Home > Banco de Questões > Física > Óptica >

Hipermetropia

Lista de 06 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Hipermetropia com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Óptica.





01. (UNIFOR) Um oftalmologista explica que pais e professores devem estar atentos aos comportamentos das crianças. Uma dificuldade de aprendizado pode ser explicada por defeitos na visão. Alguns defeitos na visão como a miopia (distância do ponto próximo muito grande) e a hipermetropia (ponto distante de 250,00 mm) são causados pela falta de esfericidade do olho. Para corrigir essas deficiências, usamos as lentes esféricas. Uma pessoa que é míope, para corrigir essa dificuldade que ela tem de enxergar de longe, precisa usar uma lente esférica divergente. Já uma pessoa que é hipermétrope deve usar para correção uma lente esférica convergente. Com base no texto acima, a vergência de uma lente corretiva para um olho hipermétrope, cujo ponto próximo está a 80,00 cm, e um olho míope, cujo ponto distante está a 80,00 cm é, respectivamente:

  1. 2,75 di e – 1,25 di
  2. 5,25 di e – 1,25 di
  3. 4,25 di e – 8,75 di
  4. 1,25 di e – 2,75 di
  5. 1,75 di e – 2,25 di

02. (UESB) Um estudante com hipermetropia, para ler um livro de Física, precisa posicioná-lo a 37,5cm dos olhos, sem usar os óculos. Colocando-os, consegue ler a uma distância de 25,0cm.

O tipo de lente que corrige o defeito e a sua vergência, em dioptrias, é

  1. divergente e +1,33
  2. divergente e 0,75
  3. convergente e 0,75
  4. convergente e −1,33
  5. convergente e +1,33

03. (ULBRA) Um globo ocular curto demais não consegue focalizar, na retina, objetos próximos, pois a focalização ocorre atrás da retina. Uma pessoa com esse tipo de olho é hipermétrope. A hipermetropia é corrigida com lentes de bordas finas ou positivas, pois, no ar, elas convergem os raios luminosos, ajudando a compensar a distância insuficiente entre o cristalino e a retina.

O ponto próximo de uma pessoa hipermétrope está 2 m de seus olhos. Qual é a vergência da lente que ela deve usar para conseguir enxergar a 25 cm?

  1. 1,5 dioptrias.
  2. 2,0 dioptrias.
  3. 2,5 dioptrias.
  4. 3,5 dioptrias.
  5. 4,0 dioptrias.

04. (UNIPAM) O estudo das lentes esféricas é um dos grandes trunfos da Óptica Geométrica. Por meio do conhecimento do comportamento dos raios de luz, foi possível não só aperfeiçoar quase todos os instrumentos ópticos mas também possibilitar a invenção de equipamentos que trouxeram avanços tecnológicos surpreendentes, como os microscópios, os telescópios e os espectrômetros.

As lentes esféricas são muito usadas para a correção de problemas d, de hipermetropia, de astigmatismo, de presbiopia, de estrabismo, entre outros.

Com relação às lentes, considere as seguintes afirmações:

I. As lentes esféricas de bordas grossas têm, em quaisquer circunstâncias, caráter divergente.

II. As imagens formadas por lentes divergentes são, em quaisquer circunstâncias, direitas e reduzidas em relação ao objeto.

III. As lentes divergentes podem corrigir a hipermetropia, uma vez que a imagem no olho hipermétrope se forma atrás da retina.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. II.
  4. III.

05. (UFRR) “Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo ante posterior ou por uma convergência diminuída, em relação olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas. Para que uma pessoa hipermetrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.....

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/hipermetropia.htm em 18/07/2016

Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir este defeito visual. Neste caso, para correção do defeito visual pode-se utilizar

  1. lentes biconvexas;
  2. lentes planas e paralelas;
  3. espelhos convexos;
  4. lentes bicôncavas;
  5. lentes plano-côncavas.

06. (FIP-Moc) Um aluno possui hipermetropia e só consegue ler se a imagem estiver a 1,0 m de distância de seus olhos. Ele toma emprestados os óculos de seu colega com hipermetropia, que possuem lentes com vergência de 2 dioptrias e coloca o texto a 25 cm dos olhos.

O aluno enxergará a imagem:

  1. nítida, pois ambos os colegas têm hipermetropia.
  2. nítida, pois a lente corretiva para seu problema é divergente.
  3. não nítida, pois a lente de que precisa deve ser convergente.
  4. não nítida, pois a lente corretiva para seu caso não é de 2 di.
  5. nítida, pois a lente para ele é independente do defeito da visão.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp