Home > Banco de Questões > Geografia > Geografia Econômica >

Agrotóxicos

Lista de 12 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema com questões de Vestibulares.






01. (UFRGS) Observe o gráfico abaixo.

Sobre o tema, é correto afirmar que

  1. o Brasil e a União Europeia apresentam políticas públicas semelhantes com respeito às permissões de agrotóxicos.
  2. o aumento recente no número de agrotóxicos autorizados no Brasil está relacionado com a adoção de políticas ambientais mais rígidas pelos órgãos estatais brasileiros.
  3. as commodities apresentam o menor número de agrotóxicos autorizados no Brasil e proibidos na União Europeia.
  4. os dados do gráfico refletem a visão de desenvolvimento adotada pelo Brasil, com ênfase em commodities e agrocombustíveis que demandam o uso intensivo de agrotóxicos.
  5. a adoção de uma política permissiva ao uso de agrotóxicos está ausente no plantio de espécies arbóreas exóticas para exportação brasileira.

02. (UERJ)

Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva

  1. relevância na pauta de exportação
  2. participação na absorção de mão de obra
  3. centralidade na alimentação da população
  4. influência na desconcentração da propriedade

03. (UNICAMP)

Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.

  1. O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.
  2. As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.
  3. O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.
  4. Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.

04. (UNIVESP)

(https://noticias.uol.com.br. Adaptado)

A região brasileira que apresenta os maiores indicadores de utilização de agrotóxicos proporcionais à área agrícola corresponde ao

  1. Sul.
  2. Nordeste.
  3. Centro-Oeste.
  4. Norte.
  5. Sudeste.

05. (Fuvest) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.

Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

  1. No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos.
  2. No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada.
  3. Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá.
  4. No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas.
  5. No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verifica-se significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos.

06. (UEL) O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018). O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.

I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.

II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.

III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.

IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

07. (UPE) Leia o texto a seguir:

Líder mundial, Brasil pode ganhar mais agrotóxicos na comida

Ao que tudo indica, a permissividade da legislação é pouco para a bancada ruralista. Representando 40% do legislativo, na Frente Parlamentar Agropecuária, estão os maiores interessados na aprovação da Lei 6299/2002, que altera a forma de avaliar registros de agrotóxicos no Brasil, em tramitação... As mudanças propostas começam na própria nomenclatura: de agrotóxicos, passariam a ser chamados de "defensivos fitossanitários". "A eventual substituição pelo termo 'fitossanitário' visa estabelecer um caráter inofensivo a substâncias que, manifestamente, não o são"...

Fonte: adaptado de https: //revistagalileu.globo.com/2018/05.

Sobre os fatos abordados no texto e o modelo agrário brasileiro, analise as seguintes afirmativas:

1. Além das intoxicações agudas provenientes das doses de agrotóxicos, que afetam trabalhadores do campo e consumidores, os custos socioambientais dessa política econômica agrária são acrescidos de contaminação ambiental difusa nos ecossistemas brasileiros.

2. Com o desenvolvimento do Agronegócio no Brasil, prática que modificou a organização do setor agrícola, muitos componentes estão relacionados à questão dos agrotóxicos, como a manutenção do latifúndio e o avanço para cima das áreas de proteção e unidades de conservação.

3. Entende-se por defensivos fitossanitários substâncias de natureza química, destinadas a proteger os organismos biológicos ou qualquer forma de agente patogênico, animal ou vegetal que seja inofensivo às plantas úteis e a seus produtos.

4. Carregados pelas águas do escoamento superficial, os agrotóxicos atingem e contaminam riachos, rios e lençol freático e chegam, também, à mesa das pessoas, passando a ser consumidos com os alimentos.

5. O agronegócio tem-se tornado insustentável, porque amplia os impactos socioambientais, em face da expansão relativamente rápida da fronteira agrícola, e o uso intensivo de agrotóxicos.

Estão CORRETAS

  1. apenas 1 e 2.
  2. apenas 3 e 4.
  3. apenas 1, 2, 4 e 5.
  4. apenas 2, 3, 4 e 5.
  5. 1, 2, 3, 4 e 5.

08. (UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre agrotóxicos.

( ) Os agrotóxicos são substâncias transgênicas tóxicas usadas na agricultura.

( ) O uso indevido de agrotóxicos pode causar um desequilíbrio nas populações de abelhas, que são expostas a diferentes substâncias químicas.

( ) A água sanitária é eficiente para remover agrotóxicos.

( ) O hábito de descascar frutas e legumes remove os agrotóxicos comumente utilizados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. V – F – V – F.
  2. F – F – V – V.
  3. F – V – F – F.
  4. V – V – F – V.
  5. F – V – V – F.

09. (FCMSJF) Por trás de cada prato de comida existe uma complexa cadeia produtiva que vai desde as pesquisas científicas até a regulação do uso de substâncias químicas na produção agrícola. Tal cadeia envolve a indústria de sementes, de fertilizantes e dos defensivos agrícolas, mais conhecidos no Brasil como agrotóxicos.

(...), ruralistas defendem o “Pacote do Veneno”, conjunto de 18 projetos de lei apensados ao PL 6299/2002.

(...) Em oposição à essas manobra dos ruralistas está a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), proposta pela sociedade civil por meio do projeto de lei 6670/2016.

Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/ocirculo-vicioso-dos-agrotoxicos>. Acesso em: 1 maio 2018.

O projeto de lei 6670/2016 promove a transição progressiva do atual modelo de produção para sistemas baseados na

  1. permacultura.
  2. agroecologia.
  3. biotecnologia.
  4. biorremediação

10. (IFSudMinas) No filme "O veneno está na mesa", o documentarista Silvio Tendler mostra que o Brasil está envenenando diariamente sua população a partir do uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos. Em um ranking para se envergonhar, o brasileiro é o que mais consome agrotóxico em todo o mundo, sendo 5,2 litros a cada ano por habitante. As consequências, como mostra o documentário, são desastrosas.

SCARSO. A. O brasileiro come veneno. Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/node/6965.>. Acesso: 13/09/2012.

Sobre a agricultura brasileira atual, considere as afirmações:

I. O uso de agrotóxicos é bastante intenso nos cultivos voltados à exportação, colocando em risco a contaminação humana, além das águas e matas.

II. A agricultura brasileira, mesmo com o passar nos anos, mantém uma estrutura marcada pela concentração da propriedade.

III. A produção agropecuária brasileira destinada à exportação é realizada majoritariamente através de latifúndios monocultores.

Assinale a opção CORRETA:

  1. Todas estão corretas.
  2. Todas estão incorretas.
  3. Apenas I e II estão corretas.
  4. Apenas II e III estão corretas.
  5. Apenas a III é correta.

11. (UFPB) Visando combater a fome no mundo, as sociedades humanas desenvolveram a capacidade de produzir mais alimentos, surgindo, assim, as indústrias de fertilizantes, adubos artificiais, herbicidas e pesticidas, os dois últimos conhecidos por agrotóxicos. Sobre as empresas agrícolas que utilizam agrotóxicos para aumentar a produtividade, é correto afirmar:

  1. Essas empresas estimulam o aumento da produção agrícola e barateiam o preço dos alimentos no mundo.
  2. Essas empresas atuam em parceria com os pequenos produtores rurais e seus sistemas tradicionais de uso da terra.
  3. Essas empresas são as que menos poluem, pois localizam-se em áreas rurais, distantes das áreas urbanas.
  4. Essas empresas estimulam a competitividade, a concentração de terras e a migração campo-cidade.
  5. Essas empresas fixam os trabalhadores no campo e contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.

12. (Enem) Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de:

  1. transferir o contaminante do solo para a água.
  2. absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
  3. apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
  4. estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
  5. metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp