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Período Joanino

Lista de 10 exercícios de História do Brasil com gabarito sobre o tema Período Joanino com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Período Joanino.






01. (UFRGS) Observe, no mapa abaixo, a região platina.

Sobre as intervenções luso-brasileiras ocorridas na Banda Oriental durante o período joanino, são feitas as seguintes afirmações.

I - O vice-rei Francisco Elio, sitiado em Montevidéu pelas tropas artiguistas, declarou guerra à Corte portuguesa em 1811, provocando a invasão das forças militares lusitanas.

II - A intervenção em 1816 justificava-se pela necessidade de se defender o Rio Grande do Sul e de se reestabelecer a tranquilidade dos proprietários rurais, ameaçada pelas reformas sociais de Artigas.

III - Na primeira intervenção, as forças militares estacionaram em Maldonado; na segunda, alcançaram a capital oriental, recebendo apoio do Cabildo local.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas I e III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

02. (FGV) A instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, representou uma alternativa para um contexto de crise política na Metrópole e a possibilidade de implementar as bases para a formação de um império luso-brasileiro na América. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO diz respeito ao período joanino.

  1. Ocupação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina e sua incorporação ao Império Português, como resultado da política externa agressiva adotada por D. João.
  2. Abertura dos portos da Colônia às nações aliadas de Portugal, como a Inglaterra, dando início a uma fase de livre-comércio.
  3. Ocorreu uma inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
  4. Atendeu às exigências do comércio britânico, que conseguiu isenções alfandegárias.
  5. Ocorreu a Revolução Pernambucana de1817, que defendia o separatismo com o governo republicano e a manutenção da escravidão.

03. (UERJ) O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como “joanino”. Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional.

Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em:

  1. crescente pólo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa
  2. expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira
  3. principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas
  4. importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

04. (PUC-RIO) À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto algumas das transformações culturais e científicas promovidas pelo governo joanino (1808 1821), durante a permanência da Corte portuguesa no Brasil.

ASSINALE-A.

  1. Ainda que tivessem sido criados a Impressão Régia e o primeiro jornal do Brasil, a existência da censura e a ação da Intendência Geral de Polícia coibiram com sucesso a difusão de idéias contrárias ao governo joanino.
  2. Pouco depois de chegar ao Brasil, D. João fundou o Real Horto (o Jardim Botânico do Rio de Janeiro), onde foram aclimatadas e introduzidas novas espécies vegetais.
  3. Logo após a elevação do Brasil à categoria de Reino-Unido a Portugal e Algarves, o Príncipe-regente autorizou a vinda da Missão Artística Francesa, chefiada por Joaquim Lebreton, da qual faziam parte artistas como Jean Baptiste Debret.
  4. Com o acervo trazido do velho Reino, foi criada a Biblioteca Real, origem da atual Biblioteca Nacional.
  5. Chegaram à América portuguesa cientistas e viajantes estrangeiros, como o zoólogo Spix, o botânico Martius e o naturalista Saint-Hilaire, que percorreram o território realizando inventários de comunidades, da geografia, da fauna e da flora

05. (UNITAU) Sobre a transferência da Corte de D. João VI para o Brasil, o historiador Kenneth Maxwell afirma:

“Novas instituições foram criadas pela coroa portuguesa, e a maioria delas foi estabelecida no Rio de Janeiro, que, assim, assumiu um papel centralizador dentro de uma América portuguesa que antes era muito fragmentada no sentido administrativo. Houve resistência a isso, principalmente em Pernambuco, em 1817. Mas, no final, o poder central foi mantido”.

Kenneth Maxwell, Folha de São Paulo, 25/11/2007

Dentre as medidas adotadas para se conseguir a centralização e o fortalecimento do Estado no Brasil joanino, é CORRETO citar:

  1. A fundação do Banco do Brasil, criado por alvará, em 12 de novembro de 1808, iniciando suas atividades no ano seguinte.
  2. O alvará de 1808, que autorizava a instalação de fábricas e manufaturas no Brasil, buscando promover a "riqueza nacional" e melhorar, consequentemente, a agricultura.
  3. A promulgação da primeira Constituição do Brasil, que reforçava o poder do imperador e reduzia a autonomia das províncias, o que levou à Insurreição Pernambucana.
  4. A introdução de diferentes hábitos culturais e a criação da Imprensa Régia, da Biblioteca Real (Biblioteca Nacional) e da Real Academia de Belas Artes (Museu Nacional de Belas Artes).
  5. A criação do Erário Régio e do Conselho da Fazenda, responsáveis por arrecadar todos os impostos – que até então eram enviados a Lisboa – e enviá-los ao Rio de Janeiro.

06. (PUC) Entre os eventos que antecederam a independência política do Brasil e propuseram ou criaram condições para a autonomia, podem-se mencionar

  1. as iniciativas da Coroa portuguesa no Brasil, no início do século XIX, como a permissão ao comércio internacional sem mediação da Metrópole e a criação de sistema bancário oficial.
  2. as revoltas ocorridas na região das Minas Gerais, no decorrer do século XVIII, com características e projetos, em todos os casos, emancipacionistas e propositores de um Estado brasileiro autônomo.
  3. as mudanças ocorridas no cenário europeu, entre o final do século XVIII e o início do XIX, com a ascensão de Napoleão ao trono francês e a conquista, por suas tropas, de toda a Europa Ocidental e de suas possessões coloniais.
  4. as ações de grupos de comerciantes da Colônia, desde o início do século XIX, desejosos de ampliar sua independência comercial e de estabelecer vínculos diretos com países do Ocidente europeu e do Extremo Oriente.
  5. as vitórias, no século XVIII, das lutas pela independência nas regiões de colonização espanhola, francesa e inglesa das Américas, gerando um conjunto de impérios autônomos, possíveis parceiros comerciais para o Brasil.

07. (FIP-Moc) “O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar, estátuas em toda parte, cafés e confeitaria (...), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomante, mediuns, automóveis, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais.

Fon-Fon. Nº 41, 1907

Fonte: www.objdigital.bn.br/acervo.digital-periódico. Acesso em 11/10/2016

Relacionando o texto com o período da Belle Époque no Brasil, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A capital do Rio de Janeiro apresentava contradições de várias ordens no início do século XX.

II. Os costumes herdados do período joanino foram mantidos, descaracterizando uma possível modernidade.

III. As mudanças decorreram do desejo da burguesia local de sanar as dificuldades da população pobre.

IV. A cultura inglesa da Belle Époque impulsionou significativas transformações no espaço urbano.

É correto o que se afirma apenas em:

  1. II
  2. II e III
  3. IV
  4. I
  5. I e IV

08. (UTFPR) A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:

  1. Portugal negociou o domínio luso na Península Ibérica com a Inglaterra, em troca de proteção estratégica e bélica na longa viagem marítima ao Brasil.
  2. Em meio à crescente Revolução Industrial, os negociantes ingleses precisavam expandir seus mercados rumo às Américas, já que o europeu era insuficiente.
  3. O bloqueio continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.
  4. O exército napoleônico invadiu Portugal visando a instituir o regime democrático republicano de paz e comércio, em franca oposição ao expansionismo da monarquia britânica.
  5. Os ingleses pretendiam consolidar novos mercados na América Portuguesa, tendo em vistas antigas afinidades socioculturais com os ibéricos.

09. (UFES) No Brasil colonial, noções de medicina e saúde eram estudadas em Colégios da Companhia de Jesus, onde também foram incorporados conhecimentos sobre utilização terapêutica de plantas nativas. Os jesuítas tornaram-se os verdadeiros enfermeiros e médicos da Colônia, somando-se a outros agentes de cura, como físicos, cirurgiões, barbeiros e boticários. Mas as primeiras escolas médicas foram, efetivamente, criadas no Brasil, pelo Príncipe Regente D. João. Foram elas:

  1. Escola de Cirurgia da Bahia e Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, ambas em 1808.
  2. Escola de Saúde Joana Angélica, na Bahia, e Escola de Enfermagem Ana Neri, no Rio de Janeiro, ambas em 1810.
  3. Escola de Anatomia da Bahia e Escola de Belas Artes e Anatomia, no Rio de Janeiro, ambas em 1816.
  4. Real Academia de Cirurgia da Bahia e Academia Real de Saúde, Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, ambas em 1821.
  5. Escola de Farmácia de Ouro Preto e Escola Politécnica do Rio de Janeiro, ambas em 1870.

10. (UNIFO) Leia abaixo a petição de Nicolas-Antoine Taunay, pintor de telas de paisagem e retratos históricos napoleônicos, ao oferecer seus serviços ao príncipe de Portugal e sua augusta família no Brasil:

“Senhor,

Dois amores tomaram conta de todas as faculdades de minha alma. Um me leva a desejar ser o testemunho feliz de todos os atos diários de sua Augusta e Divina Presença. Outro me deixa escravo da Pintura e me mantém atado ao meu cavalete, onde o meu nobre trabalho me deixa digno da sua honrosa proteção. Vossa majestade, cujos talentos e sabedoria souberam conciliar os interesses de importância muito maior, pode na sua bondade realizar todos os desejos de meu coração ao me permitir dedicar-me ao seu serviço e àquele de sua augusta família, seja na qualidade de professor de desenho dos príncipes ou das princesas, a quem os meus cabelos brancos me permitem chegar perto; seja ao me dar o cargo de conservador dos seus quadros, estátuas etc etc etc. Com idade de 60 anos, pai de uma família numerosa, achei-me no meu país, vítima de uma revolução cuja agitação crescente eliminou a minha modesta fortuna.

Assustado sobretudo pela última invasão de Paris, todas as minhas esperanças se dirigem ao asilo que Vossa Majestade escolheu para si mesma na sabedoria de suas concepções” Taunay, Peintre, membre de I’Institut Royal de France

(Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil, 2008, p. 11)

Sobre o período de D. João VI no Brasi, avalie as informações a seguir.

I - A mudança da corte de Portugal para o Brasil fora consequência da pressão exercida por Napoleão, que insistia na necessidade de Portugal romper com a Inglaterra e aderir ao Bloqueio Continental.

II - No período joanino, artistas franceses vieram ao Brasil em “Missão Artística” com o intuito de produzir uma iconografia oficial da corte. Na missão estavam pintores, escultores, gravadores e arquitetos.

III - Os artistas da “Missão Francesa”, como o pintor Jean-Baptiste Debret e os irmãos escultores Marc e Zéphirin Ferrez, concederam às celebrações joaninas o mesmo vigor que proporcionavam às festas revolucionárias inglesas.

IV - D. João VI governou com tranquilidade. O Império apresentava-se coeso e os tempos eram de paz. No ano de 1817, produtos como açúcar e algodão não oscilavam o preço nas províncias do Norte e Nordeste.

V - A criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro remonta à transferência da corte portuguesa para o Brasil. Por decreto, o príncipe-regente tomou posse do engenho e terras, criando naquele espaço o Jardim de Aclimação.

É correto apenas o que se afirma em

  1. I e III.
  2. I e IV.
  3. I, II e V.
  4. I, III e IV.
  5. I, II, III, IV e V.

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