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Ondas Sonoras

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Ondas Sonoras com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.




1. (F. Objetivo) A ponte de Tacoma Narrrow, em Pugget Sound, Estados Unidos, ao receber impulsos periódicos do vento, entrou vibração e foi totalmente destruída. O fenômeno que MELHOR explica esse fato é

  1. o efeito Dopper
  2. a ressonância
  3. a interferência
  4. a difração
  5. a refração

2. (UFMG) Para que um corpo vibre em ressonância com um outro é preciso que

  1. seja feito do mesmo que o outro
  2. vibre com a maior amplitude possível
  3. tenha uma frequência natural próxima da frequência natural do outro
  4. vibre com a menor frequência possível
  5. vibre com a menor frequência possível

3. (FEI) O aparelho auditivo humano distingue no som três qualidades, que são: altura, intensidade e timbre. A altura é a qualidade que permite a essa estrutura diferenciar sons graves de agudos, dependendo apenas da frequência do som. Assim sendo, podemos afirmar que

  1. o som será mais grave quanto menor for sua frequência
  2. o som será mais grave quanto maior for sua frequência
  3. o som será mais agudo quanto menor for sua frequência
  4. o som será mais alto quanto maior for sua intensidade
  5. o som será mais alto quanto menor for sua frequência

04. (UFSCar - SP) Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças

  1. é o timbre, apenas.
  2. é a altura, apenas.
  3. são a intensidade e o timbre, apenas.
  4. são a altura e a intensidade, apenas.
  5. são a altura, a intensidade e o timbre.

05. (UFT-PR) Sobre as ondas sonoras, considere as seguintes afirmações:

I) As ondas sonoras são ondas transversais;

II) O eco é um fenômeno relacionado com a reflexão da onda sonora;

III) A altura de um som depende da frequência da onda sonora.

Está(ão) correta(s) somente:

  1. I
  2. II
  3. III
  4. I e II
  5. II e III

06. (PUC-RS) Para a percepção inteligível de dois sons consecutivos, o intervalo de tempo entre os mesmos deve ser igual ou maior que 0,100s. Portanto, num local onde a velocidade de propagação do som no ar é de 350m/s, para que ocorra eco, a distância mínima entre uma pessoa gritando seu nome na direção de uma parede alta e a referida parede deve ser de

  1. 17,5m
  2. 35,0m
  3. 175m
  4. 350m
  5. 700m

07. (Fac. Cultura Inglesa - SP) A cuíca é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro de uma membrana de couro, pelo lado interno. Friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com o dedo, produz-se uma onda sonora de ronco característico. Quando essa onda sonora propaga-se,

  1. sua velocidade diminui.
  2. sua amplitude aumenta.
  3. há transporte de matéria.
  4. aumenta a sua frequência.
  5. há propagação de energia.

08. (UFMG) Quando, em uma região plana e distante de obstáculos, se ouve o som de um avião voando, parece que esse som vem de uma direção diferente daquela em que, no mesmo instante, se enxerga o avião. Considerando-se essa situação, é CORRETO afi rmar que isso ocorre porque:

  1. a velocidade do avião é maior que a velocidade do som no ar.
  2. a velocidade do avião é menor que a velocidade do som no ar.
  3. a velocidade do som é menor que a velocidade da luz no ar.
  4. o som é uma onda longitudinal e a luz uma onda transversal.

09.(UFPEL) Recentemente o físico Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ultrapassar a atmosfera terrestre.

Diariamente existiam contatos entre Marcos e a base, e alguns deles eram transmitidos através dos meios de comunicação.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que conseguíamos “ouvir” e “falar” com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas

  1. apenas ondas mecânicas – transversais – já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.
  2. apenas ondas eletromagnéticas – longitudinais – já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.
  3. ondas eletromagnéticas – transversais – que apresentam as mesmas freqüências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.
  4. ondas mecânicas – transversais – que apresentam as mesmas freqüências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.
  5. tanto ondas eletromagnéticas – transversais – que se propagam no vácuo, como ondas mecânicas – longitudinais – que necessitam de um meio material para a sua propagação.

10. (UECE) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têm

  1. mudança de frequência de um meio para o outro.
  2. manutenção da amplitude entre os meios.
  3. mudança de velocidade de propagação de um meio para o outro.
  4. manutenção na forma de onda e na frequência entre os meios.

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