Home > Banco de Questões > Biologia > Evolução >Camuflagem



Camuflagem

Lista de 08 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Camuflagem com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Camuflagem.




01. (UEG) Recentemente, a imprensa de todo o país e do exterior provocou grande alvoroço, ao alertar sobre possíveis casos de adulteração da carne que chega ao consumidor, incluindo processos de camuflagem desses produtos para disfarçar aspectos físicos que denunciariam o estado de deterioração. Diante desse alerta, quais são os principais riscos à saúde humana associados ao consumo de carne deteriorada?

  1. Os ovos dos microrganismos responsáveis pela decomposição da carne, ao serem ingeridos pelos seres humanos, podem migrar pela corrente sanguínea e se alojar no cérebro, podendo provocar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte.
  2. Microrganismos presentes na carne em decomposição podem causar infecções, entre as quais a hanseníase, doença altamente contagiosa, que pode afetar os nervos periféricos, diminuindo a sensibilidade da pele, como a capacidade de detectar o toque, a dor, o calor e o frio, de modo que as pessoas infectadas podem queimar-se, cortar-se ou ferir-se sem perceber.
  3. Ao serem ingeridos, os microrganismos e suas toxinas presentes na carne podem causar desde uma simples diarreia e/ou vômito (reações da intoxicação alimentar e forma de expelir partículas nocivas) até quadros mais graves de infecções gastrointestinais, principalmente se forem provocadas por bactérias resistentes, como as salmonelas, que, em alguns casos, podem causar lesão no tecido intestinal.
  4. Pessoas que consomem carne deteriorada têm grande risco de desenvolver câncer, pois os tecidos da carne nesse estado possuem células cancerosas que, ao serem ingeridas, podem infectar as células saudáveis do trato digestório humano, causando a multiplicação desordenada dessas células e o surgimento de tumores.
  5. Nessas condições a carne não serve mais como fonte de nutrientes, pois esses foram consumidos pelos microrganismos decompositores, sendo assim, a carne deixa de ter valor nutricional, podendo levar ao estado de desnutrição das pessoas que a consomem.

02. (UCPEL) Ao longo dos tempos, a relação predador-presa exigiu o aparecimento de certas características com a finalidade de o predador “enganar” a presa, e também a presa “enganar” o predador. A esse mecanismo denominamos de mimetismo. Pode se dizer, portanto, que o mimetismo (do grego mimetes = imitação) é a “arte de camuflagem”. Um tipo característico de mimetismo é o homocromático, através do qual o indivíduo imita a cor do meio onde reside com a finalidade de enganar o seu predador ou enganar a sua presa. Desta forma, assinale a alternativa que expresse exemplos de mimetismo homocrômico.

  1. Bicho-pau cuja cor permite sua camuflagem entre os ramos secos.
  2. Camelos cujos pelos permitem a camuflagem na areia do deserto.
  3. Borboleta-coruja em cujas asas existem manchas que lembram olhos de cojuras.
  4. Falcão americano que se mistura entre os abutres, confundindo-se com eles afim de aproximar-se da presa.
  5. Falsa-coral que possui peçonha, mas raramente consegue inoculá-la e, por isso tenta parecer-se com a coral verdadeira.

03. (FCMMG) Leia e analise o trecho a seguir.

Cientistas descobriram que algumas plantas do gênero Fritillaria evoluíram uma camuflagem cor de cinza e marrom para se mesclarem às rochas em seus montanhosos habitats especialmente em áreas onde herboristas têm colhido muito delas a fim de usá-las como remédio tradicional.

(Scientific American, ano 20, nº 214, março de 2021.)

Segundo a teoria de Darwin da Seleção Natural, é CORRETO afirmar que:

  1. as mutações aleatórias ocorreram na espécie, e, dessas, foram selecionadas pelo ambiente as mutações favoráveis.
  2. a predação é inevitável, então a planta é obrigada a evoluir; a mutação gerada é previsível.
  3. o excesso de predação fez com que as plantas desenvolvessem uma estratégia para evitá-la.
  4. as plantas criaram uma camuflagem cor de cinza e marrom para se protegerem da luz.

04. (UFMS) Alguns predadores insetívoros com estratégia senta-e-espera utilizam as flores entomófilas como sítio de forrageamento, as quais atraem polinizadores que passam a ser presas potenciais. Aranhas Thomisidae são predadores comuns em flores nas quais utilizam de sua camuflagem para emboscar insetos com suas pernas dianteiras raptoriais. Essas aranhas escolhem seus sítios de forrageamento avaliando estímulos táteis, visuais ou ainda odores, que são atrativos para outros visitantes florais.

Sabendo que as aranhas Thomisidae são as principais predadoras de insetos polinizadores em uma determinada região, assinale a alternativa que explica corretamente os prováveis efeitos da presença das aranhas sobre a reprodução das plantas com flores por entomofilia.

  1. As aranhas Thomisidae poderão afetar de maneira negativa a reprodução das espécies com flores entomófilas.
  2. As aranhas Thomisidae poderão afetar de maneira positiva a reprodução das espécies com flores entomófilas.
  3. As aranhas Thomisidae não afetarão a reprodução das espécies com flores entomófilas.
  4. A chance de as plantas com flores entomófilas serem polinizadas será maior.
  5. As aranhas Thomisidae aumentarão a taxa de frutificação das plantas com flores entomófilas.

05. (UFAC) Alguns seres vivos, quando ameaçados por outro animal, mudam de cor imitando o ambiente em que se encontram, através do mecanismo denominado de camuflagem. O camaleão, por exemplo, em momentos de perigo, tem certos tipos de glândulas que liberam hormônios, que provocam a dispersão de pigmentos coloridos no interior das células da pele, a qual muda de cor. Nesse contexto, assinale a alternativa que possui o nome dessas células.

  1. Sebáceas
  2. Hepáticas
  3. Cromatóforos
  4. Linfócitos
  5. Monócitos

06. (UFPR) Em uma vasta região, há uma população de insetos com três variações de cor em suas carapaças: verde, marrom e amarelo. Essas cores conferem diferentes vantagens em três tipos distintos de ambientes: na floresta densa, os insetos verdes têm melhor camuflagem; nos prados abertos, os insetos marrons se misturam melhor com a vegetação seca; nas áreas de solo arenoso, os insetos amarelos são menos visíveis para os predadores. Com o tempo, um evento geológico separa essas regiões, criando barreiras físicas entre a floresta, os prados e as áreas arenosas.

Com base no texto, assinale a alternativa correta em relação a possíveis consequências da ação da seleção natural.

  1. A seleção natural disruptiva altera o código genético dos insetos verdes isolados em áreas de solo arenoso, fazendo com que se tornem amarelos.
  2. A seleção natural estabilizadora promove irradiação adaptativa ao longo das gerações e favorece a sobrevivência de insetos marrons nas áreas de prados abertos.
  3. A seleção natural direcional, atuando em cada tipo de ambiente, pode levar à diferenciação entre os insetos ao longo das gerações e à especiação alopátrica.
  4. A seleção natural estabilizadora induz os insetos a sofrerem mutações nos genes determinantes da cor da carapaça, podendo ocorrer especiação simpátrica.
  5. A seleção natural direcional, atuando nos três tipos de ambiente, promove alterações moleculares aleatórias na coloração dos insetos, podendo gerar novas adaptações.

07. (UFU) Os louva-a-deus e as esperanças são verdes e vivem em folhagens que também são verdes.

A adaptação a que se refere a frase e sua função biológica são, respectivamente:

  1. Dimorfismo sexual, atrair o sexo oposto.
  2. Mimetismo, regular a temperatura corporal.
  3. Camuflagem, proteger contra predadores.
  4. Comensalismo, evitar competidores.
  5. Mutualismo, garantir a sobrevivência.

08. (UFVJM) Camaleão é o nome dado aos répteis pertencentes à família Chamaeleonidae. Este animal possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para se confundir com ele. Essa característica de camuflagem é uma estratégia utilizada pelo camaleão para caça ou defesa. Neste processo de camuflagem, o cérebro do camaleão percebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo com que elas assumam a cor do ambiente em segundos. Cada célula possui um pigmento de cor diferente. Graças a essa habilidade, o bicho não fica rosa na folhagem verde.

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-camaleao-consegue-mudar-de-cor/. Acesso em 28 ago. 18. (Adaptado)

ASSINALE a alternativa que contém uma informação biológica do camaleão e que explica o mecanismo de formação da cor na pele sua pele:

  1. Homeotérmico e os cromatóforos absorvem luz verde quando camuflados de verde;
  2. Artrópodes e os cromatóforos difratam a luz amarela quando camuflados de amarelo;
  3. Pecilotérmico e os cromatóforos refletem luz vermelha quando camuflados de vermelho;
  4. Ovíparos e os cromatóforos provocam interferência destrutiva da luz azul quando camuflados de azul;

Cadastrar Atividades

Os Dados Ficam Salvos Em Seu Navegador Até o Envio; Apenas os Comentários São Editáveis











Tempo de Estudo



Número de Questões



Número de Acertos






Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp