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Cartografia

Lista de 15 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Cartografia com questões de Vestibulares.






01. (UFAM) Uma pessoa está numa cidade A, de longitude 30° leste, e faz um telefonema às 10 horas para seu amigo que mora na cidade B, situada a 30° oeste. A que horas a pessoa que mora na cidade B atendeu a ligação telefônica?

  1. 2 horas
  2. 6 horas
  3. 9 horas
  4. 16 horas
  5. 21 horas

02. (UEG) A escala se define como

  1. a representação gráfica cujo denominador indica uma relação de igualdade com o numerador.
  2. a relação entre as dimensões de um objeto ou lugar representado e sua medida real.
  3. o processo utilizado para a representação da curvatura da terra num plano.
  4. a distância entre os lugares, calculada em metros ou quilômetros.
  5. o conjunto de símbolos que permitem a leitura do mapa.

03. (UFPR) Sobre a projeção plana ou azimutal, assinale a alternativa correta.

  1. Na referida projeção, a partir da seleção de um ponto de interesse, próximo do qual haverá as maiores distorções no mapa, o cartógrafo representa os demais locais de interesse. Com o distanciamento do ponto central, que tangencia a superfície de referência terrestre, as distorções são cada vez menores.
  2. Essa projeção, comumente utilizada para navegação, guarda ângulos de azimutes e seus meridianos passam pelo centro da projeção, sendo representados como retas.
  3. É uma projeção classificada como plano-polar quando tangencia médias latitudes.
  4. É uma projeção adequada para representar zonas de baixas latitudes e com poucas variações altimétricas, sendo evitada em regiões com altas latitudes.
  5. É uma projeção classificada como plano-oblíqua quando tangente à linha do Equador.

04. (UCB) Na segunda-feira, Rafael voou de Brasília a Rio Branco, em um voo que dura 3h30, com decolagem às 21h e aterrissagem às 21h30, hora local.

Se o voo da volta está marcado para as 15h, hora local, e não houver atraso, qual será o horário da chegada a Brasília?

  1. 15h30.
  2. 21h30.
  3. 20h30.
  4. 18h30.
  5. 22h30.

05. (PUC-RS) Os relógios de uma cidade localizada na América do Norte, a 80º Oeste e a 33º Norte, marcam 13 horas no horário de verão. Que horas marcariam se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão?

  1. 11 horas e 20 minutos.
  2. 11 horas e 40 minutos.
  3. 12 horas e 40 minutos.
  4. 13 horas e 29 minutos.
  5. 14 horas.

06. (PUC-PR) Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters.

(Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p. 40)

  1. Assinale a alternativa CORRETA:
  2. Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos pólos.
  3. A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.
  4. Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela deformação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters).
  5. Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes.
  6. Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

07. (UFES) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.

  1. Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que
  2. ambas as projeções são cilíndricas, sendo que a de Mercator é equivalente e a de Peters é conforme.
  3. a projeção de Mercator conserva as áreas dos continentes e, por esse motivo, é chamada de eurocêntrica.
  4. a projeção de Mercator é conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e é a mais adequada para a navegação marítima.
  5. a projeção de Peters é a mais adequada para a representação dos países do Terceiro Mundo, pois mantém as formas em proporção correta.
  6. a projeção de Peters é equidistante, ou seja, mantém a proporcionalidade real nas medidas de distâncias e ângulos.

08. (UFRN) As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização". São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

  1. Sobre esse tipo de projeção, podemos afirmar que
  2. representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.
  3. mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.
  4. conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.
  5. representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.

09. (UERJ)

BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008

Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.

Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:

  1. escala pequena
  2. projeção azimutal
  3. técnica de anamorfose
  4. convenção equidistante
  5. projeção cônica

10. (PUC-PR) Observe com atenção o mapa abaixo

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

  1. Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.
  2. Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.
  3. É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.
  4. A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.
  5. Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

11. (UEL PR) Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.

  1. Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre.
  2. Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central.
  3. Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central.
  4. A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.
  5. Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central.

12. (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

  1. a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
  2. a apresentação da superfície esférica no plano.
  3. os diferentes fusos horários no globo.
  4. a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
  5. o nível de detalhe das informações representadas.

13. (Unesp) Sobre um mapa, na escala de 1:500 000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7cm de lado. A área da reserva medirá no terreno:

  1. 12,25 km2
  2. 1 225 km2
  3. 12 250 km2
  4. 122,5 km2
  5. 12 255 km2

14. (UFRGS) Para cada tipo de representação existe uma escala numérica apropriada. Assim, os mapas podem ser divididos em três categorias básicas: escala grande, média e pequena.

Associe as escalas numéricas mais apropriadas para as fnalidades dos mapas.

1 – Mapas topográfcos

2 – Plantas urbanas

3 – Planisférios

4 – Plantas arquitetônicas

( ) 1:50 a 1:100

( ) 1:25 000 a 1:250 000

( ) 1:500 a 1:20 000

A sequência numérica correta, das preenchidas com os números referentes às mesmas é:

  1. 4 – 3 – 1
  2. 4 – 1 – 2
  3. 2 – 3 – 4
  4. 4 – 2 – 1
  5. 3 – 1 – 4

15. (UFPB) Cartografia:

Considerando a ideia de que os mapas são concebidos como instrumentos utilizados para representar o planeta Terra, é correto afirmar que:

  1. os mapas do século XII, feitos pelos europeus, já representavam a Cordilheira dos Andes.
  2. o primeiro mapa a considerar a Terra redonda foi feito por Ptolomeu.
  3. o mapa-múndi feito por Mercador privilegia a representação do continente europeu por aumentar a sua extensão territorial e centralizar a sua localização.
  4. a última porção do território africano a ser representada pelos cartógrafos europeus foi a da África Setentrional.
  5. os mapas temáticos trabalham com diversos temas ao mesmo tempo.

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