Evolução Química ou Evolução Molecular
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Evolução Química ou Evolução Molecular com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Evolução Química ou Evolução Molecular.
01. (UECE) Baseados na teoria da evolução química, podemos afirmar corretamente que, dentre os requisitos básicos para a formação dos seres vivos, a Terra já apresentava há mais de 3,5 bilhões de anos atmosfera
- oxidante, com o oxigênio livre proveniente da atividade das cianobactérias.
- redutora, semelhante às de Vênus e de Marte, com mais de 90% de gás carbônico.
- redutora, com carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio presentes, principalmente, no metano, no vapor d’água e na amônia.
- oxidante, já que há indícios que comprovam que todo o ferro existente na crosta terrestre encontrava-se em estado férrico.
02. (UEFS) A hipótese heterotrófica proposta pelos pesquisadores Oparin e Haldane defende a importância de uma evolução química que teria antecedido a formação do primeiro protobionte.
A respeito desse tema, pode-se afirmar:
- A formação de moléculas orgânicas — como as proteínas — nas condições existentes na Terra primitiva prescindiu de uma composição química peculiar presente na atmosfera existente à época.
- O acúmulo gradual dos diversos tipos de proteínas nos oceanos primitivos foi suficiente para a construção das estruturas celulares presentes nos primeiros seres vivos.
- A presença de uma atmosfera oxidante favoreceu o acúmulo de componente orgânico nos oceanos da Terra primitiva, dando origem ao que se convencionou chamar de ‘sopa primordial’.
- A camada de ozônio presente na atmosfera primitiva foi fundamental para que gases, como H2O, N2, CH4 e NH3 interregissem na formação das primeiras moléculas orgânicas.
- A interação de uma membrana lipoproteica com a estrutura dos coacervados permitiu um maior controle no transito de substâncias, o que favoreceu uma estabilidade química essencial ao metabolismo da célula primordial.
03. (UEA) Stanley Miller e Harold Urey construíram um aparelho para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem das primeiras moléculas orgânicas. Nesse aparelho foi inserida uma mistura de substâncias (gás hidrogênio, amônia, metano, vapor d’água) e descargas elétricas.
Após um tempo ligado, foram detectadas, em um reservatório desse aparelho, moléculas orgânicas simples de
- polissacarídeos.
- polipeptídeos.
- ácidos nucleicos.
- glicerídeos.
- aminoácidos.
04. (UECE) Para tentar responder à pergunta: “Como foi possível aos primeiros organismos vivos adquirirem seus componentes orgânicos básicos?”, o bioquímico Alexander I. Oparin propôs a teoria da origem precoce da vida, na história da Terra, postulando que a atmosfera foi, naquele tempo, muito diferente da que existe hoje. Essa atmosfera proposta por Oparin era rica em:
- oxigênio, água e metano.
- oxigênio, água e amônia.
- metano, oxigênio e amônia.
- metano, amônia e água.
05. (UECE) Podemos afirmar corretamente que os aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade e que inspiraram Oparin a formular sua teoria para a origem da vida estão reunidos em
- coacervados.
- micoplasmas.
- microsferas.
- arqueobactérias.
06. (UNESC) “A vida é o resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinaram para formar moléculas orgânicas simples, que por sua vez, se combinaram, produzindo moléculas orgânicas mais complexas, que finalmente, deram origem a estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismos, que seriam os primeiros seres vivos.” Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia das Células. Volume 1. São Paulo, Editora Moderna, 1995.
O texto acima se refere à teoria da evolução:
- Abiogênese.
- Geração espontânea.
- Molecular.
- Uso e desuso.
- Criacionista.
07. (Unit-SE) Ao imaginar como a vida poderia ter evoluído originalmente, Alexander Oparin revivesceu a ideia de sua geração espontânea a partir da não vida. [...] escreveu o químico Ponnamperuma, da Universidade de Maryland, “falamos aos alunos iniciantes... sobre os experimentos de Pasteur como sendo a vitória da razão sobre o misticismo e, no entanto, estamos voltando à geração espontânea, embora em um sentido mais refinado e científico, ou seja, à evolução química.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 83).
Apesar de a teoria heterotrófica de origem da vida proposta por Alexander Oparin ser considerada por alguns pesquisadores como uma nova e remodelada teoria da geração espontânea, existem algumas condições presentes nos trabalhos desse pesquisador que permite refutar claramente essa alegação.
Assim, é correto considerar como uma dessas condições mencionada o fato de que
- a presença de uma membrana lipoproteica interagindo com uma molécula replicadora e catalítica deve ter gerado, nas condições oxidantes do ambiente do passado, os primeiros seres vivos protobiontes.
- o biólogo Oparin refutou a existência de uma força vital etérea que seria capaz de transformar matéria bruta em seres vivos e, ao invés disso, propôs a ideia de uma longa evolução química precedente à vida.
- a geração espontânea se mostrou ultrapassada a partir dos experimentos realizados por Oparin, em que ele utilizava frascos com longos tubos em forma de pescoço de cisne.
- a vida, ao ser gerada no planeta, teria surgido a partir de bactérias quimiossintetizantes presentes no assoalho oceânico das zonas abissais dos oceanos primitivos.
- os gases presentes na atmosfera primitiva teriam se combinado, na presença de radiação ultravioleta, para a formação dos primeiros protobiontes aeróbios.
08. (URCA) Em 1953, o pesquisador americano Stanley Lloyd Miller realizou um experimento com o objetivo de mimetizar as condições da atmosfera primitiva da Terra e testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Em um sistema de tubos e balões interligados, compostos como amônia, metano, hidrogênio e vapor d’água foram adicionados e submetidos ao aquecimento e descargas elétricas.
Sobre o experimento de Miller é correto afirmar que:
- Após a conclusão dos testes, Miller não obteve resultados suficientes que apoiassem a hipótese de que a atmosfera primitiva da Terra apresentava compostos que deram origem a moléculas orgânicas simples.
- Os resultados obtidos por Miller comprovaram a composição química da atmosfera terrestre em um período anterior ao surgimento da vida.
- Após a execução dos testes, um dos resultados obtidos por Miller foi a constatação da formação de aminoácidos em condições análogas ao que existiu na atmosfera primitiva da Terra.
- Apesar de mimetizar a atmosfera primitiva da Terra, o simulador construído por Miller não possuía um condensador, essencial para a refrigeração dos gases.
- A principal observação feita por Miller foi a variação na concentração dos compostos químicos utilizados no experimento, uma vez que a composição final não variou.
09. (UEFS) A busca de evidências da existência de vida em outros planetas conduz o ser humano à análise das condições iniciais no planeta Terra. Diante dos conhecimentos atuais, propostos por Oparin e Haldane e relacionados à primeira forma de vida existente na Terra e às condições da sua atmosfera primitiva, pode-se inferir que os primeiros seres vivos possuíam modo de vida
- autotrófico, habitando uma atmosfera redutora diferente da atmosfera atual.
- autotrófico, sobrevivendo em uma atmosfera rica em gases complexos, tais como metano e gás carbônico.
- heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosfera redutora, possivelmente devido à combinação do oxigênio com outros elementos químicos, formando determinados compostos.
- heterotrófico anaeróbico, habitando uma atmosfera oxidante, semelhante às condições atuais da atmosfera terrestre.
- heterotrófico aeróbico, sobrevivendo em uma atmosfera altamente oxidante.
10. (UPE SSA) “A vida que se desenvolveu na Terra reflete a natureza do nosso planeta”, relatam os biólogos Sônia Lopes e Sérgio Rosso (2013). Um conjunto de condições incrivelmente raras permitiu que a vida surgisse em nosso planeta a partir de moléculas orgânicas e reações químicas. Todos os organismos vivos que conhecemos são compostos de biopolímeros como proteínas, ácidos nucleicos, polissacarídeos e lipídeos.
A teoria da origem da vida por evolução química foi elaborada de maneira independente na década de 1920 por Aleksander Ivanivich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane. Entretanto, a hipótese da evolução só foi testada em 1953 por Stanley L. Miller e Harold C. Urey.
Para se chegar à hipótese da formação de moléculas orgânicas, os cientistas criaram em laboratórios condições de uma atmosfera primitiva e dos processos nela desencadeados.
Quais seriam as condições ideais, segundo esses cientistas?
- Amônia, metano, hidrogênio e vapor d’água aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas.
- Grande quantidade de vapor d’água diluindo moléculas orgânicas numa atmosfera aquecida e eletrificada.
- Vapor d’água, gás carbônico e óxido nitroso reagindo e precipitando-se sob forte pressão atmosférica.
- Diferentes moléculas orgânicas se combinando catalisadas por descargas elétricas e temperaturas baixas.
- Gases do efeito estufa e partículas submetidas à radiação infravermelha, sob forte pressão atmosférica.