Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Região Sul

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Região Sul com questões de Vestibulares.




01. (UFRGS) Observe o mapa de precipitação média anual abaixo e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.

  1. As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido à entrada constante de frentes polares.
  2. Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia.
  3. O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto suI-riograndense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE.
  4. O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se a Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste.
  5. O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.

02. (UDESC) Santa Catarina é o segundo maior polo do Brasil. O setor começou a dar os primeiros passos no século XIX. A crise a partir da década de 1990 e a competição dos produtos chineses obrigaram o setor a se reposicionar no mercado, investindo na diversificação da cadeia produtiva. O setor que faz referência à economia catarinense é o:

  1. ( ) alimentar
  2. ( ) carbonífero
  3. ( ) cerâmico
  4. ( ) têxtil
  5. ( ) calçadista

03. (UPF) Em relação ao Sistema Aquífero Guarani, é corretoafirmar que:

  1. se trata de um dos maiores e mais importantes reservatórios de águas superficiais conhecidos no mundo.
  2. constitui um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço, abrangendo parte dos territórios do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
  3. contempla, como todos os aquíferos, grandes depósitos de águas doces invisíveis, o que facilita a preservação e o monitoramento da sua captação.
  4. se situa na bacia hidrográfica do Amazonas, em terreno de formação sedimentar.
  5. abrange, em território brasileiro, estados das regiões CentroOeste, Norte e Sudeste.

04. (UFSM) A Região Sul diferencia-se das demais regiões brasileiras por suas características naturais, políticas e populacionais, entre outras.

É correto afirmar que:

I. Tem grande importância geopolítica, pois é uma região de fronteiras com Argentina, Uruguai e Paraguai, favorecendo o intercâmbio comercial e cultural.

II. A unidade de relevo mais importante é o Planalto da Bacia do Paraná, de origem vulcânica, drenado por afluentes da margem esquerda dos rios Paraná e Uruguai.

III. É a terceira região mais populosa, mas é a de menor ritmo de crescimento populacional do país, principalmente por mudança no comportamento reprodutivo e por migrações para outras regiões.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas I.
  2. apenas II.
  3. apenas III.
  4. apenas I e II.
  5. I, II e III.

05. (PUC-RS) Os grandes volumes de precipitação acumulados nos meses de setembro e outubro últimos no Rio Grande do Sul resultaram em constantes inundações, principalmente em áreas próximas aos rios da Região Metropolitana da Capital que desaguam no Lago Guaíba. Em situação normal, há um maior volume de chuvas registrado nos meses de primavera nos estados da Região Sul do Brasil; entretanto, em 2015, os valores ultrapassaram as médias dos últimos quinze anos, ocasionando, inclusive, o fechamento das comportas do Cais do Porto Mauá, para evitar uma possível inundação na área central de Porto Alegre.

Sobre esse evento afirma-se:

I. Está relacionado ao fenômeno El Nino, que determina um padrão diferenciado de circulação entre os ventos atmosféricos e as correntes oceânicas superficiais no Oceano Pacífico, provocando o aumento de precipitações na região.

II. A ocupação das áreas urbanas se projeta para o leito de vazante de rios e lagos e, por isso, em períodos excepcionais, essas áreas são invadidas.

III. Como o Lago Guaíba está à montante dos rios Caí, Sinos, Jacuí e Gravataí, o volume de suas águas atinge níveis excepcionais.

IV. A ocorrência de ventos do quadrante sul é um fator agravante no transbordamento das águas do Lago Guaíba, pois eles funcionam como um represador do escoamento natural das águas.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. I.
  2. II.
  3. I e IV.
  4. II e III.
  5. III e IV.

06. (UDESC) A região sul do Brasil difere das demais regiões brasileiras no que diz respeito ao clima. Nesta região o clima é controlado por massas de ar tropicais e polares, e nas demais regiões do país os climas são controlados por massas de ar equatoriais e tropicais. Analise as proposições sobre o clima da região sul:

I. Predomina a Massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão.

II. No inverno é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais - precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico.

III. O índice médio anual de pluviosidade é alto, e as chuvas são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca.

IV. É um clima que pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de médias temperaturas.

V. A amplitude térmica anual é elevada, a maior dos climas brasileiros.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

07. (Cesgranrio) Em relação ao povoamento e à ocupação da terra na região Sul do Brasil, podemos afirmar:

  1. A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.
  2. A campanha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades.
  3. O norte do Paraná teve seu povoamento iniciado no século XIX por imigrantes oriundos do Nordeste para trabalharem nas grandes propriedades agrícolas dedicadas ao plantio da soja.
  4. O oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por luso-brasileiros, em áreas de floresta tropical, que se dedicaram ao cultivo do café em grandes propriedades.
  5. O planalto Paranaense foi ocupado, no século passado, por imigrantes japoneses, que se dedicaram à agricultura em grandes propriedades, cultivando principalmente cana-de- açúcar.

08. (UFMG ) Todas as alternativas apresentam aspectos da evolução da economia da Região Sul do Brasil nos últimos anos, EXCETO

  1. A atração do capital internacional ligado ao setor automotivo por esse espaço regional, privilegiado pela facilidade de acesso ao consumo de um mercado comum.
  2. As conseqüências favoráveis advindas da centralidade geográfica dessa Região no bloco de integração econômica do Cone Sul.
  3. A dinamização e a verticalização da agroindústria, estimuladas pela ampliação das perspectivas de acesso ao mercado externo.
  4. A relação entre oferta e demanda de trabalho restabeleceu os fluxos migratórios tradicionais em direção à região, ampliando o mercado consumidor interno.

09. (PUC-RS) Ao ler o mapa do estado do Rio Grande do Sul, pode-se reconhecer diferentes paisagens que se configuram por apresentarem significativas relações entre os elementos que as compõem. Dentre os elementos a seguir, quais apresentam relações que explicam a configuração das paisagens gaúchas?

I. A existência de campos sobre os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, pois os solos nestas áreas de ocorrência são rasos para a sustentação de matas densas.

II. A concentração de indústrias de celulose sustentando a economia do município de Rio Grande, pois as coxilhas da metade sul do estado estão povoadas pela silvicultura.

III. As lavouras de soja e trigo no noroeste do estado, em função das chuvas sazonais e da facilidade de exportação.

IV. A poluição do curso médio do Rio Jacuí na Depressão Periférica, em função da extração do carvão.

  1. I e III.
  2. I e IV.
  3. II e III.
  4. I, II e III.
  5. II, III e IV.

10. (UFRGS) O Rio Grande do Sul é formado por três grandes regiões hidrográficas: a do Uruguai, a do Guaíba e a Litorânea. A quantidade e a qualidade de suas águas têm sido alteradas pelas atividades humanas. Sobre essas regiões hidrográficas, é correto afirmar que:

  1. na região do Uruguai, predominam as atividades agrícolas e pastoris, que fazem reduzir a quantidade de sedimentos na água e aumentar a contaminação por coliformes fecais.
  2. na região Litorânea, há intensa ocupação nos meses de verão, embora a infraestrutura adequada para atender esse contingente populacional não acarrete alteração nas condições de balneabilidade das praias, rios e lagos.
  3. na região do Guaíba, concentram-se as maiores áreas urbanas e industriais do Estado, apresentando os maiores índices de poluição, no que se refere tanto aos dejetos orgânicos, quanto aos industriais.
  4. na bacia do Rio Jacuí, a carga de sedimentos oriundos de processos erosivos não é considerada prejudicial para a qualidade de água do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos.
  5. na região do Guaíba, que abrange a maior parte do Estado, há ocupação de mais de 50% do território rio-grandense.

Oi, aqui é o criado do Projeto Agatha. Você pode responder a uma pesquisa rápida? Ela vai ajudar no meu Projeto de Iniciação Científica da faculdade (IFNMG). É só clicar nessa barrinha.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avise para a gente | Email ou WhatsApp