Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Hidrosfera

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Hidrosfera com questões de Vestibulares.




01. (Unit-SE) O conjunto de toda a água do planeta recebe o nome de hidrosfera. Sua origem foi bem singela: começou como mero vapor de água. Há cerca de 4 bilhões de anos, quando nosso planeta era uma nuvem quente de poeira e gás, a água encontravase misturada a outros gases, no estado de vapor. À medida que o planeta foi esfriando, esse vapor foi se condensando e, sob a forma de chuva, precipitando-se sobre a superfície. Dessa longa e caudalosa tempestade, formaram-se os oceanos, mares e o conjunto das “águas continentais”, composto de rios, lagos, lençóis subterrâneos, geleiras e neves eternas. Juntas, as águas continentais e oceânicas, que compõem a hidrosfera, têm um volume aproximado de 1, 4 bilhão de quilômetros cúbicos. (A TERRA..., 2012, p. 46).

Tendo-se em vista o texto e os conhecimentos sobre as águas oceânicas e continentais e sua importância econômica, é correto afirmar:

  1. A biodiversidade presente nos oceanos e mares, em particular, nas regiões costeiras — nos manguezais, pântanos, lagoas, estuários — que concentram grande parte de fauna marinha, é intocada, a exemplo do Brasil, pois são áreas de preservação permanente.
  2. Os avanços tecnológicos da industrialização, da agropecuária e da produção de energia elétrica, acompanhados da moderna urbanização e do crescimento acelerado do IDH, em todo o mundo, seguem o decréscimo dos níveis de poluição, com descargas de detritos, esgotos, infiltração de produtos químicos nos solos, resíduos industriais, dentre outros.
  3. Os sais são elementos característicos das águas do mar e entre eles predomina o cloreto de sódio ou sal de cozinha, embora existam outros, em menores quantidades.
  4. A salinidade marinha apresenta grandes contrastes, como o mar Báltico e o Negro, que são ricos em sais, enquanto o mar Vermelho e o mar Morto incluem-se entre os menos salinos.
  5. As correntes marinhas influenciam a vida na Terra de várias formas, a exemplo da corrente quente de Humboldt, que aquece a costa oeste da América do Sul.

02. (UESB) Cerca de 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água (a hidrosfera), que compreende os oceanos, os mares e as águas continentais (rios, lagos e geleiras). A maior parte dessa água, porém, é salgada, sendo menos de 3% de água doce, concentrada principalmente em geleiras (nos polos e nas neves eternas das montanhas), restando menos de 1% de águas superficiais para atividades humanas.

(LUCCI, 2006, p.539).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a água na superfície terrestre, como as águas continentais, os oceanos e os mares, marque V nas alternativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) A salinidade nas águas marinhas varia de um local para outro, devido à temperatura, à evaporação, às chuvas e ao desaguamento dos rios.

( ) O ciclo da água é contínuo, incluindo a transpiração, a evaporação, a condensação, a precipitação, o escoamento e a infiltração.

( ) As geleiras constituem um reservatório de, aproximadamente, 70% da água doce do planeta, formadas pelo acúmulo de neve, no decorrer de milhares de anos.

( ) A bacia do São Francisco, em algumas de suas barragens, como de Três Marias, Itaparica e Sobradinho, sofreu queda de nível, com as secas que, recentemente, abalaram as regiões Nordeste e Sudeste.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. V F V F
  2. F V F V
  3. F F V V
  4. V V F F
  5. V V V F

03. (PUC-MG) O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida. Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

  1. A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
  2. As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;
  3. A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
  4. A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.

04. (UEFS) A hidrosfera é a parte da superfície terrestre coberta pelas águas oceânicas e continentais. Ela engloba oceanos, mares, rios, lagos, lençóis subterrâneos, geleiras e neves eternas. A hidrosfera da Terra tem um volume aproximado de 1, 4 bilhão de km³, e estima-se que 97,5% das águas sejam salgadas, pertencendo a mares e oceanos. (A HIDROSFERA... 2013. p. 192).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a água na Terra, pode-se afirmar:

  1. O mar de Aral, localizado entre a Europa e a Ásia, é uma importante reserva de água doce, em razão dos volumosos deságues proporcionados pelos rios Amu Daria e Sir Daria.
  2. As geleiras ou glaciares são fontes de água doce que se acumulam nas regiões polares e nas altas montanhas.
  3. O oceano Atlântico, situado entre as terras da América, Europa, Ásia e África, é o maior e mais importante dos oceanos.
  4. Os aquíferos freáticos caracterizam-se pelas águas armazenadas em profundidade, “presas” por camadas de rochas impermeáveis.
  5. A corrente marítima Sul Equatorial se forma na altura do arquipélago de Cabo Verde, dividindo-se em duas, ao encontrar o extremo norte do Brasil.

05. (UDESC) Sobre a hidrosfera, pode-se afirmar:

I - No planeta Terra a água é encontrada naturalmente nos três estados: líquida, sólida e gasosa.

II - A água do mar só é salgada porque, após a solidificação da litosfera, e com o estabelecimento do ciclo da água, a ação do intemperismo desagregou e decompôs as rochas, dando origem a sais minerais. Estes eram levados para os mares e oceanos por diversos agentes erosivos. Assim, os mares e oceanos foram-se tornando salinos.

III - As águas se concentram mais no hemisfério Sul do que no hemisfério Norte.

IV - As marés são movimentos de lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares; podem ser observadas no decorrer de um dia e são provocadas pela força de atração da Lua e do Sol.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  3. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  4. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

06. (UPE) “Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...”

Esse texto está se referindo à

  1. Contracorrente Sul-Equatorial.
  2. Corrente Kuro Sivo.
  3. Corrente “El Niño Atlântico”.
  4. Corrente do Golfo.
  5. Corrente Quente do Brasil.

07. (UEFS) “Abarcando quase a totalidade da hidrosfera terrestre, os mares e oceanos dominam a paisagem do nosso planeta”.

Com base nos conhecimentos acerca de oceanos, dos mares e do relevo submarino, pode-se afirmar:

  1. A Corrente Circumpolar Antártica é a mais veloz das correntes oceânicas, percorre o continente de oeste para leste, na faixa próxima à latitude 60º sul e é uma das maiores correntes marítimas da Terra.
  2. As fossas oceânicas são formações que estão relacionadas à atuação dos movimentos das águas oceânicas, responsáveis pela escavação do relevo submarino.
  3. Os mares abertos apresentam anomalias nas características de suas águas, porque os canais de ligação entre esses mares e os oceanos apresentam sempre pouca largura e profundidade.
  4. A plataforma continental constitui uma superfície irregular, devido ao predomínio do trabalho de abrasão marinha.
  5. O oceano Atlântico, o mais extenso e tropical dos oceanos e o de maior fluxo comercial, apresenta um relevo pouco acidentado.

08. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.

A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico, por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ____________. Com a redução da infiltração, ___________o nível do lençol freático.

  1. aumentando – aumentam – diminui.
  2. aumentando – aumentam – aumenta.
  3. diminuindo – diminuem – diminui.
  4. diminuindo – aumentam – diminui.
  5. aumentando – diminuem – aumenta.

09. (FUVEST) Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais. Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.

I. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.

II. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.

III. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

IV. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.

Está correto o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. I, II e III, apenas.
  3. II, III e IV, apenas.
  4. III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.

10. (MACK) Na costa pacífica sul-americana, observamos países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência. Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente marítima que, nessa região, é responsável pelo fenômeno citado.

  1. Corrente do Golfo do México.
  2. Corrente do Pacífico Norte.
  3. Corrente de Humboldt.
  4. Corrente de Falklands.
  5. Corrente do Pacífico Sul.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp