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Dadaísmo

Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Dadaísmo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Dadaísmo.



01. (UEL) Leia o texto e observe a imagem a seguir. No contexto da Primeira Guerra Mundial, surgiu o dadaísmo, um movimento antiartístico, antiliterário, antipoético, contra a beleza eterna, a harmonia, a objetividade, a eternidade dos princípios, as leis da lógica, a imobilidade do pensamento e a favor da liberdade desenfreada do indivíduo, da espontaneidade, do aleatório, da anarquia contra a ordem, da imperfeição contra a perfeição.

(Adaptado de: MICHELI, M. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p.131-137.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o dadaísmo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O dadaísmo tem uma base positivista tanto quanto o surrealismo.

( ) No processo de criação dadaísta, se é que se trata de criação, o verbo “criar” foi substituído pelo verbo “montar”.

( ) O caráter antiartístico das colagens dadaístas constituía um modelo estético baseado no acaso.

( ) Para o dadaísmo, o gesto provocativo era mais importante do que a obra.

( ) O movimento dadá, por ser favorável à sociedade burguesa, foi contra a arte que a questionava.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, F, V, V, F.
  2. V, F, F, F, V.
  3. F, V, V, F, V.
  4. F, V, F, V, F.
  5. F, F, V, V, V.

02. (UEL) Leia o texto e analise as figuras 28 e 29 a seguir.

A partir do impressionismo, a arte paulatinamente se afastou dos seus cânones renascentistas, do compromisso de uma representação fidedigna do mundo, com as pinturas e esculturas se ocupando não em fabricar duplos da realidade, mas em afirmar as suas próprias realidades.

(Adaptado de: FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. p.15.)

Com base no texto e nas figuras, considere as afirmativas a seguir.

I. O ready-made de Marcel Duchamp e o móbile de Calder, pelos materiais empregados, implicam formas tridimensionais impressionistas.

II. Em Porta-Garrafas, Duchamp realiza o processo de apropriação e recontextualização de um objeto cotidiano, ação que influenciou a arte contemporânea.

III. O movimento é de fundamental importância na construção não figurativa de Calder, sendo esse artista um dos precursores da arte cinética.

IV. Tanto no trabalho de Calder quanto no de Duchamp, os procedimentos utilizados correspondem à tradição da escultura acadêmica. Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

03. (UNESP) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

  1. a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
  2. a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
  3. o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
  4. a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
  5. o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

04. (FIP-Moc)

Obra de Marcel Duchamp, criada no contexto da 1a Guerra Mundial

Fonte: https://www.google.com/search?q=roda+de+bicicleta+marcel+duchamp&source

A imagem expressa:

  1. crise dos velhos valores e padrões e busca de um olhar crítico sobre objetos de consumo.
  2. fascínio pelo advento das novas tecnologias e exaltação ao progresso industrial capitalista.
  3. desencanto com a Guerra e busca de explicações religiosas para o mundo contemporâneo.
  4. apego ao passado e tentativa de resgatar funções específicas dos objetos.
  5. sacralização e funcionalidade da arte, próprias da Belle Époque europeia.

05. (UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

  1. O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
  2. O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
  3. O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
  4. O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
  5. O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.

06. (UNCISAL)

Em 1921, o artista Man Ray apresenta ao mundo sua obra “Cadeau” (Presente) que se torna uma das obras mais emblemáticas do movimento dadaísta, visto que esta escultura traz a seguinte característica:

  1. a resignificação ilógica de objetos cotidianos.
  2. a reinterpretação racional de objetos cotidianos.
  3. a retratação geométrica de objetos cotidianos.
  4. a representação reacionária de objetos cotidianos.
  5. a retratação tecnicista de objetos cotidianos.

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