Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Biosfera

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Biosfera com questões de Vestibulares.




01. (FCMSCSP) A Conferência da Biosfera ocorreu em Paris, em 1968, reunindo 64 países, 14 organizações intergovernamentais e 13 ONGs. Esse encontro deu origem ao programa interdisciplinar O homem e a Biosfera, que reuniu estudiosos dos sistemas naturais para analisar as consequências das demandas econômicas em tais ambientes e resultou na criação das Reservas da Biosfera.

(Wagner C. Ribeiro. A ordem ambiental internacional, 2015. Adaptado.)

As Reservas da Biosfera são áreas

  1. representativas de ecossistemas a serem protegidos.
  2. produtoras de bens de consumo com alto valor agregado.
  3. destinadas à especulação de créditos de carbono.
  4. resguardadas da exploração biológica dos centros de pesquisas.
  5. destinadas à proteção das populações indígenas.

02. (UEA - SIS) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou as chamadas Reservas da Biosfera. Observe no mapa a ocorrência dessas áreas no Brasil.

As Reservas da Biosfera consistem em um conjunto representativo

  1. das regiões com estresse hídrico e foram criadas com o objetivo de adequar o consumo de água à disponibilidade desse recurso.
  2. dos domínios morfoclimáticos e foram criadas com o objetivo de associar relevo e clima.
  3. de reservas extrativistas e foram criadas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.
  4. das regiões de comércio de créditos de carbono e foram criadas com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes.
  5. de ecossistemas característicos da região onde se estabelecem e foram criadas com o objetivo de preservar o meio ambiente.

03. (CN) Chamamos de solo a camada superficial que recobre a litosfera. Essa camada é formada de materiais decompostos de rochas sob a ação combinada das outras três esferas da Terra: atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Com relação à realidade que envolve a formação e os tipos de solos existentes, assinale a opção correta.

  1. A transformação que a porção superficial da crosta terrestre sofre, resultante da interação com elementos climáticos – água e seres vivos, tanto física (desagregação) como química (decomposição) –, damos o nome de intemperismo.
  2. As formações dos solos resultam de combinações independentes das condições geológicas, geomorfológicas, climáticas e biológicas. Tais fatores implicam o predomínio de solos arenosos no país.
  3. A decomposição química exerce pouca influência na formação dos solos ricos em material orgânico, por isso se observa no Sertão nordestino o domínio de solos ricos em materiais dessa natureza, onde a ação das elevadas temperaturas comprovam essa realidade.
  4. O solo descende diretamente da "rocha mãe", o que implica dizer que o mesmo tipo de rocha dá origem sempre ao mesmo tipo de solo, pois as condições físicas, químicas e biológicas, apesar de serem importantes, são secundárias nessa formação.
  5. O conjunto de sedimentos que surge de uma rocha decomposta torna-se solo mesmo antes da ação dos ditos agentes externos (ar, vento e água), pois o solo, para se formalizar, depende somente da junção de vida microbiana em. sua composição.

04. (Mackenzie) O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos. O solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochosa que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em muitos tipos. Estes se formam por processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos. Essa lentidão é tal que 2,5 cm de solo pode levar de cem a 2 mil anos para se formar.

CONTI, José B. e FURLAN, Sueli A. Geografia do Brasil, 2000, p. 123.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Uma das preocupações ambientais importantes na atualidade é a velocidade com que perdemos solo pela sua utilização predatória. Estima-se que, por erosão, os mesmos 2,5 cm de solo citados acima são destruídos em menos de dez anos.
  2. Solos eluviais são aqueles provenientes da desagregação e decomposição das rochas existentes no próprio local de formação; já os solos aluviais são formados em virtude do acúmulo de material transportado pela ação do vento e da água.
  3. A EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária coordena o SiBCS - Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
  4. O húmus é o produto da decomposição orgânica responsável pela fertilidade do solo. Uma camada humífera de 30 cm pode levar até cinquenta anos para se desenvolver.
  5. Próprios de climas quentes e úmidos, os podzóis são solos de baixa fertilidade, devido à escassez de húmus, óxidos de ferro e matéria orgânica em sua composição.

05. (UECE) “É evidente que o Conservacionismo numa área subdesenvolvida e dotada de elevadas taxas demográficas encontra obstáculos, às vezes, intransponíveis. O próprio grau de dependência funcional, de que são possuidores os constituintes da biosfera, representa empecilho imediato.”

SOUZA, Marcos José Nogueira de. Subsídios para uma Política Conservacionista dos Recursos Naturais Renováveis do Ceará. p. 81. Terra Livre 5. O Espaço em questão. AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros. Ed. Marco Zero. 1988.

Considerando o excerto, assinale a única alternativa que apresenta elementos para uma política de conservação da natureza.

  1. Construção de açudes e adutoras como suporte às atividades industriais e agroindustriais.
  2. Monitoramento de efluentes, exploração dos solos argilosos e abertura de novas áreas de pastagem.
  3. Retirada da vegetação ciliar no bioma da caatinga e construção de barragens subterrâneas.
  4. Manejo dos solos, proteção das áreas de nascentes e controle do desmatamento.

06. (EBMSP) Durante a década de 90, do século XX, várias reuniões e conferências internacionais foram realizadas com o objetivo de discutir e regulamentar as ações de proteção à biosfera, sobretudo o que diz respeito às questões de biossegurança e às prováveis alterações climáticas provocadas pelo aquecimento atmosférico global, decorrente do efeito estufa artificial.

BOLIGIAN, Levon; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2004, p. 312.

Neste contexto, pode-se afirmar:

  1. A criação do Protocolo de Kyoto, objetivava proibir a exploração de novas reservas de combustíveis fósseis, para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
  2. Os países periféricos não fazem parte do Protocolo de Kyoto porque eles usam fontes de energia alternativas por serem mais baratas e mais limpas.
  3. As políticas ambientais de alcance global não têm surtido efeito no âmbito internacional porque o Sistema de Reserva da Biosfera ainda não foi implantado por falta de financiamento.
  4. No Brasil, a partir da década de 20 do século passado, os movimentos ambientalistas se consolidaram e obrigaram o Governo a implantar uma legislação ambiental.
  5. A criação das Reservas Ecológicas no Brasil, destina-se à realização de pesquisas aplicadas à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

07. (UERN) Os ecossistemas naturais podem ser classificados segundo os biociclos ou modos de vida na biosfera. Reconhecem-se três grandes biociclos: terrestre (epinociclo), de água doce (limnociclo) e de água salgada (talassociclo). Os ecossistemas naturais terrestres de dimensões subcontinentais são também denominados biomas.

(MAGNOLI, 2000, p. 63).

As informações do texto e os conhecimentos sobre os biomas da Terra permitem afirmar:

  1. Entre os grandes biomas, apenas a tundra e a floresta boreal de coníferas apresentam uma certa unidade espacial.
  2. As florestas temperadas decíduas localizam-se em altas latitudes e o padrão de temperatura só muda no inverno.
  3. As formações herbáceas só são encontradas em médias latitudes e sua incidência está associada exclusivamente a fatores pedológicos.
  4. As florestas pluviais ocorrem em áreas de baixa altitude e elevada amplitude térmica anual, são caducifolias, aciculifoliadas e estratificadas.

08. (Mackenzie) O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera, mas também é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, por meio dos processos interativos, que mantém com os seres vivos.

ROSS,J. L.S.(Org.) Geografia do Brasil.

Sobre o tema central a que o texto faz referência, é INCORRETO afirmar que

  1. os solos, quanto à origem, podem ser eluviais, aluviais e orgânicos, sendo o último diretamente relacionado à ação do clima local sobre o material orgânico de origem animal e vegetal em estado de decomposição. As florestas pluviais oferecem boas condições para esse tipo de solo.
  2. a fertilidade do solo pode determinar sua vocação agrícola. Em áreas de clima temperado (invernos frios e verões quentes e úmidos) como na Ucrânia e Rússia, o solo Tchernozion surge em decorrência do congelamento de gramíneas que, ao entrarem em estado de decomposição, passam a integrar a sua camada orgânica. Esse processo é mais intensamente ativado durante os verões, permitindo a ocorrência de extensas áreas férteis.
  3. o solo do tipo Loess (solto), em decorrência da ação eólica, é formado por grânulos finos de argila, quartzo e cálcio. Apresenta uma coloração amarela, é típico de áreas de relevo suave. Demonstra alto grau de fertilidade. É encontrado na Europa e principalmente na China, ao longo do Rio Amarelo.
  4. os Latossolos, típicos das áreas tropicais, apresentam coloração avermelhada e/ou alaranjada em função da presença em maior ou menor grau de óxidos de ferro. A acidez é uma característica comum a esse tipo de solo. Passou a ser corrigido no Cerrado brasileiro por meio da técnica da calagem.
  5. o tipo de solo conhecido como Podzol recobre áreas de florestas temperadas caducifólias (sul da Itália e França) com predomínio de clima Mediterrâneo. Esse aspecto oferece maior nível de fertilidade ao seu horizonte “A” mantendo-se arenoso e ácido com grande quantidade de óxidos de ferro e húmus durante todo o ano.

09. (UFRGS) A água é fundamental para a vida conhecida na Terra, de modo que a busca de planetas habitáveis ou com vida normalmente envolve, entre outros aspectos, a procura pela existência de água.

Considere as afirmações abaixo, a respeito da água na biosfera.

I - A água é decomposta em oxigênio e hidrogênio, através da respiração dos peixes.

II - A água do mar é inadequada ao consumo humano devido à sua alta pressão osmótica.

III- Águas quentes possuem maior quantidade dissolvida de gás carbônico.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

10. (ENEM PPL 2015) A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.

A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

  1. emergência de um sistema econômico global que secundariza os lucros.
  2. redução dos custos de tratamento de resíduos pela isenção fiscal das empresas.
  3. flexibilização do trabalho como estratégia positiva de corte de custos empresariais.
  4. incorporação de um sistema normativo ambiental no processo de produção industrial.
  5. minimização do papel do Estado em detrimento das organizações não governamentais.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp