Home > Banco de Questões > Geografia > Regiões do Brasil >

Atmosfera

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Atmosfera com questões de Vestibulares.




01. (PUC-SP) A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. A Troposfera é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos (formação de nuvens, precipitações de neve ou granizo, relâmpagos). É também nesta camada que os aviões circulam e ocorre a poluição do ar.
  2. A Exosfera é a camada que antecede o espaço sideral. É composta basicamente por nitrogênio e hidrogênio na proporção de 50% cada. Nesta parte da atmosfera, a temperatura pode oscilar até -100º C e sua espessura chega a 500Km.
  3. A Termosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Ela possui oxigênio atômico em sua composição, que tem a capacidade de absorver a energia solar em grande quantidade; por isso, ela pode atingir até 1000º C
  4. Na Mesosfera, a temperatura varia entre –10°C até –100°C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Aqui ocorre o fenômeno da aeroluminiscência.

02. (Enem 2012) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

  1. política de apropriação efetiva do espaço.
  2. econômica de uso de recursos do espaço.
  3. privada de limitação sobre a utilização do espaço.
  4. natural de composição por elementos físicos do espaço.
  5. simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

03. (UNESP) Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.

As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que

  1. áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.
  2. ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.
  3. áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.
  4. poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.
  5. regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.

04. (FDV) A poluição atmosférica acontece quando o ar contém elementos nocivos à saúde que não fazem parte de forma natural dos constituintes da atmosfera. Em grande parte, estes elementos são lançados à atmosfera por ação antrópica.

Sobre os problemas ambientais atmosféricos provocados pelo homem é correto afirmar:

  1. A inversão térmica é um fenômeno resultante da ação humana que ocorre em unicamente em centros urbanos, quando nas áreas junto à superfície o ar mais quente permanece com os poluentes sobre as cidades.
  2. O efeito estufa é um fenômeno natural necessário para manter a temperatura constante no nosso planeta, porém, a emissão e a concentração de gases estufa emitidos por ação humana resultam em um aumento deste fenômeno, fato preocupante nos dias atuais.
  3. Os maiores emissores de CO2 são historicamente os países subdesenvolvidos, mas a emissão de poluentes vem crescendo e, sobretudo, nos emergentes, como é o caso do Brasil, hoje o maior emitente de CO2.
  4. O fenômeno denominado de “ilha de calor” é consequência de forte alteração no ambiente rural caracterizado pela concentração de pastagens, florestas, lavouras, além da mecanização do campo, que é grande emissora de gases.
  5. As áreas urbanas, que apresentam maior densidade demográfica, são as únicas emissoras de gases de efeito estufa. Concentração industrial, de automóveis e produção de energia são características exclusivamente urbanas que comprovam esta tese.

05. (UNICAMP) Atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Ela não se apresenta de forma homogênea em toda a sua extensão, e sua composição varia de acordo com o local, mas nela podemos encontrar, além dos gases, partículas de pó, cinzas vulcânicas, microrganismos, vapor d’ água, sais, etc.

Assinale a alternativa que associa corretamente a camada da atmosfera a suas respectivas características.

  1. Na Termosfera, a grande quantidade de gases faz com que as temperaturas nesta porção da atmosfera sejam elevadas. Quanto maior a concentração de gases, maior a absorção da radiação solar e, consequentemente, maiores são as temperaturas.
  2. A Mesosfera é a camada da atmosfera em que há presença do gás ozônio. A emissão dos clorofluorcarbonetos (CFCs) tem aumentado o buraco na camada de ozônio, diminuindo sua função de filtrar a radiação ultravioleta.
  3. Na Estratosfera as temperaturas aumentam com a altitude. É nesta camada que se formam as nuvens, constituídas pelo vapor de água aquecido proveniente da superfície terrestre; ao atingirem a Estratopausa, as nuvens se condensam ocasionando as precipitações.
  4. A Troposfera, nas suas baixas altitudes, é a camada da atmosfera que tem mais calor, mesmo não sendo a porção da atmosfera com maior temperatura. Isto se dá pela maior concentração de gases próximos à superfície, em razão da atração gravitacional.

06. (Fuvest) Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.

Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

  1. Os setores econômicos de Construção e Produção de outras energias, juntos, possuem menores emissões de gases do efeito estufa antropogênicos do que o setor de Transporte, tendo como principal exemplo ocorrências no sudeste asiático.
  2. As maiores emissões de CH4 de origem antropogênica devem-se ao setor econômico da Agricultura e outros usos da terra, em razão das queimadas, principalmente no Brasil e em países africanos.
  3. As maiores emissões de gases do efeito estufa de origem antropogênica vinculadas à Produção de eletricidade e calor ocorrem nos países de baixo IDH, pois estes não possuem políticas ambientais definidas.
  4. Um quarto do conjunto de gases do efeito estufa de origem antropogênica lançados na atmosfera é proveniente do setor econômico de Produção de eletricidade e calor, emque predomina a emissão do CO2, ocorrendo com grande intensidade nos EUA e na China.
  5. A Indústria possui parcela significativa na emissão de gases do efeito estufa de origem antropogênica, na qual o N2O é o componente majoritário na produção em refinarias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia.

07. (FCMSCSP) Em algumas cidades, às vezes, é possível observar no horizonte a poluição concentrada e, logo acima desse bloco de ar amarronzado, o céu azul livre de nuvens. A poluição é tão distinta que parece existir uma linha fina transparente dividindo a atmosfera. Essa concentração de poluentes ocorre, geralmente, quando há uma inversão térmica. Durante o inverno, é mais comum no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Nordeste ocorre, praticamente, o ano todo.

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Favorecem a formação da inversão térmica as seguintes condições climáticas:

  1. alta pressão atmosférica e chegada de frente quente.
  2. baixa pressão atmosférica e baixa pluviosidade.
  3. baixa umidade e ausência de nuvens.
  4. alta umidade e elevada acidez das partículas de água.
  5. grande amplitude térmica e alta pluviosidade.

08. (UPE) A radiação solar, que incide sobre as áreas urbanas, é acumulada na forma de energia calorífica durante o dia e liberada para a atmosfera à noite, contribuindo para a ilha de calor urbano.

(ADAS, Melhem. Geografia - os impasses da Globalização e o mundo desenvolvido. São Paulo: Editora Moderna, 2002.)

Que outros fatores contribuem para a formação dessa ilha de calor referida no texto?

I. A existência de densa cobertura florestal no entorno da cidade

II. A queima de combustíveis pelos veículos automotores

III. A impermeabilização dos solos pelo asfalto

IV. A velocidade de circulação dos ventos

V. A ocorrência de grandes reservatórios líquidos no interior da área urbana

Estão CORRETOS

  1. I e II.
  2. II e V.
  3. II, III e IV.
  4. III, IV e V.
  5. I, II, III e IV.

09. (UFRGS) Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.

  1. A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.
  2. A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
  3. Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
  4. As temperaturas, na troposfera, aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.
  5. A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.

10. (UDESC) Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.

  1. Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio.
  2. Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera.
  3. A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.
  4. A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude.
  5. A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp