Home > Banco de Questões > Física > Óptica >

Presbiopia

Lista de 05 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Presbiopia com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Óptica.





01. (EEAR) No estudo da Óptica, a miopia, a hipermetropia e a presbiopia são considerados defeitos da visão e podem ser corrigidos utilizando as lentes corretas para cada caso. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta, respectivamente, conforme o que foi descrito no texto, a lente correta em cada caso.

No caso da presbiopia, considere que, antes de ocorrer o defeito, a pessoa tinha uma visão normal.

  1. convergente, divergente e divergente.
  2. divergente, divergente e convergente.
  3. convergente, convergente e divergente.
  4. divergente, convergente e convergente

02. (ACAFE) A partir da meia idade a consulta ao médico oftalmologista se faz necessária, pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade, aparecendo a presbiopia. Para corrigir, o médico irá receitar óculos com lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente da retina do olho. Usando-se este óculos com lente convergente pode-se, então, observar um lápis como uma imagem real e invertida em um anteparo conforme o esquema a seguir.

(iremos analisar somente por uma das lentes)

Considere que por um infortúnio os óculos quebre a lente pela metade como mostra a figura ao lado

A alternativa correta que mostra como será a imagem formada nesse caso é:

03. (UEA - SIS) A partir de certa idade, o ser humano apresenta dificuldade em enxergar nitidamente objetos próximos, deficiência visual denominada presbiopia, que pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes.

Se a figura representa o perfil de três lentes de vidro, para corrigir a presbiopia pode-se utilizar apenas

  1. a lente X.
  2. a lente Z.
  3. as lentes X e Y.
  4. as lentes Y e Z.
  5. as lentes X e Z.

04. (UFG) Em decorrência da presbiopia, mesmo uma pessoa de visão normal sofrerá de problemas de visão ao envelhecer. Isso ocorre devido à perda de elasticidade dos músculos ciliares e consequente enrijecimento do cristalino do olho, o que aumenta a distância do ponto próximo que mede, em média, 25 cm para um olho normal de um adulto. Suponha que uma pessoa, aos 60 anos, tenha o ponto próximo em 80 cm. Para corrigir o problema de presbiopia, essa pessoa precisará usar óculos com lentes

  1. convergentes de +0,0275 dioptrias de vergência.
  2. divergentes de -5,25 dioptrias de vergência.
  3. divergentes de -2,75 dioptrias de vergência.
  4. convergentes de +2,75 dioptrias de vergência.
  5. convergentes de +5,25 dioptrias de vergência.

05. (Faculdades Pequeno Príncipe) A presbiopia é a mais comum das desordens refrativas da vida adulta, estando relacionada a diminuição da amplitude de acomodação. Em indivíduos emétropes e hipermétropes, a presbiopia se manifesta em torno dos 40 anos, havendo necessidade de óculos para leitura ou lentes de contato. Embora indivíduos míopes se beneficiem nesta idade, podendo às vezes ler sem auxílio óptico, suas amplitudes de acomodação também diminuem com a idade de maneira mais ou menos regular. Os sintomas começam com uma dificuldade em focalizar objetos próximos e avançam com cansaço visual durante a leitura, às vezes acompanhado de ardência ocular e lacrimejamento.

Fonte: WERNER, Leonardo et al. Fisiologia da acomodação e presbiopia. Arq. Bras. Oftalmol., São Paulo, v. 63, n. 6, p. 487-493, Dec. 2000.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000427492000000600011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2017.

Um paciente com sinais de presbiopia alega que enxergar objetos com nitidez precisa posicioná-los a 1 m de distância do olho. Considerando que um olho normal tem seu ponto próximo em 25 cm, a vergência da lente que que corrige esse problema, em dioptrias, é de:

  1. –5.
  2. –3.
  3. 3.
  4. 4.
  5. 5.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp