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Resolução: Cubismo

Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cubismo com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cubismo.

O movimento artístico do cubismo surgiu no século XX, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.

O marco inicial do cubismo é o quadro "Les demoiselles d'Avignon" (1907), de Picasso.

Na obra (que apareceu duas vezes no Enem) fica bem clara as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo.

Na maior parte das questões sobre o Cubismo cobradas no Enem são relacionadas as obras do Pablo Picasso. Além dele já apareceram artistas como o francês Fernand Léger, e o brasileiro Vicente do Rego Monteiro.






Cubismo

1. (Enem 2019)

Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

  1. reciclagem da matéria-prima original.
  2. complexidade da combinação de formas abstratas.
  3. perenidade dos elementos que constituem a escultura.
  4. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
  5. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.

Resposta: D

Resolução: Na obra "Cabeça de touro", o artista utiliza material descartado e o transforma em objeto de arte, alterando sua funcionalidade original e integrando os objetos de maneira criativa e original. Isso pode ser uma forma de chamar a atenção para o problema do excesso de lixo e desperdício na sociedade e incentivar a reflexão sobre o consumo e o impacto ambiental das nossas atividades. Além disso, a transformação do material descartado em objeto de arte pode também ser uma forma de ressignificar esses objetos e dar-lhes novas possibilidades de uso e significado.

Cubismo

2. (Enem PPL 2017) Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:

PICASSO, P. Guitar, Sheet Music, and Glass, Fall. Papel colado, guache e carvão, 48 x 36,5 cm. McNay Art Museum, San Antonio, Texas, 1912.

(FOSTER, H. et al. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004)

Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:

  1. dispensa a representação da realidade.
  2. agrega elementos da publicidade em suas composições.
  3. valoriza a composição dinâmica para representar movimento.
  4. busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma.
  5. explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.

Resposta: E

Resolução: A obra de Pablo Picasso descrita na informação acima foi produzida utilizando características do cubismo, um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que se caracterizou pelo uso de sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos em suas criações.

O cubismo foi um movimento revolucionário na história da arte, pois inovou os padrões estéticos da época e influenciou profundamente outras correntes artísticas posteriores. Picasso foi um dos principais expoentes do cubismo, junto com Georges Braque, e juntos eles desenvolveram uma nova forma de representar a realidade, baseada na análise dos objetos e da natureza de uma forma mais abstrata e geométrica.

Cubismo

3. (Enem PPL 2016)  A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista.

(PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907)

A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

  1. produção de máscaras ritualísticas africanas.
  2. rituais de fertilidade das comunidades celtas.
  3. festas profanas dos povos mediterrâneos.
  4. culto à nudez de populações aborígenes.
  5. danças ciganas do sul da Espanha

Resposta: A

Resolução: A obra "Les desmoiselles d'Avignon" de Pablo Picasso é considerada um marco inicial do movimento cubista, mas também apresenta elementos do Primitivismo, um movimento artístico que surgiu no século XX e se caracterizou pelo interesse pelas manifestações culturais de grupos étnicos "primitivos", como os africanos, os oceânicos e os indígenas americanos. O Primitivismo valorizava a arte e a cultura desses grupos, considerando-as mais autênticas e próximas da natureza humana do que as formas de arte e cultura da Europa ocidental. Na obra "Les desmoiselles d'Avignon", Picasso recorre à produção de máscaras ritualísticas africanas como uma forma de se inspirar e incorporar elementos dessas manifestações culturais em sua arte.

Cubismo

4. (Enem 2015) As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à: As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:

(Máscara senufo, Mati. Madeira e fibra vegetal. Acervo do MAE/USP)

  1. preservação da proporção.
  2. idealização do movimento.
  3. estruturação assimétrica.
  4. sintetização das formas.
  5. valorização estética.

Resposta: D

Resolução: As formas plásticas presentes nas produções artísticas africanas foram uma fonte de inspiração para muitos artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, que buscavam renovar e questionar os padrões estéticos tradicionais. Essas formas plásticas levaram a algumas proposições artísticas revolucionárias, conhecidas como vanguardas, que buscavam romper com as convenções estéticas e explorar novas possibilidades de criação. As máscaras africanas, em particular, foram um elemento importante para esses artistas, pois representavam a sintetização de formas, ou seja, a simplificação e a redução das formas a elementos essenciais e sintéticos. Isso permitiu aos artistas explorar novas possibilidades de composição e representação, e foi um dos elementos que contribuiu para a criação de novas linguagens artísticas.

Cubismo

5. (Enem 2014) >Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha.

Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:

  1. uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
  2. uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
  3. um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
  4. uma referência temporal, “sempre”, referindose à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
  5. uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

Resposta: E

Resolução: Na charge criada pelo chargista Iotti, o intertexto é utilizado de maneira criativa para estabelecer um diálogo entre a obra "Guernica" de Pablo Picasso e a charge ela mesma. Na cena reconstruída pela charge, é dado destaque à figura do carro, elemento introduzido pelo autor para criar essa conexão com o contexto do trânsito brasileiro. Além disso, a linguagem verbal também contribui para estabelecer esse diálogo, ao explorar uma expressão polissêmica, "quadro dramático", que se refere tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito no Brasil. Isso mostra como o intertexto pode ser utilizado de maneira criativa e eficaz para criar novas conexões e estabelecer diálogos entre diferentes obras e contextos.

Cubismo

6. (Enem 2012) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX.  A obra Les desmoiselles d’Avignon<, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista.

(Picasso, O. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907)

Essa nova tendência se caracteriza pela:

  1. pintura de modelos em planos irregulares.
  2. mulher como temática central da obra.
  3. cena representada por vários modelos.
  4. oposição entre tons claros e escuros.
  5. nudez explorada como objeto de arte.

Resposta: A

Resolução: O quadro "Les Demoiselles d'Avignon" (1907), de Pablo Picasso, é considerado um marco na história da arte moderna, pois representou o rompimento com a estética clássica e o início de uma nova tendência na arte do século XX. Essa nova tendência, conhecida como cubismo, se caracterizou pela pintura de modelos em planos irregulares, ou seja, pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos e pela sobreposição desses elementos em diferentes planos. O cubismo também se caracterizou pelo uso de cores vibrantes e pela explorão da luz e da sombra de maneira mais abstrata. "Les Demoiselles d'Avignon" foi um dos primeiros quadros a explorar essas características e foi fundamental para o desenvolvimento do cubismo como movimento artístico.

Cubismo

7. (Enem PPL 2011) Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros.

  1. a forma robótica dada aos operários, privilegiando os aspectos triangulares.
  2. as formas retilíneas e mecanizadas, sem valorização da questão espacial.
  3. a força da máquina na vida do trabalhador pelo jogo de formas, luz/sombra.
  4. os recursos oriundos de um mesmo plano visual para dar sentido a sua proposta.
  5. as formas delicadas e sutis, para humanizar o operário da indústria têxtil.

Resposta: C

Resolução: Fernand Léger foi um artista francês envolvido com o movimento cubista, que se caracterizou pelo uso de formas geométricas, como cones, esferas e cilindros, para representar a realidade de maneira mais abstrata e sintética. A obra apresentada pelo artista explorou o tema da Revolução Industrial e do pós I Guerra Mundial, representando o homem e a sua relação com a máquina. A força da máquina na vida do trabalhador foi explorada através do jogo de formas, luz e sombra, criando uma composição dinâmica e expressiva. O uso de formas geométricas e a abstração da realidade foram elementos fundamentais para a criação de uma linguagem artística nova e inovadora pelo cubismo.

Cubismo

8. (Enem PPL 2011) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.

Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro:  (Enem) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.

  1. demonstrou irreverência ao retratar a cena bíblica.
  2. optou por fazer uma escultura minimalista, diferentemente de Michelangelo.
  3. estava preocupado em retratar detalhes da cena.
  4. deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelangelo.
  5. reproduziu o estilo da famosa obra de Michelangelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.

Resposta: D

Resolução: Vicente do Rego Monteiro foi um pintor brasileiro que participou da Semana de Arte Moderna, evento que marcou o início do modernismo no Brasil. Assim como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos para suas obras, mas adotou um estilo peculiar e diferente do artista italiano. Em vez de seguir os traços europeus típicos de Michelangelo, o artista brasileiro deu aos personagens traços cubistas, ou seja, fragmentou e desconstruiu as formas de maneira geométrica e explorou a sobreposição de planos em sua composição. Isso mostra como o artista soube se inspirar em um tema tradicional e ao mesmo tempo criar uma linguagem artística inovadora e própria.

Cubismo

9. (Enem PPL 2011) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma: (Enem) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam.

  1. abordagem sentimentalista do homem.
  2. imagem plana para expressar a industrialização.
  3. aproximação impossível entre máquina e homem.
  4. uniformidade de tons como crítica à industrialização.
  5. mecanização do homem expressa por formas tubulares.

Resposta: B

Resolução: As vanguardas europeias foram movimentos artísticos que surgiram no início do século XX e que se caracterizaram por explorar novas possibilidades de criação e por romper com os padrões estéticos tradicionais. Entre esses movimentos, podemos citar o cubismo, que se caracterizou pela exploração de formas geometrizadas e pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos. O quadro "Soldados jogando cartas" explora esses conceitos vanguardistas ao utilizar uma imagem plana para expressar a industrialização, fragmentando e desconstruindo as formas de maneira geométrica e explorando a sobreposição de planos em sua composição. Isso mostra como o cubismo foi capaz de criar uma linguagem artística inovadora que refletia as transformações sociais e culturais da época.

Cubismo

10. (Enem 2011) O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome.

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalandose no MoMA, de onde sairia apenas em 1981.

Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

  1. painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
  2. horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
  3. uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
  4. esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
  5. uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

Resposta: A

Resolução: Pablo Picasso foi um dos mais importantes pintores do século XX e sua obra "Guernica" é um dos seus trabalhos mais famosos e valorizados. Essa obra foi criada como um protesto contra o ataque aéreo à pequena cidade basca de Guernica e foi exposta no Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorrendo depois toda a Europa e chegando aos Estados Unidos, onde ficou instalada no MoMA até 1981. "Guernica" é uma obra cubista, ou seja, adota as características estéticas do cubismo, que se caracteriza pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos e pela sobreposição de planos. Na obra, Picasso utiliza elementos plásticos identificados pelo painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade e colocando-se em plano frontal ao espectador. Isso cria uma linguagem artística inovadora e expressiva, capaz de transmitir de maneira eficaz o protesto do artista contra a violência e a destruição.

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