Sistemas Lineares

Gabarito de Matemática sobre o tema Sistemas Lineares com questões de Vestibulares.






1. (Unesp) Uma pessoa quer trocar suas cédulas de 100 reais por cédulas de 5, 10 e 50 reais, recebendo cédulas de todos esses valores e o maior número possível de cédulas de 50 reais. Nessas condições, qual é o número mínino de cédulas que ela poderá receber?

  1. 8
  2. 9
  3. 10
  4. 11
  5. 12

Resposta: B

Resolução: Maior n° possível de cédulas de R$50,00. Não pode ter 4 notas de 50 reais, não teria como ter cédulas de 10 e 5.

cédulas de 50 reais = 3 ( 150,00 )

Sobram 50 reais, não poderia ter 5 notas de 10, porque faltaria no cálculo notas de 5.

cédulas de 10 reais = 4

Sobram 10 reais = 2 notas de 5 reais.

Cálculo

50 + 50 + 50 + 10 + 10 + 10 + 10 + 5 + 5 = 9 notas

Resposta: 9 cédulas.

2. (UFPB) Fernando foi a um caixa eletrônico e fez um saque em cédulas de três tipos diferentes: R$ 20,00, R$ 10,00 e R$ 5,00. Sabe-se que ele retirou 14 cédulas e que a quantia foi a mesma para cada tipo de cédula. A quantia sacada por Fernando foi:

  1. R$ 120,00
  2. R$ 150,00
  3. R$ 180,00
  4. R$ 210,00
  5. R$ 240,00

Resposta: A

Resolução: R$ 120,00

3. (UESP) Se o terno (x0, y0, z0) é a solução do sistema abaixo, então 3×0 + 5y0 + 4z0 é igual a:

  1. -8
  2. -7
  3. -6
  4. -5
  5. -4

Resposta: B

Resolução: o método mais fácil de conseguir a resposta é somar as equações;

3x+z = -5

(x +z + y=-2)

( -z +2y=-3)

some as duas equações sublinhadas

3x+z+0y=-5

0x-z+2y=-3

------------------

{3x+2y=-8}

agora some as duas equações entre parenteses

1x+1z+1y=-2

0x-1z+2y=-3

--------------------

{x+3y=-5}

então você soma as duas equações entre chaves, mas para isso você tem que pensar como zerar o x ou o y.para

que isso ocorra o certo seria multiplicar a ultima expressão por -3.

3x+2y=-8⇔ 3x+2y=-8

1x+3y=-5 ⇒multiplicar por -3⇒-3x-9y=15

--------------------------------------------------------------------

-7y=7⇔y=-1

como descobrimos o valor de y podemos substituir em uma das equações entre chaves:

x+3y=-5⇔x+3.-1=-5⇒x-3=-5⇒x=-2

Então substitua os valores em uma das equações sublinhadas

3x+z=-5⇒3.-2+z=-5⇒-6+z=-5⇒z=1

agora sabemos os termos(-2,-1,1)

e podemos substituir na equação 3xo+5yo+4zo

3.-2+5.-+4.1⇒-6-5+4⇒-7⇒b

4. (UEL) O sistema abaixo, de incógnitas x e y, é:

  1. impossível, para todo k real diferente de -21;
  2. possível e indeterminado, para todo k real diferente de -63;
  3. possível e determinado, para todo k real diferente de -21;
  4. possível e indeterminado, para todo k real diferente de -3;
  5. possível e determinado, para todo k real diferente de -1 e -63.

Resposta: C

Resolução: possível e determinado, para todo k real diferente de -21;

05. (Unesp) Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o piolho-de-cobra.

  1. Arachnida, com maior número de exemplares da classe Arachnida.
  2. Diplopoda, com maior número de exemplares da classe Diplopoda.
  3. Chilopoda, com igual número de exemplares de cada uma dessas classes.
  4. Arachnida, com maior número de exemplares da classe Insecta.
  5. Chilopoda, com maior número de exemplares da classe Chilopoda.

Resposta: D

Resolução: Primeiro vamos pensar que o texto nos deu que temos 36 artrópodes com 113 patas, segundo as espécies citadas teremos artrópodes dos seguintes filos: Crustáceos (caranguejos), Diplópodas (piolho-de-cobra) e os Quilópodas (centopeia). Assim conseguimos ver que a coleção tem somente Insetos (3 pares de patas) e Aracnídeos (4 pares de patas).

Para descobrirmos qual tem mais podemos fazer uma conta matemática bem simples :

19 aracnídeos + 17 insetos = 254 patas (ou seja, 127 pares de patas).

No enunciado nos diz que temos 113 patas , com isso podemos perceber que temos mais insetos do que aracnídeos.

6. (UECE) Se x, y e z constitui a solução do sistema linear

então o produto x. y. z é igual a

  1. -4
  2. -8
  3. -2
  4. -6

Resposta: C

Resolução: Resolvendo de 2 em 2:

1)

x+y+z=1

x+2y+3z=-2 x(-1)

x+y+z=1

-x-2y-3z =2 ( Soma as duas equações)

0 - y -2z = 3

-y - 2z = 3

2)

x+2y+3z=-2

x+4y+5z=-4 x(-1)

x+2y+3z=-2

-x-4y-5z=4 (Soma as duas)

0 -2y -2z =2

-2y-2z=2

-y-z=1

Se -y-2z =3, então y=-2z-3

Logo, -(-2z-3) -z =1

2z + 3 -z = 1

z =-2

y = -2(-2)-3

y = 4-3 = 1

x+y+z=1

Então, x+ 1+ -2=1

x=1+2-1

x=2

Resposta: x, y, z= 2, 1, -2

7. (UFRGS) O sistema de equações

  1. nenhuma solução.
  2. uma solução.
  3. duas soluções.
  4. três soluções.
  5. infinitas soluções

Resposta: B

Resolução:

8. (UPE) Em uma floricultura, é possível montar arranjos diferentes com rosas, lírios e margaridas. Um arranjo com 4 margaridas, 2 lírios e 3 rosas custa 42 reais. No entanto, se o arranjo tiver uma margarida, 2 lírios e uma rosa, ele custa 20 reais. Entretanto, se o arranjo tiver 2 margaridas, 4 lírios e uma rosa, custará 32 reais. Nessa floricultura, quanto custará um arranjo simples, com uma margarida, um lírio e uma rosa?

  1. 5 reais
  2. 8 reais
  3. 10 reais
  4. 15 reais
  5. 24 reais

Resposta: D

Resolução:

9. (Ufrgs) Inovando na forma de atender aos clientes, um restaurante serve alimentos utilizando pratos de três cores diferentes: verde, amarelo e branco. Os pratos da mesma cor custam o mesmo valor. Na mesa A, foram consumidos os alimentos de 3 pratos verdes, de 2 amarelos e de 4 brancos, totalizando um gasto de R$ 88,00. Na mesa B, foram consumidos os alimentos de 2 pratos verdes e de 5 brancos, totalizando um gasto de R$ 64,00. Na mesa C, foram consumidos os alimentos de 4 pratos verdes e de 1 amarelo, totalizando um gasto de R$ 58,00.

Comparando o valor do prato branco com o valor dos outros pratos, verifica-se que esse valor é

  1. 80% do valor do prato amarelo.
  2. 75% do valor do prato amarelo.
  3. 50% do valor do prato verde.
  4. maior que o valor do prato verde.
  5. a terça parte do valor da soma dos valores dos outros pratos.

Resposta: A

Resolução:

10. (Ufsm) Num determinado mês, em uma unidade de saúde, foram realizadas 58 hospitalizações para tratar pacientes com as doenças A, B e C. O custo total em medicamentos para esses pacientes foi de R$39.200,00.

Sabe-se que, em média, o custo por paciente em medicamentos para a doença A é R$450,00, para a doença B é R$800,00 e para a doença C é R$1.250,00. Observa-se também que o número de pacientes com a doença A é o triplo do número de pacientes com a doença C. Se a, b e c representam, respectivamente, o número de pacientes com as doenças A, B e C, então o valor de a - b - c é igual a

  1. 14.
  2. 24.
  3. 26.
  4. 36.
  5. 58

Resposta: A

Resolução: Sabe-se que, em média, o custo por paciente em medicamentos

para a doença A é R$450,00

para a doença B é R$800,00

para a doença C é R$1.250,00.

450A + 800B + 1250C = 39.200 ( divide TUDO por 50) facilitar 9A + 16B + 25C = 784

Observa-se também que o número de pacientes com a doença A é o triplo do número de pacientes com a doença C.

SISTEMA com 3 variaveis

{ A + B + C = 58

{9A + 16B + 25C = 784

A + B + C = 58 (-16) multiplica

-16A-16B - 16C = - 928 junta

- 16A - 16B - 16C = -928

9A + 16B + 25C = 784 SOMA

-------------------------------------------

- 7A 0 + 9C = - 144

- 7A + 9C = - 144 ( sendo A = 3C) ( A é o triplo de C)

- 7(3C) + 9C = - 144

- 21C + 9C = - 144

- 12C = - 144

C = - 144/-12

C = + 144/12

C = 12 ( achar o valor de (A))

A = 3C

A = 3(12)

A = 36 ( achar o valor de (B))

A + B + C = 58

36 + B + 12 = 58

36 + 12 + B = 58

48 + B = 58

B = 58 - 48

B = 10

assim

A = 36

B = 10

C = 12

então o valor de a - b - c é igual a:

A - B - C =

36 - 10 - 12 =

36 - 22 = 14 ( resposta)

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