, pois sua chama fornece energia de ativação para a ocorrência da combustão.

5. (Fuvest) O estudo cinético, em fase gasosa, da reação representada por

NO2 + CO → CO2 + NO

mostrou que a velocidade da reação não depende da concentração de CO2 mas depende da concentração de NO2 elevada ao quadrado. Esse resultado permite afirmar que

  1. o CO atua como catalisador.
  2. o CO é desnecessário para a conversão de NO2 em NO.
  3. o NO2 atua como catalisador.
  4. a reação deve ocorrer em mais de uma etapa.
  5. a velocidade da reação dobra se a concentração inicial de NO2 for duplicada.

6. (Unesp) Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.

I - São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.

II - Reduzem a energia de ativação da reação.

III - As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.

IV - Enzimas são catalisadores biológicos.

Dentre estas afirmações, estão corretas, apenas:

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. I, II e III.
  4. I, II e IV.
  5. II, III e IV.

7. (Mackenzie) R. Brown observou ao microscópio que minúsculos grãos de pólen suspensos na água se deslocavam de uma lado para o outro ao acaso. Esse movimento brusco e rápido ficou conhecido como movimento browniano. Mais tarde, Einstein demonstrou matematicamente que o movimento visto era resultado das múltiplas colisões das moléculas do líquido em permanente agitação, com as partículas de pólen. Experiências posteriores forneceram medidas do movimento browniano, que demonstraram que as equações matemáticas de Einstein estavam de acordo com os resultados. Tal fato foi aceito como a primeira evidência experimental segura da existência de átomos e moléculas.

(Parker, Steve - "Caminhos da Ciência")

Do texto acima, conclui-se que:

  1. Brown viu as moléculas em movimento
  2. Einstein afirmou que o movimento browniano era devido ao choque dos grãos de pólen contra as partículas paradas do líquido.
  3. movimento browniano é o movimento que as moléculas apresentam no estado sólido.
  4. moléculas de água, na fase líquida, colidem continuamente com partículas dispersas que adquirem movimento de ziguezague.
  5. Brown observou que os grãos de pólen se atraíam, quando colocados em um líquido.

08. (Unesp) Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.

I.São substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.

II.Reduzem a energia de ativação da reação.

III.As reações nas quais atuam não ocorreriam nas suas ausências.

IV.Enzimas são catalisadores biológicos.

Dentre estas afirmações, estão corretas, apenas:

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. I, II e III.
  4. I, II e IV.
  5. II, III e IV.

09. (MACK) Um aluno, querendo verificar os conceitos de cinética química discutidos na escola, dirigiu-se a uma drogaria e comprou alguns comprimidos efervescentes, os quais continham, de acordo com o rótulo do produto, massas iguais de bicarbonato de sódio. Ao chegar a sua casa realizou a mistura desses comprimidos com água usando diferentes métodos. Após a observação do fenômeno de liberação gasosa, até que toda a massa de cada comprimido tivesse sido dissolvida em água, o aluno elaborou a seguinte tabela:

Método Estado do Comprimido Temperatura da água Tempo de reação
1 Inteiro 10° 50s
2 Triturado 60° 15s
3 Inteiro 60° 25s
4 Triturado 10° 30s

De acordo com os resultados obtidos e mostrados na tabela acima, o aluno fez as seguintes afirmações:

I. Ao comparar somente os métodos 1 e 2 fica impossível determinar qual dos dois fatores variados (estado do comprimido e temperatura da água), aumentou mais a velocidade da reação.

II. A mudança da condição da água, de fria para quente, faz com que, qualquer que seja o estado do comprimido, a velocidade da reação caia pela metade.

III. A influência da temperatura da água é maior do que a influência do estado do comprimido, no aumento da velocidade da reação.

Das afirmações acima, é correto dizer que o aluno errou:

  1. apenas na afirmação I.
  2. apenas na afirmação II.
  3. apenas na afirmação III.
  4. apenas nas afirmações II e III.
  5. em todas as afirmações.

10. (PUC-RS) Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.

Coluna I

1 - Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando;

2 - Conservação dos alimentos no refrigerador;

3 - Efervescência da água oxigenada na higiene de ferimentos;

4 - Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de madeira.

Coluna II

A - superfície de contato

B - catalisador

C - concentração

D – temperatura

A alternativa que contém a associação correta entre as duas colunas é

  1. 1 - C; 2 - D; 3 - B; 4 – A.
  2. 1 - D; 2 - C; 3 - B; 4 – A.
  3. 1 - A; 2 - B; 3 - C; 4 – D.
  4. 1 - B; 2 - C; 3 - D; 4 – A.
  5. 1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 – B.