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Michel Foucault

Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Michel Foucault com questões de Vestibulares.


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01. (UFT) Um dos principais pensadores da pós-modernidade, Michel Foucault, afirma, por exemplo, que vivemos numa sociedade em que há “múltiplas formas de dominação” e que, em grande parte, “marcha „ao compasso da verdade‟ – ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detêm, por esse motivo, poderes específicos”.

Fonte: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009, p. 181; 321.

Essas afirmações exemplificam o modo pelo qual Foucault compreende a sociedade pós-moderna.

Sobre os resultados das investigações de Foucault acerca das novas formas de organização social, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Há uma organização do poder disciplinar que se concentra antes de tudo no terreno político, independentemente dos diferentes âmbitos da vida social.
  2. Há uma nova forma de compreender o conhecimento, mas sem mudar a noção de verdade, porquanto esta não pode depender jamais das circunstâncias sociais.
  3. Há uma relação direta entre saber e poder enquanto o caminho do conhecimento está essencialmente ligado às estruturas da organização social.
  4. Há uma fragmentação do poder que o torna menos eficaz do que foi nos grandes regimes das sociedades prémodernas, quando se concentrava nas mãos do Estado.

02. (Enem 2019) Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos as lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão

  1. legal, pautada em preceitos jurídicos.
  2. racional, baseada em pressupostos lógicos.
  3. contingencial, processada em interações sociais.
  4. transcendental, efetivada em princípios religiosos.
  5. essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.

03. (UFPR) Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.

(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)

Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos:

  1. são educados de modo a se tornarem autônomos.
  2. aprendem a conviver uns com os outros.
  3. encontram as condições de segurança e bem-estar.
  4. se tornam mais vigorosos e valentes.
  5. se fazem objeto do poder disciplinar.

04. (UFPR) Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.

(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)

Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.

(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).

Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:

1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões.

2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável.

3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes.

4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  2. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  5. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

05. (UEMA) Gilberto Cotrim (2006. p. 212), ao tratar da pós-modernidade, comenta as ideias de Michel Foucault, nas quais ―[...] as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se concentra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social [...] [e] o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, em vez de se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, [os] micropoderes se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é, os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas, por exemplo: os pais, os porteiros, os enfermeiros, os professores, as secretarias, os guardas, os fiscais etc.‖

Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. (adaptado)

Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir

  1. o ideal de igualdade entre os homens.
  2. o total direito político de acordo com as etnias.
  3. as normas estabelecidas pela disciplina social.
  4. a repressão exercida pelos menos instruídos.
  5. o ideal de liberdade individual.

06. (UNEMAT) “A centralidade da subjetividade, a ênfase no indivíduo, a valorização do homem serão também problematizadas ao longo do desenvolvimento do pensamento moderno através de várias teorias e descobertas científicas que questionam, de diferentes pontos de vista, o antropocentrismo, a centralidade atribuída ao homem. Entenda-se por isso a definição tradicional de homem encontrada na modernidade, o próprio conceito de natureza humana como dotada de consciência autônoma. É ilustrativa a esse respeito a famosa frase de Michel Foucault na conclusão de As palavras e as coisas (1966), “[...] o homem é uma invenção recente na história de nosso pensamento, e talvez seu fim esteja próximo”.

Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 254.

A afirmação de Michel Foucault é citada no final do texto por Marcondes para ilustrar um processo de argumentação a respeito da definição tradicional de homem. Assinale a alternativa que explicita o sentido do enunciado de Foucault.

  1. A ascensão do antropocentrismo na modernidade.
  2. A possibilidade da extinção da humanidade.
  3. A necessidade de preservação da subjetividade humana.
  4. O questionamento da noção antropocêntrica de homem, centrada na individualidade e na subjetividade.
  5. A distinção entre as noções biológica e histórica de homem.

07. (UFSM) A tese de Foucault segundo a qual o poder é uma estratégia e um conjunto de práticas que varia conforme as instituições em que é exercido foi formulada para criticar, entre outras coisas, os postulados políticos do marxismo. Sua teoria foi construída a partir do exame de instituições como hospitais e escolas. Essas instituições revelam, segundo Foucault, que as relações de poder se exercem prioritariamente

  1. através de Deus, que confere aos homens autoridade e domínio.
  2. por práticas disciplinares e de controle, que visam ao uso eficaz do corpo.
  3. por meio da utilidade das leis, que promove a felicidade do maior número de pessoas.
  4. mediante a vontade popular, que é concretizada na figura do contrato social.
  5. mediante estratégias repressivas, que envolvemo uso da força e violência pelos detentores do poder.

08. (EMESCAM) Que significado tem a peregrinação de Lourdes, desde o final do século XIX até hoje, para os milhões de peregrinos pobres que aí vão todos os anos, senão uma espécie de resistência difusa à medicalização autoritária de seus corpos e doenças? [...] O vigor dessas práticas, ainda atuais, é ser uma reação contra essa [...] medicina a serviço de uma classe...

(FOUCALT, M. Microfísica do poder, Rio de Janeiro: Editora Graal, 2012 p.57).

Os estudos de Michel Foucault revelam as relações de poder e controle que existem nos espaços sociais e também algumas formas de resistência a este controle.

No texto acima Foucault:

  1. Vê nas práticas religiosas um fenômeno residual de crenças arcaicas ainda não desaparecidas.
  2. Aponta os locais religiosos de peregrinação popular como sendo um local de denúncia de um sistema de saúde que não atende as classes populares.
  3. Considera o fenômeno religioso em tela uma demonstração de que está havendo socialização da medicina.
  4. Observa que começa a existir uma preocupação dos médicos para com a população pobre.
  5. Descreve as peregrinações religiosas em busca da cura como sendo uma forma de controle imposta pelo “panopticon”.

09. (Enem 2010) A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.

FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade.

São Paulo: Martins Fontes, 1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

  1. combater ações violentas na guerra entre as nações.
  2. coagir e servir para refrear a agressividade humana.
  3. criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
  4. estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
  5. organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

10. (PUC-PR) Um dos conceitos centrais da obra do filósofo francês Michel Foucault é o de sociedade disciplinar.

Sobre esse conceito, analise as assertivas abaixo:

I. Trata-se de um modelo de sociedade no qual o exercício do poder disciplinar saiu do âmbito corretivo e punitivo das penitenciárias e alcançou a sociedade nas suas várias instituições.

II. Trata-se de um modelo de controle dos indivíduos através de ameaças e amedrontamentos constantes e diretos, geralmente pela via da agressão e da violência.

III. Trata-se de um conjunto de procedimentos que marcam as relações sociais pela via do exercício de um poder baseado em modelos fechados de um poder central, que usa o suplício do corpo como forma de repressão dos delitos.

IV. Trata-se de um exercício de poder marcado pela tentativa de abrandamento das penas de suplício e da criação de um mecanismo mais eficaz contra os delitos, baseado, por exemplo, na vigilância.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. Apenas as assertivas I e IV.
  2. Apenas as assertivas II e III.
  3. Apenas as assertivas I, II e III.
  4. Todas as assertivas.
  5. Apenas a assertiva I.

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