Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Escudos Cristalinos

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Escudos Cristalinos com questões de Vestibulares.




01. (ENEM) Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: O Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em http//ambientes.ambientebrasil.com br. Acesso em: 28 jun 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

  1. fontes de águas termais.
  2. afloramentos de sal-gema.
  3. jazidas de minerais metálicos.
  4. depósitos de calcário agrícola.
  5. reservas de combustível fóssil.

02. (UCPEL) Com aproximadamente 36% do seu território formado por escudos cristalinos, o Brasil possui algumas reservas minerais mais ricas do planeta, o que inclui minério de ferro, bauxita (alumínio), cobre, entre outros. Sobre os minérios no Brasil, é correto afirmar que

  1. as grandes reservas brasileiras de minério de manganês encontram-se no estado de Goiás.
  2. o Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem as principais reservas de pedras preciosas.
  3. a Bahia e o Espírito Santo são os principais estados produtores de carvão.
  4. a maioria dos minérios metálicos encontra-se em Minas Gerais, na região chamada Quadrilátero Ferrífero, e no Pará, na província mineral de Carajás.
  5. as principais jazidas de cobre estão localizadas no Pará.

03. (UNISC) O município de Caçapava do Sul/RS está localizado em uma formação geológica de escudos cristalinos antigos. Suponha que a prefeitura local pretende estimular a pesquisa e o aproveitamento econômico dessa área. Que minérios poderiam ser encontrados nesse tipo de formação geológica? Marque a alternativa que contém os minérios encontrados nessa formação geológica.

  1. Granito, ouro, quartzo, carvão mineral. b)Ouro, cobre, zinco, chumbo c)Carvão mineral, ouro, xisto betuminoso, granito. d)Calcário, granito, ouro, carvão mineral. e)Granito, xisto betuminoso, carvão mineral, chumbo.

04. (ENEM 2012) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco. ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998. As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por

  1. apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
  2. corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
  3. apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
  4. possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
  5. serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

05. (URCA) Leia com Atenção: “São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Ao contrário do que sugere o nome, apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas. Por definição, situam-se em cotas altimétricas superiores a 300 m. [...] Se distinguem entre si pelas estruturas geológicas que os sustentam, [...] em escudos cristalinos e em bacias sedimentares”.

(MAGNOLLI e ARAÚJO: 2005). Essa afirmativa se refere corretamente à:

  1. Planície;
  2. Depressão;
  3. Planaltos;
  4. Glaciação;
  5. Talude.

06. (Unicentro) A estrutura geológica do Brasil é constituída por bacias sedimentares e escudos cristalinos. Os escudos cristalinos originados nos períodos Arqueozoico e Proterozoico, apesar de não serem majoritários, são importantes porque apresentam grandes riquezas minerais, como

  1. sal gema e carvão mineral, minerais de origem inorgânica.
  2. calcário, utilizado na fabricação de cimento.
  3. petróleo e ouro em abundância.
  4. xisto betuminoso e diamantes.
  5. ferro e manganês.

07. (EsPCEx) O território brasileiro está contido na Plataforma Americana, que é uma das três grandes unidades geológicas da América do Sul. Essa Plataforma abrange três vastos escudos cristalinos. Assinale a alternativa que apresenta esses três escudos.

  1. das Guianas, do Parnaíba e do Paraná
  2. Atlântico, Amazônico e do Parnaíba
  3. do Paraná, Brasil Central e Amazônico
  4. Brasil Central, Atlântico e das Guianas
  5. do Parnaíba, Amazônico e do Paraná

08. (UFSM) Observe o mapa:

De acordo com o mapa e os seus conhecimentos, observe as afirmativas: I - Os principais recursos minerais brasileiros, como ferro, bauxita e manganês, são utilizados como commoditties, ou seja, exportados in natura para indústrias de transformação no exterior. II - A maior parte da extração mineral no Brasil ocorre em áreas de escudos cristalinos, devido à diversidade de minerais e rochas que compõem essa litologia. III - A extração de sal em território brasileiro é totalmente realizada em áreas litorâneas, que estão em contato com bacias sedimentares. IV - A mineração pode ser considerada uma das atividades humanas que mais causam impactos ao meio ambiente. Está(ão) correta(s)

  1. apenas I.
  2. apenas III.
  3. apenas II e IV.
  4. apenas I, II e IV.
  5. I, II, III e IV.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp