Home > Banco de Questões > Física > Óptica >

Instrumentos Ópticos

Lista de 15 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Instrumentos Ópticos com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Óptica.





01. (Uece) Uma estudante constrói uma luneta usando uma lente convergente de 58,2 cm de distância focal como objetiva e uma lente convergente com 1,9 cm de distância focal como ocular.

Sabendo-se que a distância entre as lentes ocular e objetiva é de 60 cm, qual é, aproximadamente, a distância, em centímetros, entre a imagem final de um astro observado e a ocular?

  1. 10,0
  2. 30,6
  3. 34,2
  4. 36,4

02. (UFRN) O telescópio refrator é um sistema óptico constituído, basicamente, de duas lentes: a objetiva, cuja função é formar uma imagem real e reduzida do objeto em observação, I1, nas proximidades do foco, F’1, e a ocular, que usa essa imagem como objeto, nas proximidades de seu foco, F2, para formar uma imagem virtual e ampliada, I2. Esta última é a imagem do objeto vista pelo observador. A fgura a seguir representa um desses telescópios, no qual as duas lentes se acham localizadas nas posições correspondentes aos retângulos X e Y.

As lentes objetiva X e ocular Y que MELHOR se adaptam a esse telescópio devem ser:

  1. ambas convergentes.
  2. ambas divergentes.
  3. respectivamente convergente e divergente.
  4. respectivamente divergente e convergente.

03. (UFPR) Um datiloscopista munido de uma lupa analisa uma impressão digital. Sua lupa é constituída por uma lente convergente com distância focal de 10 cm. Ao utilizá-la, ele vê a imagem virtual da impressão digital aumentada de 10 vezes em relação ao tamanho real. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta para a distância que separa a lupa da impressão digital.

  1. 9,0 cm.
  2. 20,0 cm.
  3. 10,0 cm.
  4. 15,0 cm.
  5. 5,0 cm.

04. (FCMMG) Numa das operações a laser para diminuir os problemas da visão, o médico afinou o cristalino do olho de um paciente, como mostram as figuras a seguir.

Cristalino em corte

Com relação a essa cirurgia, pode-se afrmar que:

  1. a pessoa sofria de hipermetropia.
  2. o índice de refração do cristalino diminuiu.
  3. a distância focal do cristalino aumentou.
  4. a imagem dos objetos vistos pela pessoa passou a se formar a uma distância menor.

05. (UFRGS) Selecione a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do seguinte texto:

Uma pessoa vê nitidamente um objeto quando a imagem desse objeto se forma sobre a retina.

Em pessoas míopes, a imagem se forma à frente da retina. Em pessoas hipermétropes, os raios luminosos são interceptados pela retina antes de formarem a imagem (diz-se, então, que a imagem se forma atrás da retina).

essoas míopes devem usar óculos com lentes _________________, e pessoas hipermétropes devem usar óculos com lentes _________________.

  1. convergentes – biconvexas
  2. convergentes – divergentes
  3. plano-convexas – divergentes
  4. divergentes – bicôncavas
  5. divergentes – convergentes

06. (VUNESP) Assinale a alternativa CORRETA.

  1. Quando alguém se vê diante de um espelho plano, a imagem que observa é real e direita.
  2. A imagem formada sobre o filme, nas máquinas fotográfcas, é virtual e invertida.
  3. A imagem que se vê quando se usa uma lente convergente como “lente de aumento” (lupa) é virtual e direita.
  4. A imagem projetada sobre uma tela por um projetor de slides é virtual e direita.
  5. A imagem de uma vela formada na retina de um olho humano é virtual e invertida.

07. (UFU-MG) A objetiva de uma máquina fotográfica tem distância focal 100mm e possui um dispositivo que permite seu avanço ou retrocesso. A máquina é utilizada para tirar duas fotos: uma de um objeto no infinito e outra de um objeto distante 30cm da objetiva. O deslocamento da objetiva, de uma foto para outra, em mm, foi de:

  1. 50
  2. 100
  3. 150
  4. 200
  5. 250

08. (FMTM-MG) Um microscópio composto é um dispositivo que permite visualizar objetos de pequenas dimensões. Seu sistema óptico é constituído de duas lentes: a ocular e a objetiva. Ode-se afirmar que:

  1. as duas lentes são divergentes
  2. as duas lentes são convergentes
  3. as duas lentes têm convergências negativas
  4. a ocular é convergente e a objetiva divergente
  5. a ocular é divergente e a objetiva convergente

09. (UFT) Um dos mais elementares instrumentos ópticos de aumento é a lupa. Entretanto, apresenta limitações em seu aumento nominal devido ao valor reduzido da distância mínima de visão distinta e as deformações na imagem do objeto, o que limita o aumento da convergência. Para solucionar esses problemas, pode-se associar a lupa a uma lente convergente, criando um sistema óptico com duas lentes convergentes. O instrumento óptico que utiliza esse sistema de duas lentes convergentes é:

  1. binóculo.
  2. telescópio refletor.
  3. microscópio simples.
  4. microscópio composto

10. (UPE) Um estudante saiu do laboratório de física empolgado com a aula de Óptica e decidiu construir uma luneta astronômica. Utilizou duas lentes convergentes de distâncias focais df1 = 1 m para a objetiva e df2 = 2,5 cm para a ocular. Com esse equipamento montado e devidamente ajustado, o aluno apontou-o em direção à Lua e conseguiu ver imagens de crateras.

Assim, o equipamento fez a ampliação das imagens em

  1. 25 vezes.
  2. 40 vezes.
  3. 50 vezes.
  4. 100 vezes.
  5. 250 vezes.

11. (URCA) Um estudante resolveu fazer uma experiência de óptica. Numa sala escura ele dispunha de uma lupa cujo foco de 15 cm. Ele colocou um objeto à distância de 80cm em relação a um anteparo, a parede de um laboratório de física. Conhecendo a expressão 1/p + 1/p' = 1/f , na qual p é a distância do objeto ao vértice da lente da lupa, p’ é a distância da imagem real ao vértice e f é a distância focal. Variando a distância da lupa em relação à parede o estudante observou duas imagens reais!

A que distância em centímetros essas imagens se formavam uma da outra?

  1. 10
  2. 20
  3. 30
  4. 40
  5. 50

12. (UPE) Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 , a constante universal dos gases ideais R = 8,3 J/Kmol e considere 31/2 = 1,73

Um adolescente chegou da escola e encontrou uma caixa de geladeira de papelão; levou-a para o quintal e entrou nela. Fez um pequeno orifício na parede lateral superior e viu uma imagem completa de um poste de eletricidade projetada na parede da caixa.

Mediu algumas distâncias: altura da imagem do poste, 12,5 cm; do orifício à imagem, 75 cm; e do orifício ao poste, 42 m. Com essas medidas, ele conseguiu achar a altura aproximada do poste que corresponde a

  1. 7000 cm.
  2. 910 cm.
  3. 25,2 m.
  4. 22,5 m.
  5. 7,00 m.

13. (UFN) O crédito pela invenção do microscópio é dado ao holandês Zacharias Jansen, por volta do ano 1595. Como era muito jovem na época, é provável que o primeiro microscópio, com duas lentes, tenha sido desenvolvido pelo seu pai, Hans Jansen. Contudo, era Zacharias quem montava os microscópios, distribuídos para a realeza europeia. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos.

(Veiculada em 26/09/2010, disponível: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/microscopio/historia-das-lentes.php)

Considere um microscópio constituído de dois sistemas convergentes de lentes, associados a um centro comum. O primeiro sistema de lentes é definido como objetiva e possui distância focal de 5 mm; o segundo sistema de lentes é denominado ocular, com distância focal de 7 cm. Um objeto distante 6 mm do primeiro sistema de lentes fornece uma imagem virtual afastada 56 cm da ocular. A distância entre a objetiva e a ocular é de aproximadamente

  1. 9,20 mm.
  2. 0,92 mm.
  3. 9,22 cm.
  4. 92,00 cm.
  5. 9,20 m.

14. (UNICID) O microscópio composto é constituído de 2 lentes esféricas coaxiais, a objetiva B e a ocular C. Sendo a lâmina O um objeto real e sua imagem final virtual I, é correto afirmar que

  1. B e C são convergentes e O deve ser colocada entre o foco e o centro óptico de B.
  2. B e C são convergentes e O deve ser colocada entre o foco e o ponto antiprincipal de B.
  3. B e C são convergentes e I deve ficar entre o foco e o centro óptico de C.
  4. B é convergente, C é divergente e O deve ser colocada entre o foco e o ponto antiprincipal de B.
  5. B é convergente, C é divergente e I deve ficar entre o foco e o centro óptico de C.

15. (FCMSJF) Com relação aos instrumentos ópticos e a óptica da visão, assinale a alternativa correta.

  1. Podemos construir uma máquina fotográfica simples, utilizando uma lente divergente como objetiva.
  2. Um indivíduo hipermetrope não consegue ver objetos próximos e a correção da hipermetropia é feita com lentes convergentes.
  3. Uma pessoa, ao ler um livro, utiliza uma lente de aumento. Logo, a imagem fornecida pela lente e observada por essa pessoa na leitura é virtual e situa-se no centro óptico da lente.
  4. O microscópio composto é formado por dois sistemas de lentes: a objetiva que é um sistema óptico convergente e a ocular que é um sistema óptico divergente.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.