Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Chuva Ácida

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Chuva Ácida com questões de Vestibulares.




01. (ENEM 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

  1. a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
  2. a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
  3. a destruição da fauna e flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
  4. as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis efios de cobre da rede elétrica.
  5. a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

02. (UECE) A química da atmosfera é afetada por ações antropogênicas que aumentam a concentração de poluentes, produzem chuva ácida, destroem a camada de ozônio e causam o aquecimento global. Sobre os ciclos globais e as reações químicas da atmosfera, assinale a afirmação FALSA.

  1. A reação genérica, não balanceada, que corresponde à respiração é (CH2O)n + O2 → CO2 + H2O + Energia.
  2. A fixação do CO2 pelos oceanos se dá através da dissolução do gás na água e por fotossíntese.
  3. O nitrogênio é essencial à vida, sendo necessário, por exemplo, na constituição das proteínas e do DNA que contém as informações genéticas.
  4. As principais fontes naturais de emissão do gás dióxido são a queima de combustíveis fósseis e as atividades industriais.

03. (UFPB) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, por emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, proveniente de diversos combustíveis fósseis e de veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando essas informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

  1. inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
  2. irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
  3. intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, em decorrência da utilização maciça de carvão mineral.
  4. inexistente, pois o carvão mineral utilizado para geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
  5. intenso nos grandes centros urbanos, em decorrência do aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

04. (ENEM) Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

  1. a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.
  2. a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica.
  3. a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.
  4. a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.
  5. a rede hidrográfica e a circulação atmosférica.

05. (IFSudMinas) Leia a charge que se segue:

Sobre chuvas ácidas, é INCORRETO afirmar:

  1. As chuvas ácidas podem causar graves problemas, pois resultam da elevação anormal dos níveis de acidez da atmosfera.
  2. O aumento dos níveis de poluentes, lançados na atmosfera, tem contribuído, significativamente, para a intensificação do problema.
  3. Os impactos negativos das chuvas ácidas são observados somente nas áreas em que se tem grande índice de poluição do ar, não havendo registros de ocorrência em áreas distantes das fontes poluidoras.
  4. Os principais impactos das chuvas ácidas são a corrosão de metais e monumentos históricos, e a acidificação das águas e dos solos.
  5. No Brasil, esse fenômeno ocorre de forma mais significativa na região metropolitana de São Paulo, onde a atividade industrial é mais intensa.

06. (PUC-RS) Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que essa situação esteja relacionada

  1. à ação de visitantes despreparados para a contemplação das obras de arte.
  2. ao fenômeno El Niño, que aumenta a concentração de chuvas no verão.
  3. às ondas de frio que têm assolado o continente nos últimos invernos.
  4. ao aquecimento global.
  5. às chuvas ácidas.

07. (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I. monumento Itamarati – Brasília (mármore).

II. esculturas de Aleijadinho – MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).

III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:

  1. I apenas
  2. I e II apenas
  3. I e III apenas
  4. II e III apenas
  5. I, II, e III

08. (UEL) Os graves problemas ambientais provocados pelas chuvas ácidas, bem como seus diversos impactos sobre as cidades e o meio rural, têm levado a intensos debates sobre como amenizá-los. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

  1. Para os produtores de verduras e legumes dos chamados cinturões verdes, próximos aos grandes centros urbanos, a precipitação de chuva ácida é benéfica, pois, ao infiltrar no solo, desencadeia reações químicas que aumentam a sua fertilidade natural.
  2. A poluição atmosférica, da qual decorre a chuva ácida, segundo a Legislação Ambiental brasileira, é um problema cuja territorialidade se circunscreve às grandes regiões metropolitanas do país.
  3. O Protocolo de Kyoto, ao instituir o mercado de carbono, solucionou o problema das chuvas ácidas.
  4. Devido ao protocolo de Kyoto, a redução da utilização de combustíveis fósseis nos EUA permitiu a supressão dos impactos das chuvas ácidas sobre a agricultura de países vizinhos.
  5. As chuvas ácidas afetam a produção agrícola, pois reduzem a absorção de importantes nutrientes do solo, como o cálcio, o magnésio e o potássio, pelas raízes, enfraquecendo as plantas e sujeitando-as a pragas e doenças.

09. (UDESC) Quando os derivados de petróleo e o carvão mineral são utilizados como combustíveis, a queima do enxofre produz dióxido de enxofre. As reações de dióxido de enxofre na atmosfera podem originar a chuva ácida.

Sobre a chuva ácida, escolha a alternativa incorreta.

  1. O trióxido de enxofre reage com a água presente na atmosfera produzindo o ácido sulfúrico, que é um ácido forte.
  2. SO2 reage com o oxigênio e se transforma lentamente em trióxido de enxofre. Essa reação é acelerada pela presença de poeira na atmosfera.
  3. A chuva ácida é responsável pela corrosão do mármore, do ferro e de outros materiais utilizados em monumentos e construções.
  4. Tanto o dióxido quanto o trióxido de enxofre são óxidos básicos
  5. Na atmosfera, o SO2 reage com o oxigênio e se transforma lentamente em trióxido de enxofre (SO3).

10. (IMEPAC) A chuva ácida é formada a partir de componentes do ar com alguns tipos de compostos ocasionalmente emitidos para a atmosfera, formando ácidos que se precipitam em forma de chuva. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e também de fontes naturais.

Os efeitos da chuva ácida NÃO se relacionam com

  1. os liquens que reagem à ação dos gases ácidos tornando-se incapazes de fechar seus estômatos, pois não têm tecidos protetores como as plantas superiores.
  2. a agricultura intensiva, onde circula grande quantidade de herbicidas que atingem raízes de plantas matando-as por meio de água das chuvas fortes que penetram no solo.
  3. a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre que se precipitam perto e longe das fontes emissoras.
  4. com a inversão térmica causada pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp