Home > Banco de Questões > Física > Termologia

Propriedade dos Gases

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Propriedade dos Gases com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Termologia.





1. (UNICAMP) Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás hélio e só murcham definitivamente se apresentarem algum vazamento. Imagine que um cliente tenha comprado um desses balões e, após sair da loja, retorna para reclamar, dizendo: “não bastasse a noite fria que está lá fora, ainda tenho que voltar para trocar o balão com defeito”.

O vendedor da loja, depois de conversar um pouco com o cliente, sugere não trocá-lo e afirma que o balão está

  1. como saiu da loja; garante que estará normal na casa do cliente, pois as moléculas do gás irão aumentar de tamanho, voltando ao normal num ambiente mais quente.
  2. como saiu da loja; garante que não há vazamento e que o balão estará normal na casa do cliente, considerando que o gás irá se expandir num ambiente mais quente.
  3. murcho; propõe enchê-lo com ar, pois o balão é menos permeável ao ar, o que garantirá que ele não irá murchar lá fora e, na casa do cliente, irá se comportar como se estivesse cheio com hélio.
  4. murcho; propõe enchê-lo novamente com hélio e garante que o balão não voltará a murchar quando for retirado da loja, mantendo o formato na casa do cliente.

2. (UFGD) O estado mais simples da matéria é um gás. Sobre o comportamento de um sistema gasoso, leia as seguintes afirmações.

I. Gases são facilmente compressíveis, preenchem o espaço disponível e suas moléculas possuem movimento caótico incessante.

II. A energia cinética média das moléculas de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

III. A pressão de um gás é o resultado das colisões das moléculas com as paredes do recipiente.

IV. As moléculas se movimentam sem colidirem com as paredes do recipiente que as contém

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I e II, apenas.
  4. I, II e III, apenas.
  5. II, III e IV, apenas.

3. (UEFS) O hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e altamente inflamável. Possui diversas aplicações industriais, tais como a produção de semicondutores, produção de amônia, hidrogenação de óleos e de gorduras comestíveis, produção de metanol, redução de minerais metálicos, soldas, remoção de enxofre de óleo combustível e gasolina, entre outras. Além disso, existem empresas investindo em pesquisas para desenvolver veículos que funcionem com o gás hidrogênio como combustível. Industrialmente, o gás hidrogênio é obtido pela decomposição de hidrocarbonetos, sob a ação do calor. Mas, em pequenas quantidades, pode ser obtido pela reação de ácidos com metais. Para a produção de uma pequena quantidade de gás hidrogênio, gotejaram-se 100,0mL de HCl 5,0mol/L sobre 25,0g de zinco metálico em pó, Zn(s). Na temperatura de 25ºC e pressão atmosférica de 1,0atm, a quantidade máxima, em litros, de gás hidrogênio que pode ser produzida é, aproximadamente,

  1. 22,4
  2. 12,0
  3. 9,0
  4. 6,0
  5. 1,0

04. (UDESC) Uma certa quantidade de gás ideal está no estado inicial de pressão, volume e temperatura dados, respectivamente, por Po, Vo e To. Este gás é comprimido isobaricamente até que o seu volume se reduza à metade. A seguir, a pressão é aumentada isocoricamente até o dobro de sua pressão inicial.

Considerando a informação, ao final do processo, o gás:

  1. volta ao seu estado inicial.
  2. apresenta o dobro da temperatura inicial.
  3. apresenta o mesmo volume inicial.
  4. apresenta a mesma pressão inicial.
  5. apresenta a mesma temperatura inicial.

05. (UPF) Em uma festa de aniversário infantil, um balão cheio de gás Hélio é solto por uma criança e imediatamente começa a subir, afastando-se da superfície da Terra até uma altitude de aproximadamente 4.000m. É correto afirmar que, nesse movimento de subida,

  1. o volume do bolão diminui.
  2. a pressão no interior do balão aumenta.
  3. o volume do balão aumenta.
  4. a pressão externa ao balão não se altera.
  5. a massa de gás contida no interior do balão diminui.

06. (UECE) O verbete “laboratório” deriva da expressão latina labora et ora (trabalha e reza), indicando que ali se realiza trabalho sério e cuidadoso. Apoiando-se nessa premissa, regras rígidas de segurança devem ser cumpridas. Assim sendo, os experimentos que liberam vapores ou gases tóxicos devem ser conduzidos no equipamento conhecido como

  1. mufla.
  2. câmara de vácuo.
  3. capela.
  4. dessecador.

07. (ACAFE) A previsão do tempo é a aplicação da ciência e tecnologia para fazer uma descrição detalhada de ocorrências futuras esperadas na atmosfera num certo local. A previsão do tempo inclui basicamente o uso de modelos baseados em certos parâmetros atmosféricos medidos, analisados por um meteorologista.

Um dos instrumentos que fornecem dados a esses modelos é o barômetro. O barômetro mede:

  1. densidade média da água do mar.
  2. temperatura a sombra.
  3. umidade relativa do ar.
  4. pressão atmosférica.

08. (UECE) Em um gás ideal, a pressão, o volume e a temperatura são relacionados pela equação =nRT. Para esse gás, a razão entre a pressão e a temperata

  1. inversamente proporcional à densidade do gás.
  2. não depende da densidade do gás.
  3. diretamente proporcional ao quadrado da densidade do gás.
  4. diretamente proporcional à densidade do gás

09. (UFPR) Segundo a teoria cinética, um gás é constituído por moléculas que se movimentam desordenadamente no espaço do reservatório onde o gás está armazenado. As colisões das moléculas entre si e com as paredes do reservatório são perfeitamente elásticas. Entre duas colisões sucessivas, as moléculas descrevem um MRU. A energia cinética de translação das moléculas é diretamente proporcional à temperatura do gás. Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. As moléculas se deslocam todas em trajetórias paralelas entre si.

2. Ao colidir com as paredes do reservatório, a energia cinética das moléculas é conservada.

3. A velocidade de deslocamento das moléculas aumenta se a temperatura do gás for aumentada.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  2. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  3. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  4. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

10. (Unaerp) Os rótulos das latas de aerossóis advertem para o fato de que elas não devem ser incineradas, pois podem explodir. Mesmo quando elas parecem estar vazias, uma pequena quantidade de gás permanece no seu interior. Com base nessas informações, é correto afirmar que

  1. um aumento da temperatura causa uma diminuição de volume.
  2. um aumento da temperatura pode causar um aumento da pressão.
  3. a explosão não ocorre, já que a mesma independe da temperatura.
  4. com o aumento da temperatura, o gás pode sofrer uma transformação isotérmica.
  5. se a explosão ocorrer, será em consequência de uma transformação isobárica.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.