Home > Banco de Questões > Biologia > Ecologia >Resíduos Sólidos



Resíduos Sólidos

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Resíduos Sólidos com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Resíduos Sólidos.




01. (UFAM PSC) A coleta seletiva de resíduos sólidos tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos em uma cidade, destinando corretamente os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado. Nesse caso, são usados coletores de cores diferentes para diferentes tipos de lixos ou resíduos. Para exemplificar, relacione o tipo de coletor com o tipo de lixo a ser coletado:

Coletor de Plástico (Código de cor) | Tipo de lixo ou resíduo

1. Amarelo

2. Azul

3. Marrom

4. Verde

5. Vermelho

( ) Copos, garrafas Pet, plásticos em geral.

( ) Garrafas e cacos de vidro.

( ) Jornais, revistas e embalagens de leite.

( ) Latas e ferragens.

( ) Resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal.

Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a coluna da direita de cima para baixo:

  1. 5 – 1 – 3 – 2 – 4
  2. 2 – 1 – 4 – 5 – 3
  3. 5 – 4 – 2 – 1 – 3
  4. 2 – 4 – 5 – 3 – 1
  5. 5 – 3 – 2 – 1 – 4

02. (UNEMAT) “Compostagem é um processo controlado de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo [...] em condições adequadas de aeração, umidade e temperatura. Esse processo gera um produto biologicamente estável chamado composto orgânico. [...] Para que a compostagem possa ser realizada corretamente, a matéria orgânica deve ser separada dos demais materiais, o que possibilita o reaproveitamento de materiais recicláveis, como vidro, plásticos e metais.”

PENTEADO, M. J. Guia pedagógico do lixo. Governo do estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 2011 (Adaptado).

O texto apresenta o princípio do processo de compostagem para a utilização do lixo orgânico. Com base neste princípio, assinale a alternativa correta.

  1. As condições abióticas do ambiente não interferem no processo de decomposição biológica das matérias orgânicas.
  2. Vidro, plásticos e metais são encaminhados para reaproveitamento, por não possuírem carbono em sua composição.
  3. A decomposição em ambientes aerados favorece a produção, por organismos aeróbios, de gases como o metano, um importante biogás que pode ser aproveitado como fonte de energia.
  4. A compostagem é realizada pela ação de organismos decompositores, que são constituídos principalmente por bactérias e fungos.
  5. O produto da compostagem é o húmus, rico em matéria orgânica, a principal fonte de carbono das plantas.

03. (ENEM PPL 2016) Chamamos de lixo a grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, como os gerados em residências. O aumento na produção de resíduos sólidos leva à necessidade de se pensar em maneiras adequadas de tratamento. No Brasil, 76% do lixo é disposto em lixões e somente 24% tem como destino um tratamento adequado, considerando os aterros sanitários, as usinas de compostagem ou a incineração.

Química Nova na Escola, maio 2001 (adaptado).

Comparando os tratamentos descritos, as usinas de compostagem apresentam como vantagem serem o destino

  1. que gera um produto passível de utilização na agricultura.
  2. onde ocorre a eliminação da matéria orgânica presente no lixo.
  3. mais barato, pois não implica custos de tratamento nem controle.
  4. que possibilita o acesso de catadores, pela disposição do lixo a céu aberto.
  5. em que se podem utilizar áreas contaminadas com resíduos de atividades de mineração.

04. (UEFS) A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a distinção entre lixo reciclável e rejeito materiais que não podem ser reaproveitados, e classifica os detritos em doméstico, industrial, eletroeletrônico, dentre outros. A Lei também proíbe a criação de lixões e determina que todas as prefeituras do país deveriam construir, até 2014, aterros sanitários ambientalmente sustentáveis em que só poderão ser depositados resíduos sem a possibilidade de reaproveitamento.

Considerando-se as informações do texto e os aspectos bioquímicos associados aos resíduos sólidos, é correto destacar:

  1. A decomposição de resíduos orgânicos sólidos, a céu aberto, envolve a participação de micro-organismos anaeróbicos.
  2. A reciclagem de materiais sólidos, como o plástico e o papel, contribui para a redução da extração de petróleo e de madeira do ambiente.
  3. Os aterros sanitários devem ser construídos em terrenos arenosos, que evitam a contaminação da água subterrânea por resíduos tóxicos.
  4. A incineração de objetos fabricados com poli(cloreto de vinila), PVC, diminui o volume de resíduos sólidos sem liberar gases nocivos ao ambiente.
  5. O descarte de pilhas e baterias usadas em aterros sanitários é inócuo ao ambiente porque as substâncias químicas nocivas são decompostas durante o funcionamento desses equipamentos.

05. (UFSC) A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incorpora conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos e se dispõe a trazer novos instrumentos à legislação ambiental brasileira.

Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A reutilização e a reciclagem são apresentadas na lei como sinônimos.

II. O ciclo de vida do produto consiste na série de etapas que envolve o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo e o consumo.

III. O passivo ambiental está associado aos impactos ambientais gerados por uma empresa, e que não tenham sido controlados ao longo de sua operação, e aos investimentos e obrigações que ela deve realizar para corrigi los.

IV. A rotulagem ambiental corresponde a identificação dos fornecedores de matérias-primas que compõem o produto.

V. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

  1. Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
  2. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  3. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  4. Somente as afirmativas III e V estão corretas.
  5. Somente as afirmativas I e V estão corretas.

06. (ETEC) Leia o texto para responder à questão.

A produção e o descarte de lixo vêm se mostrando como um dos principais problemas ambientais em escala global.

O lixo pode ser definido como qualquer resíduo proveniente ou descartado pelas atividades humanas. Existem diversos tipos de lixo, como o domiciliar urbano, o industrial, o agrícola, o tecnológico e o hospitalar.

A reciclagem é necessária, pois os problemas gerados pelo acúmulo de lixo são muitos:

• quando o lixo é constantemente jogado em rios ou córregos, os detritos se acumulam a ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, podendo provocar enchentes;

• o lixo exposto ao ar atrai inúmeros animais. Os primeiros organismos a aparecer são os decompositores, como as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como as baratas, os ratos, os insetos e os urubus, que, além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se reproduzem, pois o local também lhes oferece abrigo. Esses animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, como a febre tifoide, o cólera, diversas diarreias, a disenteria, o tracoma e a peste bubônica;

• quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo no solo, ele começa a ser decomposto por bactérias, resultando na produção de chorume, dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque o chorume dissolve tintas, resinas, metais pesados de alta toxicidade e outras substâncias químicas, contaminando o solo e impedindo o crescimento das plantas. O chorume, ainda, pode ser responsável pelo acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar.

http://tinyurl.com/glauzaz Acesso em: 10.09.16. Adaptado.

No Brasil, grande parte do lixo ainda é dispensada em lixões, que são áreas que não são preparadas para receber o lixo de forma ambientalmente adequada.

O descarte do lixo nesse tipo de área pode causar

  1. a inversão térmica, uma vez que os gases tóxicos produzidos pelo lixo se dispersam no ar quente que fica na mesosfera.
  2. enchentes constantes, já que essas áreas são previamente asfaltadas pelas prefeituras como forma de evitar acidentes.
  3. a contaminação do lençol freático pelo chorume, líquido produzido pela decomposição de substâncias contidas nos resíduos sólidos.
  4. a chuva ácida, em razão da grande quantidade de partículas poluentes absorvidas pelo lixo hospitalar, adequadamente depositado nesses lugares.
  5. o fenômeno das ilhas de calor, pois o lixo disposto nesses locais propicia a diminuição da temperatura dos centros urbanos e o aumento da temperatura nas áreas rurais.

07. (Faculdade Santa Marcelina) É claro que, vivendo a era da informação, todos queremos o acesso. No entanto, quantos de nós já pensaram bem sobre o impacto de tudo o que conquistamos e da tecnologia que perseguimos quase diariamente pelos nossos laptops, smartphones e outros tantos dispositivos? Segundo maior produtor de lixo eletrônico na América e sétimo no mundo, o Brasil “joga fora” cerca de 1,5 milhão de toneladas de materiais desse tipo a cada ano. O uso das aspas é para lembrar que, na realidade, não existe esse “jogar fora”. Fica tudo por aí mesmo. Então é urgente criar gestão sobre esse tipo de resíduo.

(Letícia Piccolotto. “Saiba por que a população deve se engajar no descarte do lixo eletrônico”. https://govtech.blogosfera.uol.com.br, 25.05.2019. Adaptado.)

O descarte do chamado e-lixo merece cuidado, pois

  1. os fabricantes podem responsabilizar os usuários pelo mau destino de seus resíduos.
  2. componentes eletrônicos sem uso comprometem o funcionamento de redes e serviços digitais.
  3. as matérias-primas deixam de ser recicláveis ao serem usadas em eletroeletrônicos.
  4. parte de seus componentes são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
  5. os usuários podem ser taxados por seus hábitos consumistas.

08. (Enem) Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.

Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado).

Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria

  1. deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
  2. usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.
  3. devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.
  4. criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.
  5. exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

09. (UEL) Um computador pessoal pode conter 700 substâncias químicas diferentes, e seu descarte indevido contribui para o acúmulo de metais pesados despejados no ambiente. As relações entre a quantidade de matéria-prima extraída do ambiente e o volume de resíduos sólidos produzidos podem ser identificadas nos diferentes métodos de tratamento de resíduos sólidos.

Com base nessas considerações e relativamente aos métodos de tratamento de resíduos sólidos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A reciclagem reduz a matéria-prima extraída do ambiente e diminui o volume dos resíduos sólidos produzidos.

( ) A reciclagem reduz o volume dos resíduos sólidos produzidos, sem diminuir a matéria-prima extraída do ambiente.

( ) A reciclagem e o reaproveitamento reduzem o volume de resíduos sólidos produzidos, mas aumentam a extração de matéria-prima do ambiente.

( ) O reaproveitamento reduz a matéria-prima extraída do ambiente, mas aumenta o volume dos resíduos sólidos produzidos.

( ) O reaproveitamento reduz o volume dos resíduos sólidos produzidos, sem diminuir a matéria-prima extraída do ambiente.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, V, F, F, V.
  2. V, F, F, F, V.
  3. F, V, V, F, F.
  4. F, V, F, V, V.
  5. F, F, V, V, F.

10. (UNEMAT) “Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. A decomposição dos resíduos gera chorume (um líquido poluente) e gás (principalmente o metano, que também polui e é 20 vezes pior para o clima da Terra do que o gás carbônico). Mas o metano pode se transformar em energia elétrica [...]. É o que acontece com o gás produzido pelos 40 milhões de toneladas que estão depositados no Aterro Bandeirantes, em São Paulo. Desativado desde 2007, o aterro tem 400 pontos de captura que transportam o gás para a Usina Termelétrica Bandeirantes, que, por sua vez, produz energia elétrica com capacidade para atender até 300 mil pessoas. O gás extraído é convertido em tonelada equivalente de gás carbônico (crédito de carbono) e depois é comercializado.”

Portal Brasil. Aterros sanitários protegem o ambiente de contaminação, 2012. Disponível em: http://w w w .brasil.gov.br/meioambiente/ 2012/04/aterrros-sanitarios-protegem-meio-ambiente-decontaminacao/. Acesso em nov. 2017. (Adaptado)

Embora não seja um método energético exatamente limpo, a geração de energia a partir do biogás de aterros sanitários é uma forma de minimizar problemas decorrentes do acúmulo de lixo no ambiente.

Com base na afirmação, assinale a alternativa que apresenta benefícios para o meio ambiente, para a produção de energia, com a combustão do metano:

  1. Impede a contaminação do lençol freático com matéria orgânica.
  2. Promove a eutrofização dos mananciais próximos ao aterro.
  3. Reduz a emissão de CH4 na atmosfera.
  4. Estimula o aumento da camada de ozônio.
  5. Descontamina a matéria orgânica depositada no aterro.

Cadastrar Atividades

Os Dados Ficam Salvos Em Seu Navegador Até o Envio; Apenas os Comentários São Editáveis











Tempo de Estudo



Número de Questões



Número de Acertos






Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp