Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Redação > Redação no Enem >Saúde: Temas Para a Sua Redação

Saúde: Temas Para a Sua Redação

Saúde é um dos eixos temáticos para redação no Enem, e um tema bastante provável de aparecer, então como base nisso confira a lista de propostas de redação na área de saúde para o Enem, além de conhecimento histórico para as suas redações em geral.

Conhecimento histórico para a redação

1. Revolta da Vacina

Idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, a revolta da Vacina foi uma rebelião popular ocorrida no Rio de Janeiro em 1904. O fato ocorreu devido a forma como foi implantada no Brasil, onde a vacinação contra a varíola era obrigatória, e foi feita de forma abrupta.

2. Criação do SUS

Artigo 196 da Constituição Federal de 1988

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.“

3. Lei seca americana

A Lei Seca entrou em vigor em 1920, com o objetivo de salvar o país de problemas relacionados à pobreza e violência. A Constituição americana estabelece, na 18. ª Emenda, a proibição da fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas. Essa lei vigorou por 13 anos (1920-1933).

4. Lei Seca no Brasil

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também chamada de Lei Seca criada para conscientização antes de tudo, e punir com mais rigor motoristas que consome álcool, ele de buscar diminuir a quantidade de acidentes.

5. Saúde Mental

Na Pandemia: Devido às questões relacionadas a isolamento social, crise econômica, desemprego, ou até o receio por morte ou perdas na família, milhares de pessoas tendem a ter a sua saúde mental afetada.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio que tem como sintomas o esgotamento físico, estresse, distúrbios do sono; falhas de memória, dificuldade de concentração etc que segundo Herbert J. Freudenberger é definida como (…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

A Depressão é um problema médico considerado grave, e que tem crescido no Brasil. No ano de 2019 segundo a OMS, o Brasil é o país com maior quantidade d e pessoas que sofre de depressão, sendo estimado mais de 12 milhões de doentes.

Manicômio de Barbacena: Esse hospital psiquiátrico surgiu em 1903 na cidade de Barbacena. No local, inicialmente era um hospital para tuberculosos devido ser em uma fazenda em uma região com clima de montanha. O local ficou conhecido na década de 1980 pelo tratamento degradante para os pacientes. Com a capacidade de 200 leitos, o hospital tinha em 1961, 5000 mil pessoas.

O Manicômio de Barbacena tinha caráter eugênico, onde eram enviados em vagões mendigos, homossexuais, prostitutas, e até opositores políticos, sendo que 70% das pessoas não tinham diagnóstico de doenças mentais. Segundo estimativas, pelo menos 60 mil pessoas perderam as suas vidas no local, que chegou a ser taxado de campo de concentração nazista pelo importante psiquiatra italiano Franco Basaglia.

Filme do Coringa Ver página

6. Deficiência Física

Esparta: Os gregos espartanos tinha uma cultura de guerras, e dedicava-se a aumentar as suas fronteiras, mediante a isso os deficientes físicos eram assassinados ao nascer, pois existia a ideia eugênica da sobrevivência dos mais fortes.

Roma: Na antiguidade, as leis romanas não eram amigáveis a deficientes, onde era permitido a crianças com deformidades, o afogamento das mesmas, ou o abandono em certos no Rio Tigre. Quando tinha a oportunidade de crescer, trabalham em circos.

Nazismo: No período da segunda mundial, pessoas com deficiência física, algum nível de retardamento ou doenças mentais, eram mortos dentro de um programa chamado “T-4” ou “Eutanásia”, que tinha apoio de médicos alemães.

7. Expectativa de vida

Como o passar das décadas a Expectativa de vida do brasileiro vem aumentando, entre esses motivos estão mais acesso a saúde, evolução dos medicamentos e tratamentos médicos, melhor qualidade de vida, queda da mortalidade infantil, aumento do tratamento de água e esgoto, além do aumento da escolaridade e renda.

8. HIV

Há 37 anos, o cientista Luc Montagnier isolou pela primeira vez o vírus da aids, o HIV que é a uma sigla para o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico do indivíduo, sistema esse que tem como responsabilidade defender o organismo de doenças.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Seca_nos_Estados_Unidos



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem