Home > Banco de Questões > Física > Magnetismo >Propriedades dos Ímãs

Propriedades dos Ímãs

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Propriedades dos Ímãs com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui.

01. (Unesp) Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.

Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 na situação descrita.

02. (ACAFE) Um mágico utiliza três caixas idênticas (figura abaixo) para realizar um truque em que adivinha em qual das caixas está uma bola de ferro comum. Para isso, coloca a mão sobre as caixas e, depois de toda encenação, adivinha a caixa certa.

O truque é simples. Ele tem escondido na sua luva um ímã que atrai a bola de metal ao se aproximar dela. Com a sensação da força de atração em sua mão, ele adivinha a caixa em que a bola está.

Com base no exposto, assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas da frase a seguir.

A força entre o ímã e a bola de metal, sentida pelo mágico, é de origem __________ e a sua intensidade depende, dentre outras coisas, da ____________. Se invertermos os polos do ímã que está na mão do mágico, a força entre o ímã e a bola de metal ____________.

1. elétrica - da força normal - não se altera.
  2. magnética - distância entre eles - não se altera.
  3. elétrica - distância entre eles - diminui.
  4. magnética - da força normal - diminui.

03. (EAM) Os ímãs são corpos que geram campo magnético e as observações de fenômenos relacionados ao magnetismo ocorrem desde a Antiga Grécia. Sobre as propriedades dos imãs, analise as afirmativas a seguir.

I- Quando há dois ímãs, é correto afirmar que seus polos magnéticos de mesmo nome (norte e norte ou sul e sul) se repelem.

II- Quando um Imã é dividido ao meio, obtêm-se dois outros imãs, cada um com seus próprios polos norte e sul.

III- Em um imã, existem cargas magnéticas positivas e negativas, separadas por uma distância igual ao comprimento do ímã.

Marque a opção correta.

1. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
  2. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
  3. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  4. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
  5. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

04. (UEA) A figura 1 mostra um ímã cilíndrico, seus dois polos magnéticos, Norte e Sul, e seu eixo de simetria, AB. Esse ímã é cortado em dois pedaços por um plano α, perpendicular ao eixo AB, conforme a figura 2.

Sobre esse ímã, pode-se afirmar que:

1. se uma partícula eletrizada for colocada em repouso próxima ao ímã, será atraída por ele, independentemente do sinal da carga da partícula.
  2. com o corte pelo plano α, é possível separar os polos magnéticos Norte e Sul.
  3. uma partícula eletrizada negativamente, colocada em repouso sobre o eixo AB, será atraída por ele se estiver próxima ao polo Norte e repelida se estiver próxima ao polo Sul.
  4. após o corte pelo plano α, os polos magnéticos do ímã só continuarão a existir se ele for dividido exatamente em duas metades.
  5. em qualquer ponto do eixo AB, o vetor campo magnético gerado por ele apresenta a mesma direção e o mesmo sentido.

05. (EEAR) Em um laboratório de Física, um estudante analisa o comportamento de três lâminas metálicas quando aproximadas de um ímã.

1 – A lâmina 1 não é atraída por nenhum polo do ímã.

2 – A lâmina 2 é atraída pelos dois polos do ímã.

3 – A lâmina 3 tem uma das suas extremidades atraída pelo polo norte e repelida pelo polo sul, enquanto a outra extremidade é atraída pelo polo sul e repelida pelo polo norte

Com base nessas observações, o estudante fez quatro afirmações.

Assinale a alternativa que possui a afirmação fisicamente incorreta.

1. A lâmina 1 não é feita de material ferromagnético.
  2. A lâmina 2 é feita de material ferromagnético, mas não está imantada.
  3. A lâmina 2 é feita de material ferromagnético, e está imantada.
  4. A lâmina 3 é feita de material ferromagnético, e está imantada.

06. (EEAR) Entre as substâncias magnéticas, aquelas que ao serem colocadas próximas a um imã, cujo campo magnético é intenso, são repelidas por ambos os polos do imã, são classificadas como

1. diamagnéticas.
  2. paramagnéticas.
  3. ferromagnéticas.
  4. imãs permanentes.

07. (UNICID) Um determinado material, quando é submetido a um campo magnético externo, de intensidade crescente, possui uma resposta que varia conforme sua natureza magnética.

Três são os tipos de natureza magnética:

• Ferromagnético: o magnetismo interno também aumenta proporcionalmente ao aumento do campo externo, até atingir um valor máximo, denominado campo de saturação;

• Paramagnético: o campo interno também aumenta até um limite, mas em intensidade menor do que no ferromagnético;

• Diamagnético: o campo interno se opõe ao externo.

O gráfico representa uma curva de magnetização de três materiais, 1, 2 e 3, submetidos a um campo magnético H e a variação do campo interno B, de cada material, em função de H.

1. diamagnético, ferromagnético e paramagnético.
  2. paramagnético, ferromagnético e diamagnético.
  3. ferromagnético, paramagnético e diamagnético.
  4. paramagnético, diamagnético e ferromagnético.
  5. diamagnético, paramagnético e ferromagnético.

08. (IFSulDeMinas) O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é um grande laboratório financiado, principalmente, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e utilizado para a pesquisa em materiais, localizado na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Nesse laboratório, elétrons atingem altas velocidades no interior de tubos selados a vácuo, tendo sua trajetória retilínea desviada pela ação da força magnética proporcionada por eletroímãs, para que a radiação síncrotron emitida durante a nova trajetória curvilínea dessas partículas negativamente carregadas seja utilizada nos experimentos. Considere um fluxo de elétrons injetados em um tubo, conforme o esquema da figura.

Ao atravessar a região sob influência dos polos Norte (N) e Sul (S) magnéticos do eletroimã, os elétrons serão desviados:

1. para cima, em relação ao plano da página;
  2. para baixo, em relação ao plano da página;
  3. para esquerda;
  4. para direita.

09. (UECE) A combustão da parafina de uma vela produz gás carbônico e vapor d’água. O livro A História Química de uma Vela, escrito por Michel Faraday (1791-1867) relata experiências relacionadas ao comportamento da chama diante de um campo magnético. Colocada entre polos opostos de um imã, a chama sofre um alongamento para cima por conta do(a)

1. efeito termoiônico sobre o material da vela.
  2. paramagnetismo dos produtos da combustão.
  3. diamagnetismo dos produtos da combustão.
  4. repulsão dos fótons produzidos pela vela.

10. (IFSP) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.

Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:

1. somente a barra CD é ímã.
  2. somente as barras CD e EF são ímãs.
  3. somente as barras AB e EF são ímãs.
  4. somente as barras AB e CD são ímãs.
  5. AB, CD e EF são ímãs.