Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História do Brasil > Revolta de Vila Rica

Revolta de Vila Rica

Causa: As Casas de Fundição

O rei de Portugal determinou a instalação das Casas de Fundição subordinadas à Intendência. Nelas, todo o ouro extraído em pó ou em pepitas seria fundido e "quintado" – ou seja, retirados os 20% correspondentes ao quinto real. As barras obtidas eram cunhadas, comprovante do pagamento do tributo, e devolvidas ao portador acompanhadas de um certificado de origem, confirmando o cumprimento das formalidades legais.

O estabelecimento dessas Casas de Fundição não foi bem aceito pela população da capitania onde se localizavam as minas. Falava-se que os mineradores, alarmados com a ação fiscal, sentiam-se cada vez mais insatisfeitos e inseguros.

A Coroa, por sua vez, visando assegurar o controle daquela região, criou juntas de julgamento. Além disso, enviou, em 1719, duas companhias de dragões – forças militares profissionais provenientes do norte de Portugal – com a finalidade de controlar os escravos, escoltar o transporte de ouro e reprimir distúrbios. Nessa época também foram criadas milícias para enfrentar casos de emergência. Embora formadas principalmente por brancos, contavam, em sua fileiras, com ex-escravos, negros e mulatos.

A pesada ação fiscal também atingia o Distrito Diamantino, onde, a partir de 1729, no arraial do Tijuco, iniciava-se a extração de diamantes. Naquele território ocorriam constantes casos de arbitrariedades e violência. A Coroa estabelecia que a extração de diamantes era negócio exclusivo dela e tentava, através de uma ação rigorosa e enérgica, proceder à cobrança de tributos e evitar o contrabando.

Nesse contexto, aumentavam os protestos entre os mineradores e a preocupação entre os contrabandistas, ante a avidez e o controle do fisco.

Desenho da fachada da Casa dos Contos de Vila Rica, residência de João Rodrigues de Macedo, poderoso cobrador de impostos, e base da repressão aos conjurados mineiros. In: Revista Arquitetura e Urbanismo. Uso amparado pela Lei 9610/98

Em 1720, a insatisfação crescente levou à revolta conhecida como o Levante de Vila Rica.

O governador da região, Conde de Assumar, estrategicamente recebeu alguns revoltosos – homens ricos e importantes –, fingindo aceitar as principais exigências que faziam: não instalar as Casas de Fundição e diminuir o número de tributos. Em seguida, prendeu todos os implicados, punindo-os com rigor e violência. O líder do movimento, Filipe dos Santos, foi enforcado e esquartejado.

Após a vitória sobre os revoltosos, no mesmo ano, o rei ordenou a separação da capitania de São Paulo e de Minas Gerais, consolidando-se a autoridade real sobre as Minas Gerais.

O Julgamento de Filipe dos Santos, líder do Levante de Vila Rica. Obra de Antônio Parreiras, c. 1923. Domínio público, Museu Antônio Parreiras

Lista de Questões

Revolta de Vila Rica

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.