Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Era Geológicas

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Era Geológicas com questões de Vestibulares.




01. (FAMECA) A ação de diferentes processos naturais configurou, ao longo do tempo geológico, grandes unidades geológicas no planeta.

Uma de suas unidades são os dobramentos modernos, estruturas que

  1. indicam a epirogênese das terras emersas no Éon Arqueano.
  2. derivam de grandes extrusões magmáticas no Período Cambriano.
  3. respondem pela fragmentação da crosta no Período Jurássico.
  4. resultam do choque de placas tectônicas no Período Terciário.
  5. refletem a estabilidade de dorsais meso-oceânicas do Éon Proterozoico.

02. (URCA) As grandes estruturas do relevo terrestre são: crátons (que compreendem os escudos antigos e as plataformas), bacias sedimentares e cadeias orogênicas. Sobre essas estruturas, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso, depois assinale a alternativa com sequência correta:

( ) Os crátons são formados por rochas de idade Cenozóica e apresentam formas de relevo pouco desgastadas.

( ) As bacias sedimentares formaram-se ao longo do Éon Fanerozóico em razão de diferentes processos de sedimentação marinha, glacial ou continental.

( ) As cadeias orogênicas são resultantes da movimentação das placas tectônicas, estão em regiões muito instáveis geologicamente. Suas idades são recentes, tendo seu início ocorrido no final do Mesozóico e perdurando até o Cenozóico, nos dias atuais.

Assinale o item correto:

  1. V, V, V
  2. F, V, V
  3. F, F, V
  4. V, F, V
  5. F, F, F

03. (UNIMONTES)

As áreas em destaques na figura correspondem às principais reservas do mundo de um combustível fóssil que se formou na Era Paleozoica.

Tratam-se de reservas de:

  1. Petróleo, combustível líquido cuja descoberta desencadeou uma explosão tecnológica, com destaque para a indústria automobilística e aeronáutica.
  2. Carvão mineral, cujo uso permitiu criar uma série de máquinas novas proporcionando mais conforto e mais desenvolvimento no final do século XVIII, na Europa.
  3. Urânio, cujo emprego associado ao plutônio já feito na Coreia do Sul permitiu o desenvolvimento de bombas nucleares e ogivas de longo alcance.
  4. Xisto betuminoso extraído em rochas vulcânicas do pré-sal, cujo aproveitamento está sendo incentivado a países da América do Sul, África e Ásia.

04. (URCA) Para compreender a Estrutura Geológica de um determinado lugar é necessário observar vários fatores. Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta:

( ) Podemos identificar três tipos de rochas: Metamórfica (formada pelo esfriamento e solidificação do magma pastoso); Ígneas (acúmulo de detritos de outras rochas) e Sedimentares (resultantes da transformação de outras rochas, seja em virtude da pressão ou temperatura).

( ) Na estrutura geológica da Terra podemos destacar, principalmente, os: Escudos Cristalinos (de idade geológica da era Pré cambriana); Bacias Sedimentares (podendo ser Mesozóica) e Dobramentos Modernos (áreas que no período Terciário sofreram grandes dobramentos originando grandes cadeias de montanha como os Andes).

( ) No Brasil não existem Dobramentos Modernos, tendo sua estrutura geológica constituída por Escudos Cristalinos (período Arqueozóico e Proterozóico) e Bacias Sedimentares (desde a era Paleozóica até a Cenozóica).

  1. V; F; F.
  2. F; V; F.
  3. F; V; V.
  4. V; F; V.
  5. V; V; V.

05. (FACERES) Último período da Era Paleozoica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e se situa entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. O Permiano Superior põe fim à Era Paleozoica. Quanto à fauna e à flora, esse período marca:

  1. Uma diminuição dos invertebrados marinhos e uma fase de transição da flora, com o declínio das plantas primitivas e posterior ascensão das gimnospermas.
  2. O apogeu dos dinossauros e a disseminação das pteridófitas no ambiente terrestre.
  3. O desaparecimento dos dinossauros e a ocupação do norte da Europa pelas angiospermas.
  4. O surgimento dos mamíferos e o apogeu das plantas primitivas.
  5. A explosão cambriana, o surgimento de diversas espécies e grande variedade de plantas marinhas macroscópicas.

06. (EsPCEx) A figura abaixo destaca alguns pontos do relevo do continente americano. As afirmações a seguir correspondem a algumas regiões assinaladas no mapa.

I - Área correspondente a dobramentos modernos que se originaram do encontro de uma placa continental com a placa de Nazca.

II – Áreas formadas pela provável aproximação e colisão dos continentes primordiais que originaram a Pangéia. O demorado trabalho das forças erosivas rebaixou e esculpiu os antigos dobramentos.

III - Área de extenso derramamento vulcânico, ocorrido durante a época Mesozóica e associado às intensas perturbações tectônicas oriundas da fragmentação da Gondwana, que recobre cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. As afirmações I, II e III correspondem, respectivamente, às regiões

  1. C, A e E
  2. C, D e A
  3. D, E e B
  4. A, E e B
  5. B, C e E

07. (Fuvest) A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de

  1. soleiras e diques.
  2. dobras anticlinais e sinclinais.
  3. plataformas e bacias sedimentares.
  4. intrusões e extrusões.
  5. falhas verticais e horizontais.

08. (URCA)

Através da teoria da deriva continental criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, foi descoberto ou desvendado que no passado os continentes não se encontravam com a mesma configuração que apresentam atualmente. O ponto de partida para essa afirmação é o contorno praticamente perfeito que há entre os continentes da América do Sul e o africano. A Bacia Sedimentar do Araripe teve sua origem nesse processo, que ficou denominado de Teoria da Deriva Continental.

Analise abaixo a(s) assertiva(s) sobre a origem da Bacia Sedimentar do Araripe, e a Teoria de Wegener.

1) A Bacia Sedimentar do Araripe está situada na província estrutural Borborema, recobrindo rocha da Era PréCambriana, e se situava no grande continente denominado de Laurasia.

2) A origem da Bacia do Araripe está diretamente ligada ao evento da abertura do Oceano Atlântico Sul, que envolveu toda a porção leste da Plataforma SulAmericana, responsável pela fragmentação do Paleocontinente Gondwana e pela formação dos riftes mesozóicos do Nordeste.

3) A Bacia Sedimentar do Araripe é uma seqüência predominantemente mesozóica, daí as grandes reservas de bauxita encontradas na mesma.

4) A Chapada do Araripe, esta localizada em uma área de aproximadamente 10 mil km² que compreende os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, tem um dos acervos paleontológicos mais importantes do mundo.

As assertivas corretas são:

  1. 2 e 4
  2. 1, 2 e 4
  3. 2, 3 e 4
  4. 1, 2, 3 e 4
  5. 3 e 4

09. (UFN) Ocorrem três tipos de estrutura geológica na crosta terrestre: escudos cristalinos, bacias sedimentares e faixas orogênicas. Portanto, conclui-se:

  1. Os escudos cristalinos são formados por terrenos desgastados e com baixas altitudes, devido à intensa exposição a processos erosivos.
  2. A cadeia do Himalaia e a plataforma do rio São Francisco constituem exemplos de escudos cristalinos.
  3. As bacias sedimentares foram formadas ao longo da era pré-cambriana.
  4. As faixas orogênicas ou dobramentos antigos e modernos podem diferenciar-se apenas pela altitude.
  5. Os Alpes Escandinavos representam exemplos de dobramentos modernos.

10. (UNIPAM) Os solos brasileiros são formados a partir de três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma dessas estruturas permite a formação de determinados minerais e solos. São identificados quatro tipos de solos no território brasileiro: terra roxa, massapé, salmourão e aluvial.

Acerca das estruturas geológicas e dos tipos de solos presentes no território brasileiro, faça a associação.

I. Aluvial

II. Massapé

III. Salmourão

IV. Terra roxa

_____ É um tipo de solo que se originou de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Solo extremamente fértil, possui uma aparência mais avermelhada. É encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado remoto, parte dessas áreas abrigou vulcões.

_____ É um tipo de solo que se caracteriza por ser mais escuro, quase preto, argiloso escuro, em razão de sua formação proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. É muito fértil, localizado ao longo do litoral nordestino. Nos meses chuvosos, ele fica úmido e viscoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.

_____ É um tipo de solo que se originou da decomposição, sobretudo de graníticas e gnaisses claros. Encontra-se distribuído principalmente na região Centro-sul do país. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de ter certo nível de acidez. Entretanto, com as técnicas adequadas, também pode ser utilizado na agricultura.

_____ É um tipo de solo que pode ser identificado em todos os pontos do Brasil. Sua formação se dá partir de sedimentos carregados pela ação das águas e dos ventos, em regiões de várzeas e próximos a rios e cursos d‘água.

Apesar de não serem tão férteis, apresentam um elevado potencial agrícola.

A sequência CORRETA é a seguinte:

  1. I, III, II e IV
  2. III, I, IV e II
  3. IV, II, III e I
  4. II, I, IV e III

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp